Portugal

Roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha

Confira aqui tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias a se fazer na sua viagem pelo sul de Portugal e Espanha (Algarve + Andaluzia)! Listamos as melhores dicas, informações, rotas e guias para uma viagem entre esses dois países:

Roteiro ideal de 10 dias por Portugal e Espanha

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Vale a pena fazer a viagem pelo sul da Península Ibérica?

Sim! Não é à toa que muita gente escolhe fazer essa rota quando planeja as férias. O sul de Portugal (ou sua região mais famosa, o “Algarve”) e o sul da Espanha (ou sua região mais famosa, “Andaluzia”) são belíssimos, ambos com lindas praias e cidades cheias de coisas para fazer.

Por quais cidades passar na viagem?

Na nossa opinião, uma viagem de 10 dias entre o sul de Portugal e sul da Espanha não pode deixar de passar pelas seguintes cidades:

  • Lagos
  • Portimão
  • Albufeira
  • Faro
  • Sevilha
  • Cádiz
  • Gibraltar
  • Ronda
  • Málaga
  • Granada

É importante lembrar que visitar todas essas cidades do Algarve no inverno talvez nem valha a pena, uma vez que é uma região de praia. Já Espanha, todas essas cidades têm belíssimos lugares a visitar, então é possível dedicar mais tempo a elas em qualquer época do ano.

Algarve, Portugal

Viagem de carro entre Portugal e Espanha: dicas

Sem dúvidas, a melhor maneira de fazer um roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha é com um carro alugado. A viagem de carro entre os dois pontos mais extremos desse roteiro, Lagos (Portugal) e Granada (Espanha), dura cerca de 5h30. Mas, claro, você fará essa viagem aos poucos, em trechos que raramente ultrapassam 2 horas. Confira as distâncias entre cada cidade abaixo:

Banner-Gabr
  • De Lagos para Portimão: 30 minutos de carro
  • De Portimão para Albufeira: 30 minutos de carro
  • De Albufeira para Faro: 40 minutos de carro
  • De Faro para Sevilha: 1h15 de carro
  • De Sevilha para Cádiz: 1h25 de carro
  • De Cádiz para Gibraltar: 1h20 de carro
  • De Gibraltar para Ronda: 2h de carro
  • De Ronda para Málaga: 1h30 de carro
  • De Málaga para Granada: 1h40 de carro

Sul de Portugal

Se quiser já verificar os preços dos alugueis, saiba que existem dois comparadores de preços de aluguel de carros que fazem uma busca por todas as locadoras da Europa achando os melhores preços e promoções:

Opção 1: Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Esse comparador tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro, e por isso conseguem preços imbatíveis. Além disso eles parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais. Você realmente vai economizar muito.

Opção 2: Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros, que é o maior comparador do mundo. Ele é bem parecido com o anterior, mas tem mais empresas na sua busca e geralmente encontra preços ótimos e mais baratos do que o outro. A única diferença é que o sistema dele é internacional, então não é possível parcelar o valor, mas muitas empresas oferecem a opção de pagar somente lá na hora, o que é ótimo. Vale a pena conferir também, pois eles têm promoções bem agressivas em Portugal.

Roteiro de carro pela Europa

Documentos para alugar um carro em Portugal ou Espanha

Os únicos documentos que você vai precisar para alugar um carro é o seu passaporte e a carteira de habilitação do Brasil. Não é preciso tirar a PID, Carteira Internacional para Dirigir, diferente o que muitos pensam. Além disso, as rodovias, ruas e avenidas de Portugal e Espanha são excelentes! Eles contam com um sistema de trânsito super organizado, sem trânsito e muito fácil de dirigir.

Roteiro de 10 dias entre sul de Portugal e Espanha:

– Dia 1 do roteiro – Lagos

Normalmente os viajantes chegam a Portugal por Lisboa, mas começaremos esse roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha já por Lagos, no sul ocidental de Portugal, a oeste. Em Lagos, há lugares incríveis para conhecer. Na nossa opinião, vale conhecer a Praia da Dona Ana e a Praia do Camilo, que são as mais bonitas.

Mas há várias outras incríveis para ver, como a Praia dos Estudantes e a Praia do Pinhão. Escolha uma ou duas praias para visitar, e programe seu almoço já em Portimão, que fica a meia hora de carro de Lagos e tem mais opções de restaurantes.

Lagos, Portugal

Quando bater a fome, recomendamos que você pare no restaurante Dona Barca, que é bem famoso e segue a temática de praia. Vale a pena comer os pratos com frutos do mar e peixes, já que tudo lá é bem fresco. À noite, dirija meia hora de carro para Portimão, onde há uma boa oferta de hotéis para você passar essa noite, e a do dia seguinte.

– Dia 2 do roteiro – Portimão

Em Portimão há muito o que conhecer também! Você pode visitar a Praia do Vau, a Praia dos Três Irmãos e a Praia da Rocha – a última é a mais famosa, mas as duas primerias são nossas favoritas. Mas todas valem a visita, se você tiver fôlego para conhecê-las!

Finalize o dia em Portimão, conhecendo os bares locais – como o famoso Boogie Bar -, e durma na cidade. Há várias pousadas e hotéis por lá, e para ajudar a escolher o seu, você pode procurar nesse Pesquisador de Hotéis em Portugal, o maior site de reservas de hotéis do mundo, e o melhor lugar para reservar com confiança e segurança, por preços imbatíveis. Já que a ideia é só dormir no local, dá para economizar bem na hospedagem, e esse pesquisador ajuda muito! Se quiser se apronfundar, veja também nossa matéria de onde ficar em Portimão.

– Dia 3 do roteiro – Albufeira + Faro

No terceiro dia, parta direto para Albufeira. Em meia hora você chegará a esta linda cidade. É nessa região que você conhecerá a Praia da Marinha, que é uma das nossas favoritas, e com certeza vale a visita. Também vale visitar os mirantes e grutas da cidade. Destacam-se o Mirante do Rossio e o Mirante do Bem Parece, ambos sem grandes infraestruturas, mas com vistas exepcionais para a cidade. Sobre os passeios pelas grutas e túneis, pode-se visitar a Cova do Xorino, Lajem do Cónego e Cerro do Malpique.

Albufeira, Portugal

Você pode encaixar todos esses passeios no seu dia, e deixar par amoçar no centrinho de Albufeira, como no restaurante O Zuca, que tem frutos do mar e é bem avaliado. Ao final do dia, pode seguir para Faro, a capital do Algarve, que está a 40 minutos dali. Em Faro você descobrirá um centrinho super agradável para passear e locais para jantar, como o Columbus. Durma em Faro para economizar energias, pois você partirá para a Espanha no dia seguinte.

– Dia 4 do roteiro – Sevilha

Seu quarto dia começa com uma viagem de pouco mais de 1 hora de carro para Sevilha, o nosso primeiro ponto na Espanha. Sevilha é incrível, e para aproveitar bem o seu dia por lá, passeie pela Royal Alcázar, a Plaza de España e os arredores da torre La Giralda.

Sevilha, Espanha - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

Entre esses passeios, vale almoçar na região da Praça, que é mais central e tem muita oferta, e seguir para a Catedral de Sevilha e o Parque de María Luísa. Finalize o dia com as tradicionais “tapas” (ou petiscos) dos bares espanhóis – um muito bom para isso é o Pelayo Bar de Tapas, que é mais tradicional, ou o Manhattan river bar, mais moderno.

Nesta noite, você dormirá em Sevilha e, novamente, vale a dica de olhar o pesquisador de hotéis que citamos acima para encontrar uma opção boa e barata, só para dormir.

– Dia 5 do roteiro – Cádiz

Logo de manhã, pegue o carro e vá para Cádiz. Em pouco mais de uma hora você chegará a essa bela cidade e poderá poderá visitar, nessa ordem: a Plaza de San Juan de Dios, o Teatro Romano antigo, a Catedral de Cadiz, o castelo de San Sebastian, Alameda Apodaca Park e praia de La Caleta, para fechar o dia.

Cádiz, Espanha - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

Certifique-se de almoçar no Cadiz Taberna Almarcén, que é bom e tem ótimo preço para essa região, além de ficar na Plaza Libertad. À noite, você pode tomar drinks no famoso Woodstock Bar e aproveite para dormir na cidade.

– Dia 6 do roteiro – Gibraltar

Neste dia, você fará uma visita “atípica”. Dirigindo sentido sul por mais 1h20, saindo de Cádiz, poderá chegar a Gibraltar, que é um território britânico localizado na Espanha. O local tem paisagens bem inusitadas, como a Pedra de Gibraltar, a Caverna Saint Michael e os túneis de Great Siege, bem como o castelo mouro e o jardim botânico local. Dá para passar o dia todo explorando o território, e à noite dormir por lá, para descansar da caminhada.

Gibraltar, Espanha

– Dia 7 do roteiro – Ronda

Em seu sétimo dia de roteiro, dirija outras 2 horas com destino a Ronda, uma cidade montanhosa que já fica na na província espanhola de Málaga. Ela fica situada em cima de um desfiladeiro profundo, por isso é super diferente e bonita. Este desfiladeiro (El Tajo) separa a cidade nova do século XV da cidade velha, que data do domínio mouro.

Vale a pena cruzar a “Puente Nuevo”, uma ponte de pedra que atravessa o desfiladeiro, e que tem um mirante com vista; visitar o Palácio Mondragón (com a arquitetura mourisca e renascentista, do ano 1314, que abriga o Museu Municipal de Ronda) e os “banhos árabes”, local incrível do século 13 onde ocorriam os banhos romanos em águas termais.

Ronda, Espanha

A Plaza de Toros da cidade nova também vale a visita, pois é uma lendária praça de touros do século XVIII. Depois de passar pela cidade e explorar suas vistas, parta para Málaga em uma viagem de mais 1h30, e durma na cidade.

– Dia 8 do roteiro – Málaga

Seu quinto dia de roteiro será em Málaga, uma das nossas cidades favoritas do sul da Espanha. Uma vez em Málaga, visite a fortaleza de Alcazaba, o castelo Gibalfaro, o Teatro Romano e a Santa Igreja Catedral Basília da Encarnação – no meio do passeio, vale uma parada no restaurante Krakén, perto da catedral, para um almoço tardio.

Málaga - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

Acredite, à noite você estará bastante cansado, mas se ainda assim quiser sair, vague pelas ruas do centrinho (não são poucas!) e siga os bares de tapas e cerveja a 2 euros. Existem vários, e funcionam da seguinte forma: a cada cerveja pedida, você ganha um mini petisco para apreciar com a bebida! Durma na cidade neste dia.

– Dia 9 do roteiro – Málaga

Ainda em Málaga, comece o dia curtindo a praia urbana de La Malagueta e caminhe pelo moderno Muelle Uno, cheio de lojas e locais para almoçar. Se preferir comer em um local mais típico, vá à Antigua Casa de la Guardia comer tapas e beber um vinho malaguenho.

Praia em Málaga, Espanha - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

À tarde, conheça o museu de arte contemporânea Centro Pompidou (o úhnico fora da França), ou ao  Museu Picasso. E, no fim do dia, viaje cerca de 1h40 para dormir já em Granada e ter um dia inteiro para essa cidade.

– Dia 10 do roteiro – Granada

Granada é um pouco mais fria que Málaga, mas preserva locais históricos e encantadores. O mais famoso, e o qual você não pode perder, é Alhambra: comece o passeio cedo por lá, pois você passará algumas horas no local.

Granada, Espanha - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

Depois, aproveite o restante do dia caminhando pelo bairro de Albaicin, que tem vistas lindas, e coma em locais típicos, como o Las Tomasas. Se houver tempo, visite a catedral de Granada e a basílica de San Juan de Dios. Também vale visitar as lojinhas de Rambla, região que o fará se sentir em Marrocos!

Córdoba, Espanha - Roteiro ideal de 7 dias pelo sul de Portugal e Espanha

  • Dica para o roteiro: como este roteiro envolve muitas viagens de carro, não deixe de ter sempre um estoque de água e lanches rápidos para comer no trajeto, especialmente no café da manhã. Parece besteira, mas isso te fará economizar muito tempo e dinheiro na viagem. Aproveite para comprar nos mercados lanches típicos, como os queijos portugueses e presuntos espanhóis.
  • Qual moeda levar? A moeda em ambos os países, e a única a ser utilizada nessa viagem, é o euro.
  • Covid-19: a Espanha reabriu a fronteira a brasileiros vacinados em 2021, portanto, certifique-se de viajar com um certificado das três doses (ou duas, tomadas a menos de 270 dias do embarque).
  • Fronteiras: quando se viaja de carro, normalmente, você cruza as fronteiras entre Portugal e Espanha sem precisar parar ou declarar sua mudança de país.

Onde ficar em cada cidade?

Para não perder tempo procurando onde ficar em cada uma dessas cidades que citamos acima para dormir, indicamos abaixo alguns dos lugares que mais gostamos de ficar, para economizar:

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias pelo sul de Portugal e Espanha, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo.

Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos.

Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *