Porto

O que fazer no Porto

Veja opções de passeios, pontos turísticos, e tudo o mais que você pode fazer no Porto. Vamos listar aqui as atrações mais incríveis e imperdíveis desta cidade, que é uma das mais bonitas de Portugal. Porto tem muita tradição, história, e um charme que poucas cidades no mundo conseguem preservar. Confira:

Ribeira - Porto, Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

1) Passear pelo centro histórico do Porto

Uma vez em Porto, é preciso conhecer as ruas de seu centro histórico. As casinhas antigas, umas em cima das outras, e com azulejos antigos, ajudam a criar o charme do centro do Porto. Você também verá os barquinhos no Rio Douro, na região da Ribeira, e as várias pontes que cruzam as margens do rio. O centro do Porto, apesar de manter seu estilo antigo e histórico, está sendo cada vez mais revitalizado e se tornando um grande atrativo para o turismo – tanto durante o dia, quanto durante a noite, já que conta com muitos barzinhos.

Centro histórico no Porto

2) Entrar na livraria Lello no Porto

A Lello é a livraria mais conhecida de Portugal e uma das mais famosas do mundo. Ela fica localizada em um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português, com uma fachada de arco e duas vitrines laterais. No interior da Livraria Lello, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling, morou na cidade do Porto. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Livraria Lello no Porto

3) Conhecer o Palácio de Cristal de Porto

Entre 1865 e 1951 o Palácio de Cristal fazia jus ao nome. No entanto, atualmente, é um edifício que serve como pavilhão de esportes. O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.

Palácio de Cristal de Porto

4) Conhecer o Palácio da Bolsa no Porto

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século 19, e demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Fica na R. de Ferreira Borges. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Palácio da Bolsa no Porto

5) Ver a Torre e Igreja dos Clérigos no Porto

A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto e um patrimônio tombando pela Unesco. Ele faz parte da famosa Igreja dos Clérigos, que é um dos símbolos mais importantes da cidade. Ao chegar em Porto, você verá que os souvenires sempre mostram a Torre dos Clérigos! Além da questão religiosa, a igreja tem todo um apelo cultural e é ponto turístico obrigatório da cidade.

Torre dos Clérigos no Porto

6) Observar o Rio Douro no Porto

Esse não é necessariamente um ponto turístico, mas é um símbolo da cidade. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro mais extenso da península Ibérica, e a Unesco inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.

Rio Douro no Porto

7) Passar pela Ponte D. Luís no Porto

A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.

Ponte D. Luís no Porto

8) Visitar os museus no Porto

Os museus do Porto são parte cultural da cidade que você não pode deixar de visitar. Há museus de diversas temáticas e para todos os públicos, e citamos os principais abaixo:

– Museu do Vinho do Porto

O Museu do Vinho do Porto é um armazém restaurado, onde acontecem diversas exposições interativas que mostram o impacto que o vinho teve para a região do Porto. O edifício onde está o museu data do século XVII, e você encontrará aqui máquinas antigas que se usavam antigamente para a produção do vinho.

Museu do Vinho do Porto

– Museu Casa de Serralves no Porto

A Casa de Serralves é um museu e instituição cultural que tem o objetivo de promover a arte contemporânea. Além disso, a casa é uma grande obra da arquitetura contemporânea que teve seu desenho feito por Álvaro Siza Vieira, em estilo minimalista.

Museu Casa de Serralves no Porto

– Museu Nacional Soares dos Reis no Porto

O Museu Nacional Soares dos Reis fica no Palácio das Carrancas e ao lado do Jardim da Cordoaria. É o maior museu de arte da cidade e um dos mais frequentados. O museu abriga uma das mais grandiosas coleções de arte do Porto, com obras que se destacam do século XIX.

Museu Nacional Soares dos Reis no Porto

Museu do Carro Elétrico no Porto

O Museu do Carro Elétrico fica em Massarelos, em uma antiga central termo-elétrica. O museu mostra vários carros elétricos restaurados e diferentes exposições relacionadas, mostrando uniformes, documentos e fotografias históricas dos condutores dos carros. OS elétricos eram os principais meios de transporte da cidade, restando em operação apenas três, atualmente.

Museu do Carro Elétrico no Porto

– Casa do Infante no Porto

A Casa do Infante remonta à data de 1394 e fica de costas para o Douro, na região da Ribeira. O museu conta com três andares de exposições sofre diversos temas, como as atividades alfandegárias, mosaicos e cimentos da época romana que foram descobertos em escavações.

Casa do Infante no Porto

9) Contemplar um show na Casa da Música

A Casa da Música é o principal local de concertos da cidade e que sempre conta com uma agenda cheia de apresentações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos. São cinco salas com diferentes propósitos, um restaurante e um “espaço Cibermúsica”, criado para o serviço educativo, mas hoje funcionando como uma sala para diferentes eventos. Há visitas guiadas para conhecer o lugar, caso não vá assistir a nenhum show.

Casa da Música

10) Comer nos mercados Bom Sucesso e Bolhão

Os mercados são sempre uma forma de conhecer o estilo de vida e cotidiano das cidades, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. No Porto não é diferente, e os dois principais mercados, que você precisa visitar, são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso. O primeiro data de 1914, e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes, entre muitos outros produtos, além de banquinhas de lanches. Já o segundo, datado de 1951, é igualmente charmoso e tem três andares modernos, com grandes vidros, e com dezenas de restaurantes e banquinhas de produtos frescos.

Mercado do Bolhão no Porto

11) Passear pela Avenida Aliados

Um dos lugares mais visitados pelos turistas por estar bem no centro da cidade, a Avenida dos Aliadostem abriga em toda sua extensão diversos monumentos. Em um de seus extremos está localizado o imponente edifício palaciano da câmara do Porto; enquanto no outro extremo está a Praça da Liberdade, com a estátua do rei Pedro IV. Por ser um local com grande movimentação de pessoas, esta avenida se tornou palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções. Além disso, também é nela que acontecem manifestações ou comemorações locais, como Festas de São João, virada de ano e missa do Papa.

Câmara do Porto na Avenida dos Aliados

12) Ir à Capela das Almas e Igreja do Carmo

Outros dois pontos turísticos de Porto interessantes, especialmente para os religiosos, são a Capela das Almas e Igreja do Carmo. Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa, e contam com altares sagrados muito bonitos.

Igreja de Santo Ildefonso

13) Ver as Muralhas Fernandinas no Porto

As Muralhas Fernandinas no Porto são uma construção que serviu para proteger a cidade das invasões que ocorriam na época. Apesar de não ser tão requisitada pelos turistas, visitar as Muralhas Fernandinas é fundamental para conhecer a história da cidade mais profundamente. Além de sua importância para a história militar de Porto, as muralhas também proporciona vistas panorâmicas belíssimas da cidade. Durante seu passeio você poderá ver o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do infante, a Serra do Pilar e muito mais.

14) Observar o Forte de São Francisco Xavier

Popularmente conhecido como Castelo do Queijo, este forte já serviu como proteção e fortificação marítima. Hoje em dia ele está sob tutela da Associação de Comandos da Delegação do Norte, totalmente preservado, e abriga um museu histórico-militar, além de promover eventos culturais.

Forte de São Francisco Xavier no Porto

15) Passear pelo Jardim das Virtudes

Esse é um local que reúne natureza, arte, gastronomia e arquitetura, ideal para um passeio em família. Localizado a poucos metros do centro histórico, o Jardim das Virtudes é um verdadeiro tesouro escondido de Porto. É um espaço verde, com mais de 750 camélias, ideal para relaxar e apreciar uma vista privilegiada do Rio Douro e da imponente Alfândega do Porto – a dica de ouro é não perder o pôr do sol.

Pessoas no Jardim das Virtudes no Porto

16) Conhecer o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Porto é um dos jardins com maior diversidade, apesar de não ser um dos maiores. Ele conta com 4 hectares e é gerido pela Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, pertencendo ao Estado Português. O local oferece lagos, o Jardim do Peixe, o Jardim dos Jotas, a estufa de plantas tropicais e cactos, a Casa Andresen (da família do comerciante de Vinho do Porto que comprou esses jardins em 1895) e diversas plantas e árvores centenárias e exóticas.

Jardim Botânico do Porto

17) Relaxar nas praias de Porto

Porto, além de ser uma cidade cheia de cultura e boa gastronomia, tem também fantásticas praias que fazem com que os verões portuenses sejam aproveitados ao máximo. Até quando está frio, as pessoas que moram no Porto têm o costume de ir passar à beira mar, já que a maioria das praias tem passeios e uma infraestrutura que possibilita usufruir do espaço o ano inteiro. Veja as principais praias locais:

– Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

As Piscinas das Marés, como o nome já diz, é um conjunto de piscinas que fica em uma das praias mais bonitas do distrito do Porto, Leça da Palmeira. As piscinas foram construídas em 1966 bem ao lado do mar, fazendo com que sua água seja salgada.

Piscinas das Marés de Leça da Palmeira

– Praia da Aguda

praia da Aguda fica em Gaia, cidade vizinha ao Porto, do outro lado do Rio Douro. A praia se destaca pela vastidão de mar e areia, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas. É uma das praias mais bonitas da região, muito frequentada por pessoas de todas as idades.

Praia da Aguda

– Praia do Aterro

praia do Aterro fica na região de Leça da Palmeira e é ideal para todo o público, mas acaba atraindo em grande quantidade os surfistas e praticantes de bodyboard, graças às condições favoráveis do clima para esses esportes. Tem também alguns barzinhos locais, onde as pessoas vão para almoçar ou beber ao final da tarde.

Praia do Aterro

– Praia Azul

praia Azul fica em Angeiras e, além de ter um grande areal e ser rodeada por rochas, conta com um extenso mar azul e agitado, o que faz com que os banhistas tenham um pouco de medo do nado. É uma praia ótima para tomar sol, caminhar, e praticar esportes na areia.

Praia Azul

– Praia do Castelo do Queijo

praia do Castelo do Queijo fica localizada junto ao Forte de São Francisco Xavier. O lugar, graças às rochas, é muito procurado pelos pescadores. Embora a praia seja um pouco selvagem e sem vigilância, a paisagem vale a pena. É uma das praias mais bonitas de Porto, no entanto tem muitas pedras, o que dificulta o acesso ao mar.

Praia do Castelo do Queijo

– Praia da Granja

praia da Granja possui uma beleza única, com dunas ao redor da praia que são protegidas por uma passarela de madeira com extensão de 15 km, pela qual é possível percorrer todas as praias da Vila Nova de Gaia. É uma praia linda e ótima para ir com a família e amigos. Tem muitos restaurantes e barzinhos ao redor, mas a maioria só funciona na alta temporada.

Praia da Granja

18) Compras no Porto

Depois de fazer seu roteiro pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos, separe um tempinho para fazer compras no Porto. A cidade é cheia de lojas e shoppings, além de ter a Rua Santa Catarina, que é a rua mais tradicional de comércio do Porto, localizada bem no centro da cidade. Por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, de marcas nacionais e internacionais, e também muitas lojas de souvenirs.

Rua Santa Catarina no Porto

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar o celular à vontade no Porto e na Europa?

Poder usar seu celular em Porto e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer no Porto.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel no Porto.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Vista aérea da cidade do Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

6 comentários

  1. Texto claro e objetivo. Gostei muito.

  2. Muito bom! Dicas essenciais!

  3. Boa noite!
    Eu e minha filha viajaremos em julho, você sugere a compra do chip somente próximo da data (uns 15 dias antes) ou poderei comprar logo, pois será habilitado somente no dia da viagem correto?
    Silvana

    1. Boa tarde, Silvana! Eu sugiro que compre logo, só para garantir. Vai que o correio demora ou atrasa.. E é isso mesmo, ele só passa a contar quando você estiver lá e o ativar no seu celular. Boa viagem!

  4. Consigo comprar este Chip em Lisboa ou Porto?

    1. Boa tarde, Deny!
      Não, esse chip só vende em território brasileiro. Chega na morada que você der na hora da compra. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *