Portugal

Roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália

Confira aqui tudo sobre o roteiro ideal de 7 dias a se fazer na sua viagem por Portugal e Itália! Listamos as melhores dicas, informações, rotas e guias para viagens de uma semana entre esses dois países:

Roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Vale a pena viajar entre Portugal e Itália?

Sim! Não é à toa que muita gente escolhe fazer essa rota quando planeja as férias. Tanto Portugal quanto Itália são países belíssimos, ricos em cultura, gastronômia e coisas para fazer. Dúvida? Confira os melhores passeios só das capitais desses dois países:

Bandeira de Portugal

Por quais cidades passar na viagem?

Na nossa opinião, uma viagem de 7 dias entre Portugal e Itália não pode deixar de passar pelas seguintes cidades:

  • Lisboa
  • Cascais
  • Sintra
  • Milão
  • Roma

Sim, sabemos que são muitas cidades e que o tempo é curto, mas é possível fazer esse roteiro, se essa for a sua preferência. É o roteiro mais comprido possível, nessa quantidade de dias, e será um pouco corrido, mas valerá a pena.

  • Mais devagar: Se você preferir um roteiro mais devagar, experimente retirar as cidades de Cascais, Sintra e/ou Milão, ficando mais tempo nas cidades de Lisboa e Roma, ou as que preferir.

Viagem de avião

Banner-Gabr

Como ir de Portugal para a Itália?

É possível ir de Portugal para a Itália de avião, carro, trem ou até ônibus. Mas considerando a quantidade de dias disponíveis, sem dúvidas, a melhor forma é viajar de avião. Assim você não perde muito tempo e não se cansa tanto nas viagens.

É difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar as passagens mais econômicas. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas. Ele poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.

Interior de avião

Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.

Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens aéreas. Só de utilizar ele, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

Roteiro de 7 dias entre Portugal e Itália:

– Dia 1 – Lisboa

Você provavelmente chegará do Brasil por Lisboa, já que este é o destino de Portugal que recebe mais voos de outros países. Comece seu dia conhecendo a região de Belém, onde poderá ver a famosa Torre de Belém, o Padrão do Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, bem como a casa tradicional de pastéis de Belém (não deixe de prová-los!). Esses lugares podem ser conhecidos todos a pé, já que ficam bem próximos uns dos outros.

Torre de Belém

De volta ao centro de Lisboa, continue o dia com um passeio pela Avenida da Liberdade, uma avenida gigante onde o fluxo não para. Quando chegar à Praça dos Restauradores, verá um grande obelisco, que faz uma homenagem à libertação de Portugal do domínio espanhol. Aproveite também o passeio promovido pelo Elevador da Glória, que fica ali perto, e sobe a colina que liga a Baixa ao Bairro Alto.

Uma vez lá em cima, você estará no Bairro Alto, que é o melhor bairro para a noite da capital, cheio de bares, restaurantes e lojas para você finalizar o dia. Na Praça de Camões é onde está o famoso Café A Brasileira, com sua estátua famosa de Fernando Pessoa, que era um frequentador. Se não estiver cansado, termine o dia na região do Cais do Sodré, que tem vida noturna agitada.

Elevador de Santa Justa à noite

– Dia 2 – Lisboa

Seu segundo dia em Lisboa será atarefado. Inicie seu roteiro pela região do Parque das Nações, construído para a grande Expo Mundial de 1998, e que deixou um legado lindo, moderno e turístico para Lisboa. É lá que está o oceanário de Lisboa, o teleférico e outros pontos turísticos menores, assim como a lindíssima Estação Gare de Oriente, que tem ligações para metro, rodoviária, ferroviária e vários pontos de táxi. Além de estar ao lado do Rio Tejo e da famosa Ponte Vasco da Gama.

Estação do Oriente

Conheça ainda a Catedral da Sé, e faça também uma visita ao Castelo de São Jorge, uma das construções medievais mais preservadas da Europa, e que tem vistas incríveis da cidade. No interior do Castelo de São Jorge há sempre exposições e belos jardins para relaxar. Continue a tarde no centro, caminhando primeiramente pela Rua Augusta, onde você chegará ao principal arco da cidade e sairá na Praça do Comércio, um dos lugares mais conhecidos e bonitos da cidade. Pode, inclusive, jantar no tradicinoal mercado Time Out.

Castelo de São Jorge

– Dia 3 – Cascais e Sintra

Comece seu terceiro dia do roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália acordando cedo, e indo até Cascais, uma cidade litorânea que fica a poucos minutos de Lisboa, e preserva um visual lindo de praia e edifícios modernos e neoclássicos. A cidade possui 17 praias, falésias, dunas, além de parques e reservas naturais. As praias mais famosas são a Praia da Rainha, Praia da Poça, a Praia do Tamariz, Praia do Guincho, Praia da Azarujina e Praia da Adraga.

Boca do Inferno, Cascais

Também vale conhecer a falésia Boca do Inferno, um dos pontos mais famosos da cidade; e a vila de Cascais, para ser explorada a pé – e onde está a marina e o Palácio de Cascais. Depois de explorar Cascais e almoçar na região, vá para Sintra, outra cidade vizinha. Em cerca de 5 horas, você consegue:

  • Passear pelo centrinho da cidade;
  • Curtir um passeio mais prolongado pela Quinta da Regaleira, uma quinta grande, com cenários super românticos;
  • Subir (com carro) até o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – que podem ser vistos do lado de fora, sem necessidade de entrar.
  • Ah! E não deixe de provar os famosos “travesseiros de Sintra”, um doce folhado vendido nas lojas locais, e especialmente na “Periquita”.

Já mais tarde, volte para Lisboa e durma cedo, pois fará uma viagem um pouco mais comprida no dia seguinte.

Palácio de Sintra

– Dia 4 – Milão

Comece seu dia viajando para Milão, na Itália! Milão é uma cidade repleta de pontos turísticos incríveis para você conhecer, mas indicamos que você comece o passeio pela praça central de Milão e conheça a Catedral Duomo, que encontra-se localizada lá. Para quem não sabe ou ainda não ouviu falar sobre ela, esta é uma das igrejas mais famosas da Itália e do mundo.

Toda trabalhada no estilo gótico, a Catedral de Milão, como também é chamada lá, é enorme e conta com muitas obras de arte interessantes para você apreciar. Aproveite para fazer um tour no local, tirar algumas fotos na fachada da Catedral e curtindo um pouco dos passeios que ficam ali pelas redondezas.

Passeio por Milão

Saindo da Catedral, a pouquíssimos passos da Praça Duomo, você se deparará com outro lugar incrível de Milão, que é a Galeria Vittorio Emanuele II. Seja para experimentar a culinária italiana, tomar um delicioso cappucino acompanhado de um croassant ou mesmo para dar uma olhada nas vitrines das diversas lojas distribuídas pelo local, vale mais do que a pena passar por ali e conhecer um lugar sofisticado e ao mesmo tempo turístico da cidade.

Uma dica legal para quem gostar de mais agitação na night é ir a um dos bares ou baladas de Milão. Existem vários pubs para curtir um aperitivo ou experimentar um drink e algumas baladas bastante animadas com ótimos dj’s para você dançar e se divertir muito por lá. Se estiver viajando em Milão com os amigos não perca tempo e faça a festa.

– Dia 5 – Milão

Para o seu segundo dia em Milão sugerimos que o dia comece mais leve e relaxado, portanto vá até um dos parques mais frequentados da cidade, o Sempione Park. Localizado próximo ao Castelo Sforzesco, que é outro ponto turístico super importante de Milão, ele é a opção ideal para quem quiser ter uma manhã tranquila e bem familiar.

Lá, o que você mais vai encontrar são pessoas fazendo caminhada, praticando algum tipo de atividade física ou aproveitando para curtir um delicioso piquenique ao ar livre com os amigos ou a família. O legal do parque, em especial do Sempione, é que além dele ser super limpo e conservado também conta com uma extensa área verde para que o público possa ter contato com a natureza ao ar livre.

Sempione, Milão

Não deixe de ir até lá e já aproveite a viagem para conhecer o Castelo Sforzesco que está ali do ladinho e também é imperdível para qualquer turista que estiver em Milão. Este Castelo nada mais é que um monumento que passou por várias transformações ao longo do tempo e, mesmo assim, permaneceu “vivo” representando um contexto histórico importante da cidade. Além de contar com uma arquitetura especial ele desperta muita curiosidade dos turistas pelos detalhes que o envolve em todos os cantos.

Aproveite o final da tarde e a noite para ir a um dos restaurantes de Milão e se deliciar com a gastronomia italiana acompanhada de uma boa taça de vinho no maior clima da cidade.

– Dia 6 – Roma

Em seu 6º dia de roteiro, você viajará para Roma, a capital da Itália e uma das cidades mais queridas no mundo. Comece o dia por lá visitando nada menos do que o Coliseu de Roma, o anfiteatro onde, no passado, ocorriam lutas entre gladiadores é como voltar no tempo.

O Coliseu de Roma, que é uma das Sete Maravilhas do Mundo, com certeza é uma atração que você jamais poderá deixar de visitar quando estiver na cidade. Para isso, aconselhamos que participe do tour pelo local, que vai levar você e seus acompanhantes a conhecer a arena que já comportou mais de 70 mil pessoas e algumas ruínas que sofreram transformações com o passar dos anos devido aos terremotos que atingiram o local. É incrível!

  • Se prepare bem antes de ir ao Coliseu: leve garrafinha de água, use uma roupa bastante confortável e esteja bem descansado.

Coliseu de Roma

Logo ao lado, vale visitar o Fórum Romano e o Palatino. O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e está repleto de histórias, inclusive a da fundação de Roma. Já o Fórum Romano de Roma, conhecido também como o “Berço do Direito”, é um lugar incrível e muitas pessoas dizem que acham mais interessante do que o próprio Coliseu. O legal é que seguindo estas dicas vai conhecer os principais pontos turísticos no primeiro dia do seu roteiro de dois dias em Roma e vai curtir muito.

A noite de Roma também é muito famosa, pois está repleta de bares, baladas e restaurantes magníficos. Apesar dos diversos estabelecimentos que a vida noturna em Roma proporciona são os restaurantes em Roma considerados os mais famosos e conhecidos pelo mundo todo. Aproveite!

– Dia 7 – Roma

Para o seu segundo dia em Roma indicamos o passeio ao Vaticano, que é onde está situada a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano. Uma sugestão inicial é que você vá para lá o mais cedo possível para poder visitar com calma a Basílica de São Pedro e fotografar a belíssima Praça São Pedro, que é aquela praça famosa que enche quando o Papa discursa. Depois que sair desta área siga para os Museus do Vaticano, um complexo de museus que fica ao lado da Basílica de São Pedro.

Vá também até a Capela Sistina, ao menos para conhecer sua belíssima estrutura e apreciar as pinturas que são de tirar o fôlego. É simplesmente incrível! Depois, você pode visitar um dos principais pontos turísticos de Roma: o Panteão e a Fontada de Trevi, que é aquela fonte super fotogênica! E finalize, assim, o seu roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália.

Fontana di Trevi, Roma

  • Qual moeda levar? A moeda em ambos os países, e a única a ser utilizada nessa viagem, é o euro.
  • Covid-19: a Itália reabriu a fronteira a brasileiros vacinados em 2021, portanto, certifique-se de viajar com um certificado das três doses (ou duas, tomadas a menos de 270 dias do embarque).
  • Fronteiras: quando se viaja de carro, normalmente, você cruza as fronteiras entre Portugal e Itália sem precisar parar ou declarar sua mudança de país. O mesmo vale para as viagens de avião, já que esta é considerada uma “viagem doméstica”, dentro da Europa.

Onde ficar em cada cidade?

Para não perder tempo procurando onde ficar em cada uma dessas cidades, indicamos abaixo alguns dos lugares que mais gostamos para economizar:

Hotel em Lisboa

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro ideal de 7 dias por Portugal e Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *