Portugal

Como é o verão em Portugal

Confira aqui como é o verão em Portugal, um país com climas bem diferentes em cada cidade, e saiba quais os programas e passeios mais legais dessa estação! Veja nosso guia completo:

Praia no Algarve no verão

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima de verão em Portugal?

Depende. Portugal é um país do hemisfério sul, com um formato mais “vertical”, o que significa que suas cidades mais ao norte tendem a ser mais frias que as do sul, assim como seu interior costuma ter temperaturas mais extremas do que o litoral (ou seja, o frio é mais frio, e o calor é mais quente, a depender da época do ano).

Praia da margem sul de Lisboa

Falando especificamente do verão, as temperaturas também variam bastante. No geral, o clima é quente (especialmente em julho e agosto), permitindo passeios na praia e ao ar livre. Veja abaixo as mínimas e máximas de algumas das principais cidades, para ter uma referência para sua viagem:

  • Porto (norte): 14ºC a 25ºC.
  • Lisboa (centro): 16ºC a 31ºC.
  • Albufeira (sul): 17ºC a 32ºC.

O que levar na mala de verão em Portugal?

Isso também vai depender se você vai para o norte, centro ou sul do país. De forma geral, leve roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus, além de óculos de sol e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante – ainda mais à noite! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.

Guimarães, Portugal

Banner-Gabr
  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

O que aproveitar em Portugal no verão?

1. Praias

Essa é uma das estações mais ensolaradas do ano, o que é ideal para conhecer as praias de Portugal! Dica: se estiver no norte, separe ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional no norte de Portugal com lagoas belíssimas! Se estiver no sul, aproveite as paisagens praianas do lindo Algarve, nome de toda região sul mais costeira do país. Algumas de nossas praias favoritas são:

  • Praia da Rocha – Portimão/Algarve
  • Praia da Marinha – Lagoa/Algarve
  • Portinho da Arrábida – Setúbal/mais próxima de Lisboa

Praia perto de Lisboa

Veja também por cidade:

2. Festa de São João / Santos Populares

De 23 a 24 de junho ocorre o famoso São João em diversas cidades do país, especialmente no Porto e, no dia 24, em Lisboa. Ela tem o mesmo estilo da Festa de Santo Antônio, em que pessoas vão à rua comer, beber, dançar e curtir com os amigos essa grande festa a céu aberto – quase como um Carnaval brasileiro!

Festa de São João / Santos Populares

3. Festivais de música

Em junho e julho, especialmente, há MUITOS festivais em todo o país, mas especialmente em Lisboa, Porto e praias do Algarve. Alguns deles são:

  • Meo Sudoeste em Lisboa: música eletrônica, pop e rap.
  • NOS Alive em Lisboa: música eletrônica, pop e rap. Assim como o Meo, ele costuma receber atrações nacionais e internacionais.
  • Outjazz em Lisboa: para quem prefere um jazz, há o, um festival de músicas nos parques!
  • Monsanto Open Air em Lisboa: são alguns concertos abertos de música variada que acontecem no parque de Monsanto.
  • Serralves em Festa: o maior festival de arte contemporânea de Portugal realiza-se no início de junho. No Serralves em Festa há 50 horas ininterruptas de atividades artísticas, como exibições e mostras, espalhadas por vários espaços culturais da cidade.
  • NOS Primavera Sound: festival de música muito frequentado por jovens, que reúne alguns dos maiores nomes do rock, pop, dance etc, para shows por um final de semana inteiro.
  • Festival Ritmos do Mundo: realizado em Gaia, o festival homenageia a cultura portuguesa e brasileira através da música, workshops, exposições, gastronomia e espectáculos circenses, entre outros eventos.
  • Porto Pride: um dos eventos mais importantes do calendário do Porto desde a sua primeira edição em 2001 é o Porto Pride, que são vários dias de eventos LGBTQ de Portugal. Espere muita emoção e uma longal parada no último dia de evento.

Festivais de música em Portugal

4. Pôr do sol nos miradouros

O verão é a estação perfeita para adimirar o pôr do sol estando em um dos VÁRIOS mirantes que existem em Lisboa. O clima é ótimo, e o céu limpo permite uma melhor visão da cidade. Nossos favoritos são o Miradouro da Santa Luzia e o da Senhora do Monte, na região da Graça.

Pôr do sol nos miradouros de Lisboa

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre como é o verão em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre como é o verão em Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre como é o verão em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *