Portugal

Como é o inverno em Portugal

Descubra aqui como é o inverno em Portugal, um país com climas bem diferentes em cada cidade, e saiba quais os programas e passeios mais legais dessa estação! Veja nosso guia completo:

Clima de Inverno no Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima de inverno em Portugal?

Depende. Portugal é um país do hemisfério sul, com um formato mais “vertical”, o que significa que suas cidades mais ao norte tendem a ser mais frias que as do sul, assim como seu interior costuma ter temperaturas mais extremas do que o litoral (ou seja, o frio é mais frio, e o calor é mais quente, a depender da época do ano).

Clima de Inverno em Lisboa

Falando especificamente do inverno, as temperaturas também variam bastante. No geral, o clima é bem frio (especialmente em dezembro e janeiro) e chuvoso, havendo até neve no norte do país. Veja abaixo as mínimas e máximas de algumas das principais cidades, para ter uma referência para sua viagem:

  • Porto (norte): 6ºC a 14ºC.
  • Lisboa (centro): 8ºC a 15ºC. *A depender do ano, a mínima pode ser ainda menor.
  • Albufeira (sul): 10ºC a 17ºC.

Neve em Portugal

Onde ver neve em Portugal? Em cidades do extremo norte, como Braga, Guimarães, na Serra da Estrela, na Serra do Marão, na de Montesinho e Serra do Gerês, que alcançam temperaturas negativas.

Banner-Gabr

O que levar na mala de inverno para Portugal?

Isso também vai depender se você vai para o norte, centro ou sul do país. De forma geral, leve casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O frio não é brincadeira no inverno de Portugal! Você também pode comprar roupas por lá, já que a oferta e preços costumam ser melhores. Lojas como a Lefties e Decathlon são boas opções, com bons preços!

Inverno no Porto

O que aproveitar em Portugal no inverno?

Nos dias mais frios, ou nas noites de inverno, se abrigue em shoppings e museus – já que há muitos nesse país! Veja abaixo algumas opções em matérias nossas:

Museu em Bragança

1. Pistas de patinação

Na época do Natal, também é comum começar a ver pistas de gelo – para  diversão das crianças e adultos! Você provavelmente encontrará algumas no Parque Eduardo VII e no shopping UBBO (ambos em Lisboa). Nas regiões de Cascais e de Almada (essa, depois do Rio Tejo) também estão surgindo mais pistas.

Pistas de patinação

2. Serra da Estrela

Se puder e tiver tempo de viagem, tire um a dois dias e vá para a Serra da Estrela, no norte do país. A viagem não dura mais do que 4 horas de carro, e vale muito a pena no inverno. Lá você não só poderá ver neve e esquiar, como provará o autêntico e premiado queijo da Serra da Estrela, super cremoso!

Serra da Estrela - Estação de esqui

3. Comer castanhas assadas

No inverno, não deixe de provar as tradicionais castanhas assadas que são vendidas em carrinhos de rua. Outras comidas típicas da época do inverno são o cozido a portuguesa, a açorda alentejana, o arroz de polvo e os pastéis de bacalhau com arroz de tomate.

Castanhas assadas

4. Tomar vinhos e visitar vinícolas

Não há clima melhor para tomar vinho do que o friozinho do inverno. Portugal produz muitos dos melhores vinhos do mundo, e por isso os turistas tendem a aproveitar muitos vinhos quando viajam para o país – até porque é bem difícil achar esses vinhos fora de Portugal com os mesmos preços baixos.

Solar do Vinho do Porto em Lisboa

Há vários locais para fazer degustação de vinhos em Lisboa, como o Solar do Vinho do Porto, que fica no Bairro Alto, e o The Wine Tasting Room, em Terreiro do Paço. Se quiser se aprofundar, leia nossa matéria de vinícolas em Lisboa. Já no norte do país, a situação é ainda melhor, já que lá você consegue visitar dezenas de vinícolas! Conheça pelo menos uma dentre as melhores Caves de vinho do Porto.

5. Ver as ondas da Nazaré

Nazaré é uma cidade muito famosa por suas ondas gigantes, procuradas por surfistas e admiradores. Elas podem ser vistas do Forte de São Miguel Arcanjo, que garante fotos incríveis com a formação das enormes ondas, criando uma ilusão de ótica muito legal (como na foto abaixo).

Parece que as ondas enormes estão ali perto de você! No entanto, essas grandes ondas só acontecem no inverno, especialmente em dezembro, quando é a alta temporada para o surf em Portugal. Portanto, aproveite a temporada!

Ondas da Nazaré

6. Visitar cidades do interior

Pequenas cidades do interior costumam ter seus próprios festivais no inverno. Vale a pena visitar, por exemplo, Óbidos. Desde 2002, essa cidade sedia o Festival Internacional de Chocolate, um evento delicioso da cidade!

Ele acontece sempre no fim do inverno ou início da primavera, e oferece atividades para adultos e crianças, em uma extensa programação de música e aulas, além de barraquinhas de diferentes tipos de chocolates, servidos de variadas formas. E Óbidos também costuma receber uma feirinha natalina super tradicional no inverno!

Ginjinha de Óbidos

7. Visitar monumentos fechados

A lista é infinita: mosteiros, palácios, torres, igrejas… Em cada cidade de Portugal você encontrará vários monumentos fechados, que assim como os museus, são ideais para se proteger no inverno.

Mosteiro de Santa Clara em Coimbra

Veja também:

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre como é o inverno em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre como é o inverno em Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre como é o inverno em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo.

Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos.

Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *