Portugal

Pontos turísticos de Portugal

Conheça os principais pontos turísticos de Portugal e saiba quais cidades visitar no país, de acordo com seus monumentos, museus e lugares mais interessantes. Cada região é totalmente única e incomparável às outras, com seus costumes, jeitos e inclusive sotaques. Se quiser, veja também o nosso roteiro de carro por Portugal!

Vista do Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

1) Torre de Belém em Lisboa

A Torre de Belém em Lisboa é o cartão-postal da cidade e não deve ficar de fora da lista do que fazer em Lisboa. Situada às margens do Rio Tejo, a torre já serviu como forte, prisão, alfândega e farol. Ela foi construída há mais de 500 anos, e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal. A dica para quem não quer gastar para conhecer e Torre é ir no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. Mas atenção: chegue cedo, pois o local é disputado nesse dia! Não se esqueça de levar sua câmera fotográfica quando for à Torre, pois o cenário é simplesmente maravilhoso. Mais abaixo vamos dar também dicas de onde comprar os ingressos para ela e outras atrações, da forma mais cômoda e barata.

Torre de Belém de Lisboa

2) Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Outro ponto turístico super bacana em Lisboa e que você não pode deixar de visitar é o histórico Mosteiro dos Jerónimos. O Mosteiro dos Jerónimos foi idealizado em 1496, pelo rei Dom Manuel I, que pediu à Santa Sé autorização para construí-lo. A construção levou mais de 90 anos para ficar pronta e depois da inauguração, o Mosteiro dos Jerónimos se tornou um dos maiores de Portugal. Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes na capela-mor da Igreja e capelas laterais ao mosteiro.

Visitar o Mosteiro dos Jerónimos

3) Palácio Nacional da Pena em Sintra

O famoso Castelo da Pena, também chamado de Palácio da Pena, fica em Sintra, uma cidade vizinha de Lisboa, mas super próxima dela. O palácio foi residência de Carlos I e sua família, e foi sua esposa, a Rainha D. Amélia, que o usou para ficar com as amigas e seus cachorros de estimação. É um passeio imperdível de Sintra!

Palácio Nacional da Pena em Sintra

4) Castelo de São Jorge em Lisboa

Outro ponto turístico histórico é o Castelo de São Jorge. Erguido para proteger a cidade dos romanos há centenas de anos, a belíssima construção fica em uma área alta de Lisboa, da qual se tem uma vista espetacular da cidade. Uma das torres do Castelo de São Jorge, inclusive, tem mais de 100 metros de altura e oferece uma vista inigualável da cidade. Era nessa torre que antigamente ficavam guardados os tesouros da família real. O castelo é um lugar histórico muito bonito em qualquer hora do dia. Mesmo que você vá ao anoitecer, há luzes que iluminam todo o Castelo de São Jorge, deixando o ponto turístico ainda mais bonito.

Castelo de São Jorge em Lisboa

5) Ponte D. Luís em Porto

A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.

Ponte D. Luís no Porto

6) Biblioteca Joanina em Coimbra

A cidade de Coimbra é muito famosa graças à universidade que leva seu nome, a Universidade de Coimbra. É dentro dela que fica a incrível Biblioteca Joanina, que data do século XVIII, e tem um estilo predominantemente rococó – por isso, é considerada uma das bibliotecas europeias mais originais no estilo barroco. O local é um grande centro de pesquisas, mas é também alvo de espetáculos e outras manifestações culturais.

Biblioteca Joanina em Coimbra

7) Quinta da Regaleira em Sintra

Também localizada na Serra de Sintra, assim como o Palácio da Pena e muitos outros pontos turísticos, a Quinta da Regaleira é um palácio enorme que Carvalho Monteiro, um brasileiro filho de portugueses, mandou construir quando voltou para Portugal. O lugar possui ao todo 4 hectares com vários palacetes, grutas, lagos e atrações místicas – cada uma mais linda do que a outra! O lugar tem um ar mágico, e preserva muitos cômodos antigos e sua arquitetura da época.

Quinta da Regaleira em Sintra

8) Palácio da Bolsa em Porto

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século 19, e demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Fica na R. de Ferreira Borges. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Palácio da Bolsa no Porto

9) Livraria Lello e Irmão em Porto

A Lello é a livraria mais conhecida de Portugal e uma das mais famosas do mundo. Ela fica localizada em um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português, com uma fachada de arco e duas vitrines laterais. No interior da Livraria Lello, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling, morou na cidade do Porto. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Livraria Lello no Porto

10) Monumento aos Descobrimentos em Lisboa

Localizado no bairro de Belém, em Lisboa, o Monumento aos Descobrimentos é o símbolo máximo das conquistas marítimas dos portugueses. O monumento possui forma de caravela, com três grandes velas. No chão há também uma rosa dos ventos, uma sereia Neptuno e figuras místicas. Dentro do monumento, por sua vez, há uma espécie de auditório e museu.

Monumento aos Descobrimentos em Lisboa

11) Capela dos Ossos em Évora

A Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos e visitados da cidade de Évora. Ela fica dentro da Igreja São Francisco e o destaque da capela é que seus pilares e paredes estão decorados com crânios e ossos. Apesar de ser um pouco macabra, é uma construção bem original, uma vez que todos os ossos vieram dos vários cemitérios que existiam na cidade. Observe que dentro há vários poemas – inclusive, na entrada, a primeira frase que o turista lê é: ”Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

Capela dos Ossos em Évora

12) Praia da Marinha no Algarve

A Praia da Marinha fica em Lagoa, na região do Algarve. É uma das melhores praias de Portugal, estando também na lista das 100 mais bonitas do mundo. O que destaca nessa praia são as grandes formações rochosas e os desenhos e formatos delas, provocados pelas erosões do mar e vento. Ela é inclusive um pouco parecida com a Kleftiko Beach, uma das melhores praias da Grécia.

Praia da Marinha - Algarve

13) Castelo de Óbidos

A pitoresca vila de Óbidos é muito lembrada por suas construções antigas muito charmosas – em especial, o Castelo de Óbidos. De origem romana, o Castelo de Óbidos serviu como fortificação há muitos anos para a cidade. Ele está localizado em um penhasco na freguesia de Santa Maria, e é um verdadeiro símbolo histórico de Portugal, estando completamente restaurado e sendo hoje um dos mais belos castelos em atividade. Atualmente um hotel está em funcionamento em suas instalações.

Castelo de Óbidos

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos de Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos turísticos de Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre os pontos turísticos de Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Onde comprar os ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal?

A primeira dica é sempre comprar os ingressos e passeios de Portugal pela internet. É sempre mais barato do que na hora, você compra com empresas de confiança e não perde tempo na viagem resolvendo essas coisas. Nós sempre pesquisamos bastante e nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Lisboa vista do alto

E tem também esse site de passeios e excursões que é excelente. Os preços são ótimos e tem excursões incríveis para todas as cidades de Portugal. Nós fizemos as excursões para Fátima, Sintra e Cascais, todas saindo de Lisboa ou Porto. Nós amamos e achamos o serviço deles muito bom. Os dois sites são de confiança e tem os melhores preços.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *