Guimarães

Como é o verão em Guimarães

Veja como é e o que fazer no verão em Guimarães, com dicas de passeios, atividades, museus e muita gastronomia, para você aproveitar o melhor da estação e da cidade!

Verão em Guimarães

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima de verão em Guimarães?

O verão vai de junho a setembro e é uma época ótima para visitar a cidade de Guimarães! As temperaturas aumentam, chegando às máximas de 28ºC, e os dias são ensolarados, ótimos para aproveitar diversos passeios da cidade. Quase não há chuva, sendo julho o mês mais seco do ano.

  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

Guimarães no verão

O que levar na mala de verão para Guimarães?

Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante à noite! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.

Mala para Guimarães

O que aproveitar no verão em Guimarães:

Tudo! O clima é muito propício para passear e conhecer monumentos da cidade. Nos horários mais quentes do dia, pode-se visitar os museus, que são cobertos. Veja algumas dicas:

1. Passear pelo Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães surgiu porque no século X, a Condessa Mumadona Dias quis construir um mosteiro. Com os frequentes ataques dos mouros, foi construída também uma fortaleza para proteger os monges e cristão que moravam ao redor. No século XII o Conde Dom Henrique e a Dona Teresa foram morar no Castelo. A entrada é gratuita, mas para aceder à Torre de Menagem é cobrado.

Castelo de Guimarães

2. Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques foi mandado construir no século XV por Dom Afonso, o primeiro duque de Bragança. No entanto, no século XIX o espaço foi transformado em quartel. Mais tarde foi restaurado e convertido em museu, abrigando um espólio do século XVII e XVIII. No segundo andar, o palácio é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa. Para entrar é cobrada uma taxa de 5€. Abre todos os dias das 9 h 30 min às 18h.

Paço dos Duques

3. Rua de Santa Maria

Esta rua foi uma das primeiras a serem abertas na cidade, no século XII. Antigamente era elo entre o convento Santa Clara e o Castelo. Nela ainda há vários pontos arquitetônicos que remetem ao passado, como a Casa do Arco, a Casa Gótica dos Valadares de Carvalho, entre outros.

4. Monte da Penha

O Monte da Penha é a parte mais elevada da Guimarães e desde seu topo é possível ter vistas incríveis até o oceano. No topo é onde fica a estátua do Papa Pio IX. O Monte da Penha está muito bem preparado, havendo equipamentos como parque de campismo, campo de mini golf, áreas de passeio, monumentos, miradouros e grutas.

Monte da Penha

5. Parque da Cidade de Guimarães

O Parque da Cidade, como é chamado o parque que fica em Guimarães, é um lugar ideal para passear e descansar, principalmente após um dia de muito turismo e caminhada pela cidade. O parque fica no centro de Guimarães e ocupa mais de 30 hectares.

Parque da Cidade de Guimarães

6. Viajar até Gerês

Uma vez no norte de Portugal, no verão, vale a pena reservar ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional com lagoas belíssimas! Ele fica a uma hora de carro de Guimarães, e garantimos que vale a viagem.

Parque de Gerês em Portugal

O parque foi criado em 1971 graças ao interesse científico, tanto nacional quanto internacional, de proteger o solo, água, flora, fauna e preservar esses recursos naturais e valorizá-los. Além de visar o turismo e a educação. A flora é muito presente em toda a extensão do parque, havendo muitos exemplares de carvalhos, azevinhos, medronheiros, entre outros. No topo das montanhas a flora é mais escassa, devido ao clima mais rígido e à ação do homem.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre como é o verão em Guimarães, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre como é o verão em Guimarães.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre como é o verão em Guimarães, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *