Portugal

Que língua falam em Portugal

Saiba qual língua falam em Lisboa e no resto de Portugal, e como se comunicar quando estiver viajando por uma das cidades mais bonitas da Europa. Confira:

Variações da língua portuguesa

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Que língua se fala em Portugal?

Em Portugal, fala-se português, mas como em todos os lugares, cada região tem sua forma de pronunciar as palavras. Quem é de Lisboa fala de um jeito mais vocalizado e “aberto” do que outras cidades do norte do país, por exemplo, embora a fala deles, em geral, seja mais “fechada” que a nossa. Cada região do país tem sua forma de pronunciar as palavras e de dar entonação; no Porto, ainda, é muito usual não fazerem distinção da pronúncia do “b” e “v”.

Português do Brasil X Português Europeu

Se você é brasileiro e está preocupado em entender os portugueses, não se preocupe. Algumas palavras são de fato muito diferentes, como ”ônibus”, que é ”autocarro”; e o sotaque dos portugueses é muito mais fechado do que o português do Brasil.

No entanto, os portugueses estão muito acostumados a consumir a cultura dos brasileiros e falar com eles, então pode ser que eles até tentem forçar o sotaque do Brasil para se fazerem entender. Caso isso não aconteça, também não se preocupe: eles costumam ser receptivos, e darão um jeito para que você os entenda. Veja a seguir uma lista de palavras que são diferentes em Portugal:

açougue – talho
aeromoça – hospedeira de bordo
bala – rebuçado
banheiro – casa de banho
calcinha – cueca
carteira de identidade – bilhete de identidade
carteira de motorista – carta de condução
celular – telemóvel
faixa de pedestres – passadeira
fila – “fila” ou “bicha” (no norte do país)
legal – fixe (gíria)
lugar – sítio
mensalidade – proprina
muito – “muito” ou “bué” (gíria)
ônibus – autocarro
pedestre – peão
ponto de ônibus – paragem
relva – grama
rotatória – rotunda
sorvete – gelado
suco – sumo
tela – ecrã
tênis – sapatilha
trem – comboio
vaso sanitário – sanita ou retrete

Exemplo de diferença entre português do Brasil e português europeu

Banner-Gabr

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre que língua falam em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre que língua falam em Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre que língua falam em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *