Coimbra

Biblioteca Joanina em Coimbra

Conheça a famosa e histórica Biblioteca Joanina, um dos mais importantes pontos turísticos de Coimbra. Confira abaixo por que e como visitá-la:

Biblioteca Joanina em Coimbra

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Por que visitar a Biblioteca Joanina em Coimbra?

A Biblioteca Joanina em Coimbra data do século XVIII e, mesmo sendo tão antiga, é muito bem preservada, sendo considerada uma das mais belas do mundo. É um verdadeiro marco de Coimbra e de Portugal! Ela fica no pático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que já é um espetáculo por si só, e recebe muitos espetáculos e exposições! Na verdade, a construção da biblioteca se iniciou em 1717, a fim de conter toda a biblioteca universitária da cidade a pedido do rei D. João V, e foi concluída 11 anos depois, em 1728, sobre o antigo cárcere do Paço Real.

História da Biblioteca Joanina em Coimbra

Interior da Biblioteca Joanina em Coimbra

O estilo da biblioteca é predominantemente barroco, com mobiliário feito de madeiras exóticas, tanto brasileiras quanto orientais, construído por Francesco Gualdini. O interior de 1250 m² se divide em três salas que se comunicam entre si. O piso nobre tem uma nave central, que se assemelha muito a uma capela e há um retrato de D. João V pintado por Domenico Duprà, localizado onde seria o ”altar”. É lá que está a maior parte dos mais de 70 mil volumes da biblioteca, onde estão os livros e documentos mais antigos da Universidade.

Retrato de D. João V na Biblioteca Joanina em Coimbra

Já o piso intermediário sempre foi o depósito da Casa da Livraria, vedado aos estudantes e apenas acessível aos bibliotecários. Era lá que se reuniria a Guarda Real Acadêmica. Há ainda duas caves, que foram criadas posteriormente para armazenamento de livros e outros documentos, além de salas de trabalho. Por fim, há o piso “Prisão Acadêmica”, que leva esse nome por ter realmente funcinoado como uma deira do Paço Real.

Banner-Gabr

Como visitar a Biblioteca Joanina em Coimbra?

  • Endereço: como já dissemos, a Biblioteca Joanina fica no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra. Escrevendo desta forma em um GPS, é possível localizá-la.
  • Lotação: há um número máximo de pessoas que podem entrar nela por vez, por isso ela abre a cada 20 minutos e, em cada abertura, apenas 60 pessoas podem entrar.
  • Horário: o horário de funcionamento de novembro a março é de segunda à sexta das 9h30 às 17h30, e aos finais de semana das 10h30 às 16h30. Na época alta, de março a outubro, a biblioteca abre diariamente das 9h30 às 19h30.
  • Bilhetes: no site da Universidade de Coimbra, você verá que há vários tipos de bilhetes, chamados ”programas”. Os programas que incluem a visita à Biblioteca Joanina são o Programa 1 (formado pelo 3 e 4) e o Programa 3. O programa 1 é uma visita alargada aos espaços da Universidade de Coimbra e a entrada normal custa 12 €. Já o programa 3 é chamado ”Paço das Escolas” e inclui a visita ao Paço Real, à Capela de São Miguel e à Biblioteca Joanina e o bilhete custa quase o mesmo preço.

Interior da Biblioteca Joanina em Coimbra

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre a Biblioteca Joanina em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre a Biblioteca Joanina em Coimbra.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre a Biblioteca Joanina em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo. Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *