Porto

Compras no Porto

Confira os melhores lugares para fazer compras na cidade do Porto, com dicas de lojas, avenidas, shoppings e outros lugares para comprar e economizar bastante!

Shopping Via Catarina no Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é fazer compras no Porto?

Porto é uma cidade cheia de história, mas ao mesmo tempo cosmopolita e moderna, que oferece marcas internacionais e nacionais, com as tendências tradicionais. Além disso, é uma cidade acessível para todos os bolsos, então separe um tempo e orçamento para se divertir fazendo compras no Porto! Confira abaixo os melhores lugares para isso:

1) Compras nas lojas da Baixa do Porto

Localizada na região da Baixa, a Rua Santa Catarina é o lugar mais tradicional de comércio do Porto. Por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, como a Zara, Parfois, Tezenis, Bershka e H&M, dentre outras; muitas lojas de souvenirs, lojas típicas de comércio português e uma infinidade de cafeterias, como o esplêndido café Majestic. Nessa rua há também uma galeria-centro comercial chamada Via Catarina. Fique atento pois essa rua pode ser facilmente comparada à 25 de março de São Paulo, então evite datas festivas (como Natal), pois pode ser bastante difícil passear por lá!

Loja da Baixa do Porto

2) Compras no El Corte Inglés do Porto

O El Corte Inglés é a única loja maior de departamento do Porto, mas que na verdade fica em Gaia, do outro lado do Rio Douro. Lá você encontra de tudo: são vários andares divididos por seções de roupas, perfumes, calçados, acessórios etc, masculinos e femininos. Trata-se de uma loja enorme e que se parece com um shopping, com peças de todas as marcas que você pode imaginar. Para quem vai viajar para a cidade, é um dos melhores lugares para fazer compras em Porto.

El Corte Inglés do Porto

3) Compras no quarteirão das Artes do Porto

O Quarteirão das Artes é formado pela Rua Miguel Bombarda e suas ruas vizinhas, e é famoso por ser palco de inúmeras galerias de arte e lojas mais alternativas. É o lugar perfeito para fazer compras de produtos artísticos e conhecer um pouco da cultura alternativa da cidade. Mesmo que não queira fazer compras, vale a pena ir lá só para passear.

Rua Santa Catarina no Porto

4) Compras nos shoppings do Porto

Há tantos shoppings no Porto que fica difícil dizer qual é o melhor ou mais completo. Eles possuem tanto lojas de marcas mundialmente famosas quanto de marcas mais conhecidas em Portugal e Europa. Confira os principais:

– Shopping Cidade do Porto

Fica perto do Mercado Bom Sucesso e por isso também é conhecido como Shopping do Bom Sucesso, na região da Boavista. São quatro andares com 112 lojas, como Zara, Mango, Benetton, O Boticário, entre muitas outras. O supermercado é o Froiz, de marca espanhola e que tem excelentes produtos. Na parte de restauração, o shopping conta com duas praças de alimentação e quatro salas de cinema.

– Shopping Dolce Vita no Porto

Dolce Vita fica ao lado do Estádio do Dragão e é um dos mais recentes da cidade. Por estar em uma região muito movimentada, é um dos mais frequentados. Entre suas lojas se destacam a Bershka, Calzedonia, Claire’s, Gant, Imaginarium, Intimissimi, Zara, Lacoste, entre outras. Há o supermercado Continente em seu interior e diversos serviços, como lavanderia, spa, ourivesarias e muitos mais.

– Norte Shopping no Porto

Norte Shopping é um centro comercial que fica perto de Matosinhos e é o segundo maior shopping do norte de Portugal e um dos mais modernos. Possui 264 lojas, com várias marcas de prestígio, tanto nacionais quanto internacionais. Há mais de 30 restaurantes, oito salas de cinema, recreação para as crianças brincarem enquanto os pais compram, um club fitness e outros serviços. Algumas lojas são: Adidas, Bershka, Chicco, Cortefiel, Dockers, Fnac, Kiko, Lacoste, Levi’s, Zara, Timberland e muitas mais.

– Arrábida Shopping em Gaia

Arrábida Shopping fica do outro lado da ponte, em Vila Nova de Gaia. Tem aproximadamente 170 lojas e um supermercado, o Jumbo. As lojas de maior referência são a Worten, Sport Zone, Mango, Sfera e O Boticário. A praça de alimentação tem 30 restaurantes e uma área de lazer com pista de boliche. Não deixe de ir à varanda, que tem vistas para o Rio Douro e para a cidade do Porto.

Shopping cidade do Porto

5) Compras nas loja Primark do Porto

A Primark é uma das lojas mais queridas e procuradas pelos brasileiros. Ela engloba diversos departamentos e áreas de compras, como moda feminina, moda masculina, moda infantil, pijamas, roupa esportiva, calçado, bolsas, acessórios e, dependendo da loja, há também produtos para casa e escritório. Dentre as lojas Primark no Porto, a mais cêntrica é a Primark que fica no centro comercial Norteshopping.

Loja Primark no Porto

6) Extra: comprando vinhos do Porto

O vinho do Porto é um produto que você deve comprar durante sua viagem por essa cidade, pois é o local de origem do produto, e onde você vai encontrar mais variedade de marcas e preços. Leve ao menos uma garrafa para o Brasil como recordação! A loja Croft é um lugar muito legal no Porto, onde você faz degustação de vários vinhos tintos e brancos, e pode aproveitar para comprar seu vinho do Porto lá. Veja mais em onde comprar souvenires no Porto.

Vinho do Porto

Tax Free: receba os impostos pagos nas compras de volta!

O Tax Free, que em português é ”Taxa Livre”, é um recurso que faz com que o imposto pago em compras fora do seu país de residência, seja descontado do preço total pago. Esse imposto se chama IVA, e seu valor varia em cada país da Europa – 23% em Portugal continental. Não são todas as lojas que têm Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que o tem, ou pergunte. Existe também um valor mínimo de compras dentro de um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free, que varia de país para país, mas em Portugal ele é de 61,50 euros. E vale lembrar que o imposto não é recuperado em serviços, como hotelaria e restaurantes, mas sim em produtos comprados, e que eletrodomésticos e móveis não entram na lista.

Compras em Portugal

No momento da compra, basta você pedir o Tax Free no caixa, que lhe será entregue um formulário específico para você preencher no local. Mas não é na loja que devolvem o dinheiro do imposto, e sim no aeroporto ou através de um depósito no cartão de crédito. Essa escolha deve ser feita na própria loja, para o vendedor poder anotar no formulário. Ao fim da viagem, basta juntar todos os comprovantes e formulários e entregar na alfândega ou polícia federal no aeroporto de sua saída da Europa. Para saber do processo em detalhes, leia nossa matéria de como funciona o Tax Free em Portugal.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre as compras no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar o celular à vontade no Porto e na Europa?

Poder usar seu celular em Porto e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre as compras no Porto.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre as compras no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até o Porto, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Família em carro

Onde comprar os ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal?

A primeira dica é sempre comprar os ingressos e passeios de Portugal pela internet. É sempre mais barato do que na hora, você compra com empresas de confiança e não perde tempo na viagem resolvendo essas coisas. Nós sempre pesquisamos bastante e nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Movimento na cidade de Lisboa

E tem também esse site de passeios e excursões que é excelente. Os preços são ótimos e tem excursões incríveis para todas as cidades de Portugal. Nós fizemos as excursões para Fátima, Sintra e Cascais, todas saindo de Lisboa ou Porto. Nós amamos e achamos o serviço deles muito bom. Os dois sites são de confiança e têm os melhores preços.

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *