Óbidos

Vila de Óbidos em Portugal

Conheça Óbidos, uma vila pitoresca em Portugal muito charmosa e que fica perto de Lisboa, a cerca de 85 km, e ideal para um bate e volta desde a capital. Falamos aqui um pouco sobre as tradições dessa cidade e, principalmente, as atrações mais legais que você pode conferir nela. E não deixe de ver no final da matéria a nossa dica para fazer todos esses passeios gastando muito pouco e com transporte gratuito!

Vila de Óbidos

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

Por que visitar Óbidos?

Óbidos é uma cidade que fica no interior de Portugal, no distrito de Leiria, e que encanta todos os que a visitam por suas tradições, festas típicas e peculiaridades. A cidade tem cerca de 12.000 habitantes, e o mais interessante é que fica dentro de uma grande muralha de época romana. Tanto é que seu nome ”Óbidos” vem do romano ópido, que significa “cidade fortificada”. A área amuralhada continua com a mesmas dimensões da época, com 14,5 hectares. Mas infelizmente, com o terremoto de 1755, várias partes da muralha foram derrubadas. O último movimento histórico mais famoso e que a vila presenciou foi as reuniões preparatórias para a Revolta de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, uma revolução que depôs o regime ditatorial de Portugal e de onde surgiu então a democracia.

Pontos turísticos de Óbidos

Como Óbidos sempre pertenceu às diferentes rainhas de Portugal, a vila sempre foi cuidada com muito carinho e possui um ar muito romântico. Entre seus pontos turísticos se destacam alguns que citamos abaixo:

1) Porta da Vila

A Porta da Vila, que era o principal acesso à vila antigamente, é um ponto marcante de Óbidos. Ela está decorada com azulejos tradicionais portugueses, representando a Paixão de Cristo, e acabou se tornando um símbolo da cidade por abrigar tanta história.

Porta da Vila em Óbidos

2) Castelo de Óbidos

De origem romana, o Castelo de Óbidos serviu como fortificação há muitos anos para a cidade. Ele está localizado em um penhasco na freguesia de Santa Maria, e é um verdadeiro símbolo histórico de Portugal, estando completamente restaurado e sendo hoje um dos mais belos castelos em atividade. Atualmente um hotel está em funcionamento em suas instalações.

Castelo de Óbidos

3) Igrejas de Óbidos

Como uma cidade histórica, Óbidos tem igrejas belíssimas e que remontam à história da cidade. São lugares simples, sem nomes famosos, mas cheios de detalhes e significados, e que vale a pena conferir caso você queira se conectar ainda mais à cidade. São verdadeiros pontos turísticos daqui! A mais famosa é a incrível Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos.

Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos.

4) Aqueduto de Óbidos

O aqueduto de Óbidos conta com 3 km e foi construído a mando da Rainha D. Catarina de Áustria. Ele também é chamado de Aqueduto da Usseira, uma vez que é ali o seu início, e revolucionou o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos quando criado.

Aqueduto de Óbidos

5) Rua Direita

Essa é a principal rua da cidade, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Ela é recheada de comércio e história, com casinhas antigas e lojinhas de ruas, além de ter muitos pontos turísticos e bons restaurantes próximos. Local imperdível na viagem a Óbidos!

Rua Direita em Óbidos

6) Vila do Natal em Óbidos

Em Óbidos acontecem vários eventos durante o ano que fazem com que a cidade receba ainda mais turistas. Um desses casos é no Natal, quando acontece a Vila de Natal de Óbidos. Nessa época, há vários eventos especiais como pista de patinação no gelo, trenzinhos, carrosséis, casa do Papai Noel, mercados típicos de Natal, cânticos ao menino Jesus, entre outras atividades muito legais. Essa Vila de Natal acontece durante o mês inteiro de dezembro.

Vila Natal em Óbidos

7) Feirinha Medieval em Óbidos

Durante os meses de verão, normalmente entre julho e agosto, Óbidos realiza sua tradicional Feira Medieval, onde há desfiles em trajes romanos, comidas típicas, as crianças podem se vestir de princesas e guerreiros, entre outras atividades muito legais. A ideia é reviver a época da Idade Média, então inclusive a moeda (euro) é trocada por uma moeda da época, chamada de Torreão. O bilhete custa 7€ e crianças até 11 anos não pagam. O aluguel de trajes, participação dos serões medievais e todos esses extras são à parte.

8) Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Desde 2002, Óbidos sedia o Festival Internacional de Chocolate, um evento delicioso da cidade! Ele acontece sempre no fim do inverno ou início da primavera, e oferece atividades para adultos e crianças, em uma extensa programação de música e aulas, além de barraquinhas de diferentes tipos de chocolates, servidos de variadas formas.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Passeio completo por Óbidos e Fátima (com translado grátis!)

Temos uma super dica para quem quer conhecer Óbidos (e Fátima) da melhor maneira possível. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz esse e outros tours guiados de forma privativa (com carro e guia turístico exclusivos!), a preços MUITO bons mesmo. Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Sintra e Porto – tudo com completa assessoria!

O Tour de Óbidos e Fátima é um dos três mais vendidos, junto aos de Sintra e de Lisboa. Você verá castelos, parques, jardins, igrejas… Tudo junto ao olhar de um profissional, que contará as histórias daquele lugar e mostrará cantos escondidos, que nem todos os turistas percebem. O itinerário proposto vai das visitas ao Santuário de Fátima (com missa na Capela das Aparições), Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Vila da Nazaré e até a Vila de Óbidos, com direito a Ginginha no copo de chocolate. Mas por ser um passeio privado, o cliente tem a total liberdade de escolher os lugares a visitar, e o passeio é todo feito em português do Brasil!

Rua de Óbidos

Se quiser, entre aqui no site de passeios por Portugal e confira todos os passeios disponíveis O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis! Na hora de fazer a compra dos seus passeios, basta digitar no campo de observações “Vim do Grupo Dicas!”. Eles saberão que você veio do nosso blog e você vai ganhar um atendimento exclusivo, além dos descontos que citamos.

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre a Vila de Óbidos em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre a Vila de Óbidos em Portugal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre a Vila de Óbidos em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *