Todas as dicas de viagem do Porto

Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem ao Porto, uma linda cidade portuguesa. Dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar sua viagem ao Porto.

Todas as dicas de viagem do Porto - Jardim do Morro

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Dicas de quando viajar para o Porto

O Porto é um dos destinos internacionais mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar férias. Com um clima bem definido, com as 4 estações mantendo as suas características, o Porto acaba sendo uma cidade super atraente durante todo o ano para passeios ao ar livre, curtir a beleza histórica de seus prédios, observar a cidade através de seus mirantes e se divertir com sua vida noturna.

Porto à noite

Como o clima no Porto é bom durante todo o ano, tendo apenas um inverno um pouco mais duro que o de Lisboa, não existe uma época perfeita no que diz respeito ao clima, mas a melhor época para quem quer aproveitar todas as atrações do Porto e evitar os meses chuvosos é em maio, junho, julho, agosto e setembro, cujo tempo é sempre ensolarado e os dias são mais longos devido ao horário de verão.

Jardins do Palácio de Cristal no Porto

Quando é alta temporada no Porto?

A alta temporada no Porto ocorre no verão, entre os meses de junho, julho e agosto, e no inverno, entre os meses de dezembro e janeiro. Durante esses meses, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em toda a Europa, já que abrangem as férias escolares e as festividades de fim de ano.

Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto, tente viajar em meses de baixa temporada, onde tudo é mais barato e mais vazio.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Janeiro
    – 01/01: Ano Novo (feriado)
  • Junho
    – 10/06: Dia de Portugal (feriado)
    – 11/06: Corpo de Deus (feriado)
    – 23 a 24/06: São João do Porto (no mesmo estilo da Festa de Santo António)
    – Serralves em Festa: o maior festival de arte contemporânea de Portugal realiza-se no início de junho. No Serralves em Festa há 50 horas ininterruptas de atividades artísticas, como exibições e mostras, espalhadas por vários espaços culturais da cidade.
    – NOS Primavera Sound: festival de música muito frequentado por jovens, que reúne alguns dos maiores nomes do rock, pop, dance etc, para shows por um final de semana inteiro.
    – Festival Ritmos do Mundo: realizado em Gaia, o festival homenageia a cultura portuguesa e brasileira através da música, workshops, exposições, gastronomia e espectáculos circenses, entre outros eventos.
  • Julho
    – Porto Pride: um dos eventos mais importantes do calendário do Porto desde a sua primeira edição em 2001 é o Porto Pride, que são vários dias de eventos LGBTQ de Portugal. Espere muita emoção e uma longal parada no último dia de evento.
  • Agosto
    15/08: Assunção de Nossa Senhora (feriado)
  • Dezembro
    – 01/12: Restauração da Independência (feriado)
    – 08/12: Imaculada Conceição (feriado)
    – 25/12: Natal (feriado)

Praia perto do Porto

Meses de baixa temporada no Porto

Os meses de baixa temporada acontecem durante a primavera e outono, basicamente, depois do verão e depois das festividades do fim de ano. O outono é mais chuvoso, mas as temperaturas são agradáveis para passear, assim como acontece na primavera, quando as temperaturas começam novamente a esquentar e os passeios ao ar livre são bem-vindos.

Apesar do Porto ser uma cidade que recebe turistas durante o ano inteiro, nessas épocas a cidade fica mais calma, e você pode visitar todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e sem filas.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Fevereiro
    – Fantasporto: entre fevereiro e março costuma ocorrer o Fantasporto, um dos festivais de cinema mais emocionantes do sul da Europa, focado no mundo da fantasia, ciência, ficção e terror, que dura duas semanas.
  • Abril
    – 10/04: Sexta-feira Santa (data móvel).
    – 12/04: Páscoa (data móvel)
    – 25/04: Dia da Liberdade.
  • Maio
    Queima das Fitas: é um festival que acontece todo mês de maio, que celebra a orgulhosa universidade da cidade
    – 01/05: Dia do Trabalhador.
    – Festa do Senhor de Matosinhos: esta festa é considerada um dos pontos altos das peregrinações religiosas não só do distrito, mas também de todo o país. É um evento recomendado para quem deseja vivenciar a tradição religiosa do Porto e, mais especificamente, de Matosinhos, em três semanas que a cidade acolhe eventos recreativos, culturais e desportivos, além de milhares de lâmpadas que decoram a igreja de Bom Jesus de Matosinhos.
  • Setembro
    – Dia do Vinho do Porto: a bebida nacional é o centro das conversas e eventos que acontecem nessa celebração anual de setembro, que varia sua data exata de ano a ano. Ótima oportunidade de provar variações deste vinho!
    – Feira do Livro do Porto: realiza-se todos os anos, em dias selecionados no mês de setembro, e reúne milhares de amantes da literatura.
    – Festival Internacional De Marionetas Do Porto: geralmente realizado em setembro, com uma variedade de fantoches disponíveis para cativar sua atenção, e diferentes apresentações ao longo do festival.
    – Red Bull Air Races: pilotos ousados ​​conduzem seus aviões ao redor de obstáculos neste evento que ocorre sempre em setembro, mostrando seus talentos. O corredor do Douro proporciona uma vista fantástica para assistir aos acrobatas aéreos.
    – Porto Blue Jazz: alguns dos maiores nomes do jazz vêm tocar neste festival. Os concertos mais importantes costumam acontecer nos Jardins do Palácio de Cristal.
  • Outubro
    – 05/10: Implantação da República.
    – Festival Francesinha: foi criado com o intuito de homenagear um dos ícones da gastronomia da cidade. O evento reúne vários restaurantes para mostrar como reinventam e apresentam esta iguaria portuense.
  • Novembro
    – 01/11: Todos os Santos.

Queima das Fitas no Porto

Para ajudá-lo no planejamento da viagem, separamos também outras matérias relacionadas a esse assunto:

2. Dicas para a hospedagem no Porto

Outra dica para uma viagem ao Porto é saber como escolher a sua hospedagem. E para isso há dois itens essenciais: local de hospedagem e tipo de hospedagem.

  • Como escolher onde ficar no Porto:

A melhor região para ficar no Porto, se você busca conhecer os principais pontos turísticos da cidade, é o centro. Ele abriga uma boa parte dos hotéis da cidade, com opções que vão desde hostels até hotéis de 5 estrelas, mas normalmente seus preços são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente por estar perto de todos os pontos turísticos e movimento de turistas e residentes do Porto.

O investimento vale a pena principalmente para quem tem pouco tempo de viagem, já que ficará hospedado perto de dezenas dos principais pontos turísticos. Neste caso, se hospede em locais como a Ribeira e Centro.

Ribeira do Porto

Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui que abrirá um mapa que montamos mostrando todos os hotéis dentro dessa região que é excelente. Já colocamos como filtro para só mostrar hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Ai é só colocar a data da viagem para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

Mapa da melhor região do Porto: centro

  • Escolher o tipo de hospedagem no Porto:

A segunda dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia no Porto: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, como Airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque assim você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem. Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis no Porto. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Hotel no Porto

Dica do cancelamento grátis: uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante.

Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Portugal

O Seguro Viagem Internacional, é obrigatório para entrar no Porto, Lisboa, Portugal ou qualquer lugar da Europa. Apesar de ser obrigatório, dá para economizar muito fazendo o seu seguro. Vamos mostrar aqui onde fazer o seu pelo menor preço. Só preste atenção em um item: para entrar na Europa, você é obrigado a ter um Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica. Então escolha o seu seguro levando essa regra em consideração.

Porto durante as festas de São João

Nós sempre usamos esse Comparador de Seguro Viagem que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens em todas as principais empresas da Europa e você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu na hora. Não dá para deixar de fazer um, mas dá para economizar bem e conseguir um bom preço.

  • Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, Affinity, Travel Assist, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e têm escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.

4. Dicas para se locomover no Porto

  • De carro:

Uma dica que vai fazer você economizar muito no Porto é o aluguel do carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá aluga um carro para poder visitar os pontos turísticos da cidade, ir até os outlets e shoppings tendo um porta malas, e para conhecer as cidades vizinhas (Braga, Guimarães, Aveiro ou mesmo ir até Lisboa). A viagem pelo Algarve também é linda. E dá para economizar muito com algumas dicas.

Economizando muito no aluguel de carro em Portugal

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva online o quanto antes, pois outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Não alugue um GPS em Portugal

Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o GPS e, em vez disso, usar o GPS do seu celular (você pode ver as nossas dicas de uso de celular em Portugal que vamos dar aqui nessa matéria ainda. Vale a pena, pois você economizará bons euros do aluguel do GPS e ganhará um chip para usar o celular à vontade na Europa).

Economizando muito no aluguel de carro em Portugal

Use os incríveis comparadores de preços

Existem dois comparadores de preços de aluguel de carros em Porto (e toda Europa) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras. Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Porto que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Europcar, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço, mas não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar até 200 euros no aluguel. E você só precisa da carteira de motorista brasileira para poder dirigir lá.

  • De transporte público:

Se a sua ideia é se locomover em transporte público em Porto, saiba que ele é ótimo. Além do metrô há várias opções, como ônibus e os funiculares que ajudam as pessoas a subir as colinas.

Mapa do metrô do Porto

Há também a opção do ônibus turístico do Porto, perfeito para conhecer os pontos turísticos da cidade e ir descendo nas paragens que fizerem sentido para você.

Andar no Porto: De Ônibus

  • Viagens de trem:

Outra dica sobre transporte é aproveitar o excelente sistema ferroviário que Portugal possui. Com ele, você consegue visitar outras cidades portuguesas, como Aveiro, Coimbra, Braga, entre outras.

Saiba também que os trens na Europa são um meio de transporte muito comum, ótimos, rápidos e muito confortáveis. É uma forma de economizar tempo e dinheiro, se comparado aos embarques aéreos.

Viagem de trem em Portugal

Para encontrar boas passagens, com preços excelentes, basta usar esse Pesquisador de trens da Europa. É o maior site de passagens de trem do mundo, e ele faz uma pesquisa com todas as melhores empresas de trem de Portugal e da Europa para mostrar as melhores opções. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles sempre têm os melhores preços da internet, além de que o sistema de busca é super bom, fácil, e o mais confiável do mundo para reservas de trem.

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice e versa, é de transfer. O transfer acaba saindo mais barato do que o táxi, é muito mais seguro e você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um. E infelizmente em toda cidade turística, sempre tem relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores. O que é super desagradável, claro.

Transfer desde e para o aeroporto

Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos e um dos únicos que você pode fazer a compra já em reais. Você não paga as taxas internacionais e IOF que pagaria lá em Portugal ou em outro site. Depois dá uma olhada lá que é bem legal. Nós gostamos bastante. E o legal é que também é o lugar que vende os passeios e os ingressos pelo menor preço. Você já pode comprar tudo em um único lugar, pois facilita muito.

  • Pesquisador de trajetos para achar a forma mais barata de se locomover:

Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra, e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus, e você pode comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem. Os preços são mais baratos do que em qualquer outro lugar, e o site é líder nesse serviço na Europa, mostrando apenas empresas que são de confiança e consolidadas por lá.

Trajeto Lisboa - Setúbal

5. Dicas para conhecer bem o Porto

A melhor forma de conhecer o Porto, independente de se tem 3 ou 7 dias para a cidade, é separar um dia por bairro/zona e ir conhecendo seus pontos turísticos. O Porto é uma cidade pequena, mas para não perder muito tempo em locomoção e de um lado para o outro, separar os pontos turísticos por regiões é a melhor forma de conhecer a cidade.

 

Outra dica, é pensar quantos dias quer ficar na cidade e conferir as matérias sobre roteiros diários que preparamos para que tenha uma viagem toda planificada e com boas dicas. Veja alguns:

O que fazer no Porto:

1. Passear pelo centro histórico do Porto

Uma vez em Porto, é preciso conhecer as ruas de seu centro histórico. As casinhas antigas, umas em cima das outras, e com azulejos antigos, ajudam a criar o charme do centro do Porto. Você também verá os barquinhos no Rio Douro, na região da Ribeira, e as várias pontes que cruzam as margens do rio.

O centro do Porto, apesar de manter seu estilo antigo e histórico, está sendo cada vez mais revitalizado e se tornando um grande atrativo para o turismo – tanto durante o dia, quanto durante a noite, já que conta com muitos barzinhos.

Centro histórico no Porto

2. Entrar na livraria Lello no Porto

A Lello é a livraria mais conhecida de Portugal e uma das mais famosas do mundo. Ela fica localizada em um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português, com uma fachada de arco e duas vitrines laterais. No interior da Livraria Lello, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling, morou na cidade do Porto. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Livraria Lello no Porto

3. Conhecer o Palácio de Cristal de Porto

Entre 1865 e 1951 o Palácio de Cristal fazia jus ao nome. No entanto, atualmente, é um edifício que serve como pavilhão de esportes. O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.

Palácio de Cristal de Porto

4. Conhecer o Palácio da Bolsa no Porto

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século 19, e demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Fica na R. de Ferreira Borges. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Palácio da Bolsa no Porto

5. Ver a Torre e Igreja dos Clérigos no Porto

A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto e um patrimônio tombando pela Unesco. Ele faz parte da famosa Igreja dos Clérigos, que é um dos símbolos mais importantes da cidade. Ao chegar em Porto, você verá que os souvenires sempre mostram a Torre dos Clérigos! Além da questão religiosa, a igreja tem todo um apelo cultural e é ponto turístico obrigatório da cidade.

Torre dos Clérigos no Porto

6. Observar o Rio Douro no Porto

Esse não é necessariamente um ponto turístico, mas é um símbolo da cidade. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro mais extenso da península Ibérica, e a Unesco inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.

Rio Douro no Porto

7. Passar pela Ponte D. Luís no Porto

A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.

Ponte D. Luís no Porto

8. Contemplar um show na Casa da Música

A Casa da Música é o principal local de concertos da cidade e que sempre conta com uma agenda cheia de apresentações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos. São cinco salas com diferentes propósitos, um restaurante e um “espaço Cibermúsica”, criado para o serviço educativo, mas hoje funcionando como uma sala para diferentes eventos. Há visitas guiadas para conhecer o lugar, caso não vá assistir a nenhum show.

Casa da Música

9. Comer nos mercados Bom Sucesso e Bolhão

Os mercados são sempre uma forma de conhecer o estilo de vida e cotidiano das cidades, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. No Porto não é diferente, e os dois principais mercados, que você precisa visitar, são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso. O primeiro data de 1914, e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes, entre muitos outros produtos, além de banquinhas de lanches. Já o segundo, datado de 1951, é igualmente charmoso e tem três andares modernos, com grandes vidros, e com dezenas de restaurantes e banquinhas de produtos frescos.

Mercado do Bolhão no Porto

10. Passear pela Avenida Aliados

Um dos lugares mais visitados pelos turistas por estar bem no centro da cidade, a Avenida dos Aliadostem abriga em toda sua extensão diversos monumentos. Em um de seus extremos está localizado o imponente edifício palaciano da câmara do Porto; enquanto no outro extremo está a Praça da Liberdade, com a estátua do rei Pedro IV. Por ser um local com grande movimentação de pessoas, esta avenida se tornou palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções. Além disso, também é nela que acontecem manifestações ou comemorações locais, como Festas de São João, virada de ano e missa do Papa.

Câmara do Porto na Avenida dos Aliados

11. Ir à Capela das Almas e Igreja do Carmo

Outros dois pontos turísticos de Porto interessantes, especialmente para os religiosos, são a Capela das Almas e Igreja do Carmo. Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa, e contam com altares sagrados muito bonitos.

Igreja de Santo Ildefonso

12. Ver as Muralhas Fernandinas no Porto

As Muralhas Fernandinas no Porto são uma construção que serviu para proteger a cidade das invasões que ocorriam na época. Apesar de não ser tão requisitada pelos turistas, visitar as Muralhas Fernandinas é fundamental para conhecer a história da cidade mais profundamente. Além de sua importância para a história militar de Porto, as muralhas também proporciona vistas panorâmicas belíssimas da cidade. Durante seu passeio você poderá ver o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do infante, a Serra do Pilar e muito mais.

13. Observar o Forte de São Francisco Xavier

Popularmente conhecido como Castelo do Queijo, este forte já serviu como proteção e fortificação marítima. Hoje em dia ele está sob tutela da Associação de Comandos da Delegação do Norte, totalmente preservado, e abriga um museu histórico-militar, além de promover eventos culturais.

Forte de São Francisco Xavier no Porto

14. Passear pelo Jardim das Virtudes

Esse é um local que reúne natureza, arte, gastronomia e arquitetura, ideal para um passeio em família. Localizado a poucos metros do centro histórico, o Jardim das Virtudes é um verdadeiro tesouro escondido de Porto. É um espaço verde, com mais de 750 camélias, ideal para relaxar e apreciar uma vista privilegiada do Rio Douro e da imponente Alfândega do Porto – a dica de ouro é não perder o pôr do sol.

Pessoas no Jardim das Virtudes no Porto

15. Conhecer o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Porto é um dos jardins com maior diversidade, apesar de não ser um dos maiores. Ele conta com 4 hectares e é gerido pela Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, pertencendo ao Estado Português. O local oferece lagos, o Jardim do Peixe, o Jardim dos Jotas, a estufa de plantas tropicais e cactos, a Casa Andresen (da família do comerciante de Vinho do Porto que comprou esses jardins em 1895) e diversas plantas e árvores centenárias e exóticas.

Jardim Botânico do Porto

Conhecer os museus no Porto

Outra dica de passeios e lugares a visitar na cidade são os museus do Porto que se têm uma boa variedade, dedicando-se a diferentes temáticas e gêneros: arte, história, antiguidades, desenho, carruagens, entre outros. Veja abaixo os principais museus da cidade:

1. Museu do Vinho do Porto

O Museu do Vinho do Porto é um armazém restaurado, onde acontecem diversas exposições interativas que mostram o impacto que o vinho teve para a região do Porto. O edifício onde está o museu data do século XVII, e você encontrará aqui máquinas antigas que se usavam antigamente para a produção do vinho.

Museu do Vinho do Porto

2. Museu Casa de Serralves no Porto

A Casa de Serralves é um museu e instituição cultural que tem o objetivo de promover a arte contemporânea. Além disso, a casa é uma grande obra da arquitetura contemporânea que teve seu desenho feito por Álvaro Siza Vieira, em estilo minimalista.

Museu Casa de Serralves no Porto

3. Museu Nacional Soares dos Reis no Porto

O Museu Nacional Soares dos Reis fica no Palácio das Carrancas e ao lado do Jardim da Cordoaria. É o maior museu de arte da cidade e um dos mais frequentados. O museu abriga uma das mais grandiosas coleções de arte do Porto, com obras que se destacam do século XIX.

Museu Nacional Soares dos Reis no Porto

4. Museu do Carro Elétrico no Porto

O Museu do Carro Elétrico fica em Massarelos, em uma antiga central termo-elétrica. O museu mostra vários carros elétricos restaurados e diferentes exposições relacionadas, mostrando uniformes, documentos e fotografias históricas dos condutores dos carros. OS elétricos eram os principais meios de transporte da cidade, restando em operação apenas três, atualmente.

Museu do Carro Elétrico no Porto

Conhecer as praias do Porto

O Porto é uma cidade banhada pelo oceano Atlântico e por isso, sua costa tem uma variedade gigantesca de praias para todos os tipos de gostos. Conheça alguma delas:

1. Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

As Piscinas das Marés, como o nome já diz, é um conjunto de piscinas que fica em uma das praias mais bonitas do distrito do Porto, Leça da Palmeira. As piscinas foram construídas em 1966 bem ao lado do mar, fazendo com que sua água seja salgada.

Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

2. Praia da Aguda

praia da Aguda fica em Gaia, cidade vizinha ao Porto, do outro lado do Rio Douro. A praia se destaca pela vastidão de mar e areia, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas. É uma das praias mais bonitas da região, muito frequentada por pessoas de todas as idades.

Praia da Aguda

3. Praia do Aterro

praia do Aterro fica na região de Leça da Palmeira e é ideal para todo o público, mas acaba atraindo em grande quantidade os surfistas e praticantes de bodyboard, graças às condições favoráveis do clima para esses esportes. Tem também alguns barzinhos locais, onde as pessoas vão para almoçar ou beber ao final da tarde.

Praia do Aterro

4. Praia Azul

praia Azul fica em Angeiras e, além de ter um grande areal e ser rodeada por rochas, conta com um extenso mar azul e agitado, o que faz com que os banhistas tenham um pouco de medo do nado. É uma praia ótima para tomar sol, caminhar, e praticar esportes na areia.

Praia Azul

5. Praia do Castelo do Queijo

praia do Castelo do Queijo fica localizada junto ao Forte de São Francisco Xavier. O lugar, graças às rochas, é muito procurado pelos pescadores. Embora a praia seja um pouco selvagem e sem vigilância, a paisagem vale a pena. É uma das praias mais bonitas de Porto, no entanto tem muitas pedras, o que dificulta o acesso ao mar.

Praia do Castelo do Queijo

6. Praia da Granja

praia da Granja possui uma beleza única, com dunas ao redor da praia que são protegidas por uma passarela de madeira com extensão de 15 km, pela qual é possível percorrer todas as praias da Vila Nova de Gaia. É uma praia linda e ótima para ir com a família e amigos. Tem muitos restaurantes e barzinhos ao redor, mas a maioria só funciona na alta temporada.

Praia da Granja

4. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos do Porto

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Porto, Portugal

5. Dicas para saber o que fazer à noite no Porto

Ir para o Porto e não curtir a sua vida noturna é impossível! Isso porque a cidade conta com diversos locais para todos os tipos de gostos e bolsos, seja curtir um fado e entender um pouco mais da cultura portuguesa; seja cair na balada até de madrugada; ou até mesmo só curtir um barzinho ou rooftop com vista para a cidade. Confira as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite:

Bar no Porto

6. Dicas sobre compras e descontos no Porto

  • Compras no Porto:

Outra dica é sobre as compras no Porto. A cidade é cheia de lojas e shoppings, além de ter a Rua Santa Catarina, que é a rua mais tradicional de comércio do Porto, localizada bem no centro da cidade. Por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, de marcas nacionais e internacionais, e também muitas lojas de souvenirs.

Shoppings no Porto:

Localizados em diversos pontos da cidade, os Shoppings do Porto são ótimas alternativas para quem quer fazer compras e não gosta de ficar batendo perna pelas ruas, sem falar no conforto e comodidade que estes espaços oferecem.

  • Shopping Cidade do Porto: Fica perto do Mercado Bom Sucesso e por isso também é conhecido como Shopping do Bom Sucesso, na região da Boavista. São quatro andares com 112 lojas, como Zara, Mango, Benetton, O Boticário, entre muitas outras. O supermercado é o Froiz, de marca espanhola e que tem excelentes produtos. Na parte de restauração, o shopping conta com duas praças de alimentação e quatro salas de cinema.
  • Shopping Dolce Vita no Porto: O Dolce Vita fica ao lado do Estádio do Dragão e é um dos mais recentes da cidade. Por estar em uma região muito movimentada, é um dos mais frequentados. Entre suas lojas se destacam a Bershka, Calzedonia, Claire’s, Gant, Imaginarium, Intimissimi, Zara, Lacoste, entre outras. Há o supermercado Continente em seu interior e diversos serviços, como lavanderia, spa, ourivesarias e muitos mais.
  • Norte Shopping no Porto: O Norte Shopping é um centro comercial que fica perto de Matosinhos e é o segundo maior shopping do norte de Portugal e um dos mais modernos. Possui 264 lojas, com várias marcas de prestígio, tanto nacionais quanto internacionais. Há mais de 30 restaurantes, oito salas de cinema, recreação para as crianças brincarem enquanto os pais compram, um club fitness e outros serviços. Algumas lojas são: Adidas, Bershka, Chicco, Cortefiel, Dockers, Fnac, Kiko, Lacoste, Levi’s, Zara, Timberland e muitas mais.

Shopping Cidade do Porto

Compras no El Corte Inglés do Porto

O El Corte Inglés é a única loja maior de departamento do Porto, mas que na verdade fica em Gaia, do outro lado do Rio Douro. Lá você encontra de tudo: são vários andares divididos por seções de roupas, perfumes, calçados, acessórios etc, masculinos e femininos. Trata-se de uma loja enorme e que se parece com um shopping, com peças de todas as marcas que você pode imaginar. Para quem vai viajar para a cidade, é um dos melhores lugares para fazer compras em Porto.

El Corte Inglés do Porto

  • Saiba aproveitar o desconto do Tax Free!

Quase todos os países da Europa possuem o Tax Free! É um sistema que faz com que todos os turistas tenham direito a receber de volta uma boa parte dos impostos pagos nas compras. Esse imposto se chama IVA, e seu valor varia em cada país da Europa. Em Portugal, esse importo varia em torno de 25% do valor da sua compra! É muito!

Tax Refund no aeroporto

A maioria das grandes lojas possuem o Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que o tem, ou pergunte. Existe também um valor mínimo de compras dentro de um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free, que varia de país para país, mas em Portugal ele é de 61,50 euros.

Então sempre que você fizer uma compra de valor maior do que isso, o atendente vai perguntar se você quer o Tax Free. Ele vai pedir seu passaporte, preencher um formulário e te entregar um envelope com a nota fiscal e esse formulário. É só você juntar todos os envelopes durante sua viagem e no aeroporto você vai no guichê e pega todo o valor de volta, em dinheiro!

Se você for visitar mais países na Europa, você junta todos e só pode fazer isso no último aeroporto, antes de retornar ao Brasil. É super fácil e você vai conseguir uma boa grande de volta.

  • O que posso trazer do Porto para o Brasil? Há limite para a quantidade?

Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem ao Porto é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos. Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na aduana. Leia aqui a matéria sobre limite e quantidade de produtos.

O que posso trazer do Porto para o Brasil

7. Dicas para saber o que levar na mala para o Porto

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai pois o clima pode influenciar e, consequentemente, o que levar na mala e peso limite.

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta de Portugal é de até 23 kg. Para classes executivas e primeira classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é extendido até 32 kg. E a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, nessa mala de mão, levar roupas grandes como casacos, que ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

O que levar na mala para Lisboa

8. Dicas sobre como levar dinheiro para o Porto

  • Dicas para comprar euros e usá-los na viagem:

Você pode ir em uma casa de câmbio comprar seus Euros em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é disparada a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.

  • Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os euros e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.

Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade, pois é tudo online. E a conta será em dólar, mas você pode utilizar em qualquer país, que ele faz a conversão automaticamente. É aceito em toda a Europa, pois a bandeira é Mastercard.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.

OUTRAS VANTAGENS:

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. Na Europa, por exemplo, você consegue sacar Euros. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.

Sla VIP Guarulhos - Conta Global Digital Nomad

E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.

Outras alternativas para comprar euros

Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de euros em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.

9. Dicas para estar comunicado e com internet durante a viagem ao Porto

Outra forma de economizar em Portugal é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior com o chip do Brasil geralmente é a pior opção, pois acaba sendo muito mais caro.

O que a maioria das pessoas faz e que vale muito a pena é comprar um chip pré pago internacional de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.

Usando o celular na Europa

Se você for alugar um carro então, o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.

Depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que nós mais gostamos e sempre usamos agora é esse chip de viagem. Ele tem um bom preço e um serviço excelente. O sinal foi excelente em todas as cidades que visitamos. Além de que a Internet é ilimitada.

O melhor de tudo é que eles entregam o Chip Pré Pago na casa da pessoa aqui no Brasil (com aquele chip que já vem nos 3 tamanhos disponíveis para todos os tipos de celulares e é só destacar o seu) e ainda existe a opção eSIM, para os celulares mais novos. É ótimo e nós achamos que vale muito a pena usar. O bom é que a cobertura é em toda a Europa, então você pode usar em Portugal, França, Itália, Espanha, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Irlanda e qualquer outro país europeu.

10. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para o Porto

A primeira dica para quem vai viajar para o Porto é em relação às passagens aéreas. Sem dúvida é um dos pontos mais dispendiosos de uma viagem ao exterior e por isso é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.

Viagem para o Porto

No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Portugal. A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Portugal. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.

Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga outras dicas que vamos dar a seguir para conseguir economizar muito na compra das passagens aéreas para o Porto.

Avião em céu com Sol se pondo

  • Dicas da escala para economizar na passagem aérea:

Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado no Porto, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.

  • Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:

Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. no Porto há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: as férias de verão (de junho a setembro) e no inverno (principalmente de novembro a janeiro).

  • Dicas do dia do voo:

Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.

Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.

Voo para o Porto

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.