Informações

Taxas e impostos nas compras em Lisboa e Portugal

Confira como funcionam as taxas e impostos nas compras em Lisboa com algumas dicas para conseguir recuperar o imposto pago em suas compras! Veja então o que fazer para conseguir, quais as regras, e como proceder para recuperar o imposto nas compras em Portugal.

Taxas e impostos nas compras em Lisboa e Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

Imposto sobre produto nas compras em Lisboa

O principal imposto que se paga em Lisboa e no resto de Portugal se chama Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA). A taxa desse imposto normal é de 23% e costuma já estar incluído no preço de tudo o que você quiser comprar, roupas, valor de transportes, custo de hospedagem, etc. No entanto, em alguns restaurantes pode ser que o IVA não esteja incluído, mas a taxa para esse serviço é de apenas 10%.

Imposto sobre produto nas compras em Lisboa

Recuperando o imposto nas compras em Lisboa

O Tax Free, que em português é ”Taxa Livre”, é um recurso que faz com que o imposto pago em compras fora do seu país de residência, seja descontado do preço total pago. Esse imposto se chama IVA, e seu valor varia em cada país da Europa – 23% em Portugal continental, 22% na Ilha da Madeira e 18% nos Açores. Para você ter acesso ao Tax Free, a primeira regra é morar fora da União Europeia (mas se você for europeu e morar fora da Europa, também vale, uma vez que o que conta é a residência e não a nacionalidade).

Devolução do imposto no Aeroporto de Lisboa

Não são todas as lojas que têm Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que o tem, ou pergunte. Existe também um valor mínimo de compras dentro de um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free, que varia de país para país, mas em Portugal ele é de 61,50 euros. E vale lembrar que o imposto não é recuperado em serviços, como hotelaria e restaurantes, mas sim em produtos comprados, e que eletrodomésticos e móveis não entram na lista.

Banner-Gabr

Qual o processo para adquirir o Tax Free?

O primeiro passo para adquirir o Tax Free, como já dissemos, é gastar mais de 61,35 euros e confirmar se a loja oferece esse recurso. No momento da compra, basta você pedir o Tax Free no caixa. Lhe será entregue um formulário específico para você preencher no local, e entre as partes a serem preenchidas estão: número de passaporte, nome do viajante e país de residência (por isso, tenha os dados em mãos). Pode ser até que peçam para você mostrar seu passaporte, então esteja atento às especificidades.

Compras em shopping de Lisboa

Mas não é na loja que devolvem o dinheiro do imposto, e sim no aeroporto ou através de um depósito no cartão de crédito. Essa escolha deve ser feita na própria loja, para o vendedor poder anotar no formulário. Ao fim da viagem, basta juntar todos os comprovantes e formulários e entregar na alfândega ou polícia federal no aeroporto de sua saída da Europa.

O que fazer no aeroporto para receber o Tax Free?

O processo de Tax Free pode ser feito em qualquer aeroporto internacional de Portugal, pelo qual você for sair. Mas é preciso chegar com antecedência, já que podem existir filas grandes para fazer o processo (no mínimo com duas horas de antecedência do horário do seu voo). Uma vez no aeroporto, basta se dirigir à área da alfândega ou a alguma parte específica que tenha indicações de ”devolução de impostos”. Lá, você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compras (a nota fiscal).

Tax Refund no aeroporto

Dependendo do agente, pode ser pedido para que o viajante mostre os produtos, então se puder, deixe uma mala só com os objetos dos quais você quer recuperar o imposto. Depois de tudo revisado, os agentes vão carimbar seus documentos e informar como será o procedimento para receber o valor do imposto de volta.

Vou passar por diferentes países. Como proceder?

Muita gente, quando viaja para a Europa, aproveita para visitar vários países de uma só vez. Se for o seu caso, saiba que é possível juntar todos os comprovantes de compras e entregar na alfândega do último país que for visitar, e do qual vai sair.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre as taxas e impostos nas compras em Lisboa, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre as taxas e impostos nas compras em Lisboa.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre as taxas e impostos nas compras em Lisboa, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo.

Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos.

Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *