Portugal

Roteiro de seis dias em Portugal

Confira o roteiro de seis dias em Portugal que criamos para quem quer conhecer as principais cidades e pontos turísticos desse país cheio de história, gastronomia e cultura!

Museu dos Azulejos, Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Primeiro dia em Portugal – Porto

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e a segunda principal, recebendo turistas o ano inteiro. Há muitos pontos turísticos no Porto que devem ser visitados, mas como o tempo não é muito longo, o melhor é ver o roteiro de um dia no Porto para se inspirar e ver o que não pode ficar de fora nessa viagem.

O Rio Douro e a Ribeira são o ponto forte e cartão postal da cidade, então a visita é essencial. Se fizer calor ou bom tempo, não deixe de fazer um passeio de barco pelo Rio Douro, que é uma experiência muito legal e você acaba vendo o Porto de um lado e Vila Nova de Gaia do outro.

Passeio de barco pelo Rio Douro

Depois, aproveite para ir até os Jardins do Palácio de Cristal, que fica numa região mais alta da cidade, com uma bela vista do Porto, tendo a oeste a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro. O Palácio de Cristal hoje em dia funciona apenas como um pavilhão esportivo.

Perto está um famoso restaurante, o Capa Negra, para experimentar a comida típica do Porto: a francesinha. Nada mais é do que um enorme sanduíche servido em prato e que se come com talheres, pois leva muitos ingredientes como linguiça, salsicha, carne, presunto, entre outros e coberto por queijo derretido e um molho específico e apimentado, também cheio de ingredientes.

Segundo dia em Portugal – Coimbra

No seu segundo dia do roteiro de seis dias em Portugal, pegue a estrada cedinho do Porto a Coimbra (117 km; mais ou menos 1h de carro) e comece por visitar a Sé Velha, a antiga Catedral de Coimbra. Ela foi construída no século XII a pedido de D. Afonso Henriques – o primeiro rei de Portugal.

O Largo da Sé é rodeado de bares da faculdade, então se você for na época escolar verá os estudantes todos os dias tomando uma cerveja e conversando. A Sé Nova, como o nome já diz, é mais recente, mas não tanto assim, já que foi construída no final do século XVI. Ela apresenta arquitetura do estilo barroca e renascentista.

Sé Nova de Coimbra

Depois de visitar a Sé, visite a Biblioteca Joanina, que é um dos pontos turísticos de Coimbra mais atrativos. Ela fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O edifício foi construído entre 1717 e 1728.

Logo a seguir fica a Capela S. Miguel, também do século XVI e muito bonita. Dentro da Universidade ficam três lugares imperdíveis, a Sala das Armas, onde acontecem os atos solenes da universidade, a Sala dos Capelos, onde se coloca o ”chapéu” aos graduados e a Sala do Exame Privado, onde ocorreu a primeira reunião da universidade.

  • À tarde, também pode visitar o Portugal dos Pequenitos, um espaço incrível para ir também com as crianças, onde estão representadas (em miniaturas) as principais cidades e atrações do país.

Portugal dos Pequenitos em Coimbra

Terceiro dia em Portugal – Fátima e Óbidos

Durma em Coimbra e, no terceiro dia, pegue o carro e desça para Fátima (85 km). O Santuário de Fátima é conhecido mundialmente e é o principal ponto de peregrinação em Portugal. O passeio é válido para todos, e não somente para os católicos e praticantes. Nele você pode ver as duas basílicas, a sala das velas e conhecer o local onde a nossa Sra. de Fátima apareceu aos Três Pastorinhos.

Fátima, Portugal

À tarde, pegue novamente a estrada e dirija até Óbidos (88 km), que é uma pequena cidadezinha que fica perto de Lisboa e que encanta – principalmente no outono e inverno, que é quando os turistas mais a visitam.

Em Óbidos não há muito o que ver, apenas passear pelas ruas da cidade, subir à muralha do Castelo, e visitar as diversas igrejas que ficam pela cidade. Depois de visitar Óbidos e experimentar o licor local (a ginja!), que é servida num copinho de chocolate, escolha entre ficar hospedado por lá ou dirigir até Lisboa (mais 1 hora de carro), para dormir.

Óbidos, Portugal

Quarto dia em Portugal – Sintra

No quarto dia do seu roteiro de seis dias em Portugal, vá até Sintra, uma cidade perto da capital e que é um encanto. Sintra é pequena, e é a Serra  que tem a maioria dos pontos turísticos de Sintra. Dedique um dia inteiro para conhecer a cidade, pois todos os palácios da vila merecem ao menos duas horas de dedicação.

No topo da serra fica o Palácio da Pena, um dos cartões postais da cidade. O Castelo dos Mouros fica também no alto, em uma outra ponta da serra e da qual se vê o Palácio da Pena e garante fotos lindas. Ao descer, verá ouros palácios dignos de sua visita: o Palácio de Montserrate, o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira, entre outros pontos turísticos.

Palácio da Pena em Sintra

Quinta dia em Portugal – Lisboa

Passe os últimos dois dias de viagem na capital, Lisboa, para conhecer o máximo de atrações e pontos turísticos. O clima de Lisboa depende muito da época em que você viaja, mas no geral as temperaturas são boas e não faz muito frio. Se estiver viajando no verão, também vale dedicar uma manhã ou tarde para conhecer a cidade vizinha, Cascais, que é linda!

A dica aqui é escolher um bairro cêntrico para evitar perder tempo em deslocamentos. Logo no primeiro dia, comece por visitar Belém, onde ficam alguns pontos de interesse bem interessantes e importantes: o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Aproveite também para experimentar os famosos Pastéis de Belém!

Pastelaria de Belém em Lisboa

Esses três pontos turísticos já vão ocupar toda a manhã, mas dependendo do tempo que você leve para visitar, pode ocupar o começo da tarde. Depois, faça um passeio pelo centro da cidade usando o elétrico 28 (aquele bondinho amarelo!), e visite os principais lugares históricos do centro, como a Sé de Lisboa e o Castelo de São Jorge. Para terminar o dia, veja a cidade do alto subindo o Elevador da Glória ou o Elevador Santa Justa.

Elevador da Glória em Lisboa

Sexto dia em Portugal – Lisboa

No seu segundo dia em Lisboa e último dia do roteiro de seis dias em Portugal, vá até uma área bem moderna de Lisboa e que contrasta com o que você viu no primeiro dia: o Parque das Nações. Ele foi construído para a grande Expo Mundial de 1998 e deixou um legado lindo, moderno e turístico para Lisboa.

Lá há o Teleférico de Lisboa, por onde você pode admirar todo o Rio Tejo e ver a cidade do alto! Também há o Oceanário de Lisboa, que é considerado um dos maiores aquários do mundo – e é incrível para quem está com crianças, já que conta com pinguins, tubarões, arraias, cavalos marinhos e animais que as crianças adoram, e até os adultos se encantam.

Oceanário de Lisboa

Almoce nesta região e, à tarde, volte para o centro para conhecer a região do Bairro Alto, Príncipe Real e Marquês do Pombal. A dica é ir do Príncipe Real e descer até o Marquês, pois assim conseguirá ver do alto o Parque Eduardo VII, um lugar lindo e de onde se consegue ver o Rio Tejo.

Se ainda tiver tempo, vá até o Cais do Sodré, passe pela “rua cor de rosa” e dedique as últimas horas em Lisboa a conhecer o Mercado da Ribeira (ou Time Out), um antigo mercado e que hoje em dia é um dos lugares mais legais de Lisboa para petiscar, almoçar, jantar ou só passear.

Parque Eduardo VII em Lisboa

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro de seis dias em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro de seis dias em Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

4 comentários

  1. Olá
    Parabéns pelo blog! Estou com o desafio de montar um
    Roteiro de 6 dias para minha esposa e eu que estaremos comemorando 20 anos de casados. Já comprei as passagens com saída e retorno por Lisboa. Vi o roteiro de 6 dias iniciando em Porto, mas estou preocupado com o tempo de deslocamento. Alguma sugestão de como fazer o melhor roteiro partindo de Lisboa nestes 6 dias? Alguma sugestão especial para surpreendê-la na data das bodas? Obrigado!

    1. Oi José, tudo bem?

      Que legal, parabéns para vocês! Já deu uma olhada no nosso roteiro de seis dias por Lisboa? Tem dicas bem legais. Fora isso acho que não pode faltar um jantar bem especial em um restaurante top, um estabelecimento muito elogiado por lá é o Alma.

      Beijos

  2. Olá! Parabéns pelo blog, muito completo o roteiro, estou adorando. Viajo em julho com um bebê de dois anos e a sugestão de deslocamento é sempre de carro. Tem como fazer o roteiro de trem?

    1. Oi, Ludmilla. Claro! O carro dá mais conforto, mas é super possível fazer de trem. Só planeje bem, pois às vezes as passagens não são tão baratas quanto imaginamos, ainda mais no verão europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *