Porto

Roteiro de cinco dias no Porto

Veja o roteiro que criamos para conhecer o Porto em cinco dias, com dicas do que ver e fazer na segunda maior cidade de Portugal e a segunda mais importante depois da capital, Lisboa.

Torre dos Clérigos no centro do Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Dia 1 do roteiro de cinco dias no Porto

Em seu primeiro dia no Porto, faça um passeio pelo centro histórico da cidade. Passeie pelas ruas mais comerciais, como o Largo Dr. Pedro Vitorino, onde está a Igreja de São Lourenço, construída para acolher os jesuítas da cidade. Depois, passe pelo Terreiro da Sé, que como o nome já indica, é onde fica a Sé (a Catedral do Porto), que é um dos monumentos mais antigos de Portugal. Siga seu passeio indo até a Praça de Almeida Garret, onde fica a estação São Bento, conhecida pela decoração em azulejos no seu interior, que contam a história de reis e do que aconteceu ao norte de Portugal.

Estação São Bento

De lá, vá à Praça da Batalha, onde está a estátua do Rei D. Pedro V, a igreja dedicada ao arcebispo de Toledo (Igreja de Santo Ildefonso) e o Teatro Nacional de São João. Almoce em algum restaurante do centro – há vários com pratos típicos nessa região! – e vá até à Praça D. João I, que presta homenagem ao primeiro rei da dinastia de Avis de Portugal. Nessa praça está localizado o famoso Teatro Rivoli, inaugurado em 1913. À noite não deixe de experimentar o prato típico do Porto, as francesinhas. Veja onde comer francesinhas no Porto para saber os melhores restaurantes para experimentar a iguaria.

Igreja de Santo Ildefonso

Dia 2 do roteiro de cinco dias no Porto

Comece o segundo dia no Porto indo até à região da Ribeira. No Largo 1º de Dezembro está o Mosteiro de Santa Clara, edifício religioso que foi construído por uma promessa da Rainha Filipa de Lencastre. Perto dele está a Muralha Fernandina, construída com o intuito de proteger melhor a cidade em 1336. De lá, desça para a parte baixa da Ribeira, ao lado do Rio Douro, através do Funicular dos Guindais. Almoce por lá e depois conheça alguma das caves que a região tem a oferecer. Normalmente as caves têm um preço fixo, com direito a visitação e degustação de alguns vinhos.

Banner-Gabr

Cave Ferreira de vinho do Porto

Se quiser, faça também um passeio de barco pelo Rio Douro à tarde, e observe as várias pontes que ligam a cidade do Porto a Gaia. Acima da Praça da Ribeira fica o Palácio da Bolsa, que mantém importantes coleções de arte e vale a visita. Uma das salas preferidas é o salão árabe, cheio de detalhes e uma decoração luxuosa. À noite, se quiser permaneça pelo centro, jante em algum dos diversos restaurantes que a região oferece ou curta um dos bares no Porto.

Passeio de barco pelo Rio Douro no Porto

Dia 3 do roteiro de cinco dias no Porto

Em seu terceiro dia de roteiro, vá para a Torre dos Clérigos para se despedir do Porto com uma vista incrível de toda a cidade. Para subir, você precisa encarar 250 degraus, mas o esforço vale a pena. Depois de ter essa vista incrível, vá para a Rua das Carmelitas, onde está a famosa e linda Livraria Lello & Irmão. De lá, se dirija à Rua D. Manuel II, um espaço muito verde da cidade, e conheça o famoso Jardim do Palácio de Cristal, que é um dos melhores e mais famosos pontos turísticos da cidade.

Livraria Lello & Irmão no Porto

Na hora do almoço, vá até o Mercado do Bolhão, construído na primeira Guerra Mundial e ponto de interesse dos turistas pela diversidade de produtos frescos e artigos que vende. À tarde, vá até à Rua Miguel Bombarda e divirta-se passeando por lá e visitando as distintas galerias de arte que há por essa rua.

Dia 4 do roteiro de cinco dias no Porto

Antes de terminar o roteiro, vale a pena sair um pouco do Porto e conhecer alguma cidade vizinha. Guimarães, por exemplo, é uma cidade bastante histórica e que fica a apenas 53 km do Porto, ou seja, a visita é quase imprescindível! A cidade preserva sua herança medieval e foi sede do Condado Portucalense, sendo considerada berço de Portugal. Se estiver sem carro, não há problema: basta pegar um trem que sai da Estação de São Bento (outro ponto turístico!) e viajar por cerca de uma hora.

Cidade de Guimarães
Há muitos pontos turísticos em Guimarães que são bastante interessantes, então dedique o dia à cidade e volte ao final da tarde para aproveitar a última noite em Porto. Quando chegar, jante em um dos renomeados restaurantes da cidade, que são destaques, e à noite, caso queira, vá conhecer a vida noturna agitada em uma balada do Porto. Outra alternativa é ir a uma casa de fado e conhecer um pouco da cultura da ”saudade” portuguesa.

Dia 5 do roteiro de cinco dias no Porto

No último dia em Porto, faça uma última visita pelo centro e conheça algumas das várias igrejas que ficam espalhadas pela cidade. Algumas que valem a pena a visita são a Igreja de Santo Ildefonso e a Capela das Almas de Santa Catarina. Se quiser fazer compras no Porto, aproveite a central Rua de Santa Catarina e divirta-se pelas lojas! Depois, vá até à Muralha Fernandina, uma muralha da época medieval que ainda se conserva, e tire muitas fotos.

Rua de Santa Catarina no Porto
Para finalizar o passeio, atravesse a ponte para o lado de Gaia e faça um passeio nas alturas pelo teleférico de Gaia. Você verá tanto esta cidade quando o Porto do alto! É um passeio agradável, com uma perspectiva diferente da cidade, e uma ótima forma de finalizar a viagem.

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro de cinco dias no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro de cinco dias no Porto.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de cinco dias no Porto, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

2 comentários

  1. Lindo .. tô louca pra🌬️ conhecer espero que em dez dias consiga aproveitar tudo rsrsrsrs os melhores .. apaixonada por essa viagem .

    1. Olá Joyce, tudo bem? 10 dias é um ótimo tempo de viagem, ideal para conhecer bem o local de destino. Você vai amar! Depois nos conte como foi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *