Porto

Natal no Porto (2018)

O que fazer na época do Natal no Porto

Saiba como é o Natal no Porto e como os portugueses o celebram por lá, com dicas de onde passar essa data e quais são os lugares tradicionais para ir. As iluminações e decorações do Natal no Porto costumam acontecer com cerca e um mês de antecedência do dia em que é comemorado essa tradição, 25 de dezembro. A tradição do Natal é muito comemorada no Porto, na capital e em todas as demais cidades portuguesas, que enfeitam lojas, estabelecimentos, casas e organizam eventos específicos, seja concertos, apresentações, peças de teatro, ou qualquer outro tipo de espetáculo que encanta o público. Veja abaixo mais dicas sobre o que acontece no Porto durante o Natal e planeje sua viagem para aproveitar muito essa época.
Árvore de Natal no Porto
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o Natal no Porto.

Como é celebrado o Natal nas casas portuguesas?

Portugal é um país católico e os costumes do Natal são muito seguidos. Mesmo que hoje em dia, talvez as pessoas não sejam tão religiosas, os costumes foram transmitidos de geração em geração e a tradição ficou. É costume toda a família se reunir na véspera de Natal e jantar o bacalhau com couve (normalmente após a Missa do Galo, mas já ha quem antecipe essa refeição a uma hora mais razoável). É uma época com muitas sobremesas: frutos secos, rabanadas, doces e o que não pode faltar é o Bolo-Rei. As crianças escrevem uma cartinha ao Papai Noel (Pai Natal em Portugal), pedindo os presentes que gostariam de receber. Em algumas casas, os presentes aparecem só na manhã seguinte e em outras casas, aparecem na mesma véspera. No dia seguinte, novamente a família se reúne para o almoço.
Família montando a árvore de Natal

Inauguração da iluminação de Natal no Porto

Como todos os anos, a inauguração das luzes natalinas da cidade fazem a abertura oficial de uma das épocas mais esperadas do ano: o Natal. Em 2017, as luzes serão inauguradas no dia 1 de dezembro e ficarão iluminando e decorando a cidade até o dia 7 de janeiro de 2018. Se quiser participar dessa inauguração, o local estabelecido para o grande momento é na Avenida dos Aliados, onde também montam uma enorme árvore de Natal. Depois, haverá fogos de artifício e um concerto de Natal. O início do espetáculo está marcado para as 17 h 30 min, então chegue cedo para garantir seu lugar, pois se for como no ano passado, a Avenida ficará lotada!
Fogos de artifício na Avenida dos Aliados

Decoração e luzes no Porto

Este ano, a decoração terá um aumento de elementos natalícios e luzes LED e neon que economizam muito. Todos os dias, a iluminação será acesa às 17 h 30 min. As cores das decoração serão dourado e azul. Serão iluminados mais de 55 pontos da cidade, entre eles ruas centrais como a Rua de Santa Catarina, Rua de Sá da Bandeira, Rua do Bolhão, Rua 31 de Janeiro, Rua dos Clérigos, Rua das Flores, Rua da Alegria, Praça da Batalha, Praça do Marquês, entre muitas outras.
Ruas com luzes de Natal

Pista de gelo natural no Porto

Serão aberta duas pistas de gelo natural na cidade. Uma das pistas fica na Praça de D. João I, e a outra pista fica na Praça da Fantasia (na Rotunda da Boavista). As pistas de gelo ficarão na cidade do dia 1 de dezembro até 7 de janeiro. No dia 1 de dezembro, a inauguração será feita a partir das 18h e ambas as pistas terão acesso gratuito.
Pista da Praça da Fantasia

Horários e preços da Pista Praça de D. João I:

– domingo a quinta das 9 h 30 min às 23h
– às sextas, sábados e vésperas de feriados das 10 h 30 min à 1h
– dia 24 de dezembro das 10h às 18h
– dia 25 de dezembro das 15h às 2h
– dia 31 de dezembro das 10h às 2h
– dia 1 de janeiro das 10h às 2h

Horários e preços da Pista da Praça da Fantasia:

– segunda a sexta das 10h às 22h
– sábado e domingo das 10h às 23h
– 24 e 31 de dezembro das 10h às 16h
– 25 de dezembro e 1 de janeiro das 14 h 30 min às 19h
-Entrada para ambas: 3,50€ para patinar 20 minutos e 6€ para patinar 60 minutos.
(entrada gratuita no dia da inauguração)
Pista de gelo na Praça D. João I

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o Natal no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Poder usar seu celular em Porto, em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Natal no Porto, quando estiver lá.
Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre o Natal no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Porto é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Porto, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal com dicas de como alugar um excelente carro em Lisboa e Porto por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer em Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

Um comentário

  1. Boa noite! Só pesquisando para viagem final a Porto final de março 2018.
    Grato,
    Alberto Santos Mattos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *