Lisboa

O que fazer de graça em Lisboa

Descubra todas as coisas que há para fazer de graça em Lisboa! Há diversos passeios muito interessantes nos quais não é preciso pagar nada (que são “à borla”, como os portugueses constumam dizer), e que o farão economizar muito na viagem. Lisboa é uma das capitais com mais atrativos gratuitos para você conhecer, então aproveite!

Mirante em Lisboa

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Lisboa e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Conhecer os miradouros

Existem dezenas de miradouros em Lisboa, que nada mais são do que pontos mais altos da cidade, com lindas vistas. Mesmo que você tenha pouco tempo de viagem, vale a pena visitar ao menos um deles! Os principais são o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro de Santa Catarina em Lisboa, que sempre têm gente, mas há outros ótimos como o Miradouro da Senhora do Monte em Lisboa e os vários outros da região de Alfama. Um mirante que tem se destacado nos últimos tempos e é bastante incomum é o Panorâmico de Monsanto, que tem uma vista 360º da cidade, e fica no Alto da Serafina. O local é um antigo restaurante abandonado, e por isso tem uma estética bem “street”, com muitos grafites.

Panorâmico de Monsanto

2. Explorar o Chiado

Reserve uma parte da viagem para caminhar pelo belo Bairro Chiado, considerado junto com o Bairro Alto, um dos bairros mais boêmios da capital portuguesa, cheio de bares, restaurantes, cafés, lugares históricos e belos prédios. O Chiado está localizado entre os bairros da Baixa Pombalina e Bairro Alto, no coração de Lisboa. O lugar sempre teve seu charme por ser um reduto de artistas, poetas, escritores e intelectuais de Lisboa.

Chiado, Lisboa

Hoje, o Chiado é um dos pontos mais visitados pelos turistas que buscam conhecer famosos pontos do bairro como a ancestral Livraria Bertrand, aberta desde 1732, o centenário Café à Brasileira, onde está a estátua de Fernando Pessoa, os Armazéns do Chiado, a Praça Luís de Camões e o Museu de São Roque, que é um dos mais antigos de Lisboa com um acervo rico em arte sacra.

Banner-Gabr

3. Tirar fotos na Praça do Comércio

A Praça do Comércio, também conhecida como Praça Terreiro do Paço, é a praça mais famosa da Baixa de Lisboa, localizada bem ao lado do Rio Tejo, onde era o antigo palácio dos reis de Portugal. Só para se ter uma ideia, a praça é uma das maiores da Europa, medindo 180 m x 200 m, e já foi utilizada como residência do rei Manuel I, juntamente com a sua biblioteca com mais de 70.000 volumes. É um local histórico e por onde você pode tirar fotos e caminhar nas margens do Rio Tejo!

Praça do Comércio em Lisboa

Por lá, não deixe de ver o Arco da Rua Augusta em Lisboa, um monumento super importante para a cidade e um dos cartões-postais mais famosos de lá. Hoje em dia é possível até subir à parte superior e admirar a vista da praça, da cidade e do Rio Tejo. Passe por ele e garanta algumas das melhores fotos da viagem!

4. Caminhar pelo Parque Eduardo VII

O Parque Eduardo VII é um dos mais famosos da cidade, pelo qual muitos turistas passam até sem querer pois fica perto da rotatória do Marquês de Pombal. Ele foi construído em 1903 em homenagem ao Rei Eduardo VII da Inglaterra, que teria viajado até Lisboa a fim de criar uma aliança entre os dois países. No topo do parque fica um miradouro, de onde se tiram a maior parte das fotografias do parque, onde podemos ver a bandeira portuguesa. O local é lindo e totalmente de graça!

Parque Eduardo VII em Lisboa

5. Ver a Torre de Belém

Torre de Belém em Lisboa é o cartão-postal da cidade. Situada às margens do Rio Tejo, a torre já serviu como forte, prisão, alfândega e farol. Ela foi construída há mais de 500 anos, e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal. A dica para quem não quer gastar para conhecer e Torre é ir no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. Mas atenção: chegue cedo, pois o local é disputado nesse dia! De toda a forma, é possível ver a Torre de pertinho sem pagar nada.

  • Ali perto está também o Mosteiro dos Jerônimos, que apesar de ter a entrada paga, já é muito bonito só pelo seu exterior, e abriga uma igrejinha (a Igreja de Santa Maria), cujo acesso é livre.

Torre de Belém

6. Passear pelo LX Factory

Essa dica vale especialmente para os mais descolados: o Lx Factory fica na região da Alcântara e, antigamente, era um complexo industrial. Hoje, a estrutura do lugar foi mantida, mas se transformou num espaço grande a céu aberto e muito turístico. Nele você encontra uma vista incrível para o Rio Tejo, espaços culturais, feirinhas, artesanato, livrarias e MUITOS lugares onde comer e beber. Dá para passear muito e ver lugares lindos, super descolados e criativos!

Área anexa de restaurantes - LX Factory

7. Caminhar pelo Parque das Nações

O Parque das Nações é uma antiga área industrial que se modernizou há anos para tornar-se sede da Expo Mundial de 1998. Trata-se de uma área charmosa e que se diferencia das demais regiões de Lisboa, sendo hoje um dos bairros mais visitados da cidade. Lá a Estação do Oriente, que é belíssima, o Oceanário de Lisboa, e o teleférico. Vale a pena caminhar pela região, especialmente no pôr do sol. Depois do passeio, na mesma área do Parque das Nações, há diversas opções de bares, restaurantes e lojas para você visitar.

Parque das Nações em Lisboa

8. Apreciar a Casa do Alentejo

Tenha uma experiência completamente diferente e de graça na Casa do Alentejo, que é uma construção com arquitetura lindíssima e com a cultura alentajana. Vale a pena a visita, só pelo visual (e fotos que pode render!). Há um restaurante muito fino em seu interior, e uma taberna mais descolada, no estilo bar, que serve o melhor da comida alentajana.

Casa do Alentejo

9. Conhecer Sintra

Sintra é uma das vilas mais bonitas de Portugal, cheia de pontos turísticos incríveis e que remete a outra época da história. Como fica perto da capital portuguesa, fazer um bate e volta de Lisboa a Sintra é muito fácil e um dos principais meios que os turistas têm de conhecer a tão esperada vila. Aqui você encontra palácios e castelos maravilhosos (como o Castelos dos Mouros e o Palácio da Pena), cujas entradas são pagas mas valem a pena; mas também um centrinho turístico simpático e com muitas casas antigas.

Centro de Sintra

10. Curtir a praia de Cascais

Cascais fica apenas a 30 minutos de carro de Lisboa e conta com um centrinho lindo e praias incríveis. A cidade sempre foi um destino de veraneio dos mais ricos, inclusive a família real portuguesa costumava passar o verão lá. É uma cidade muito linda para praticar esportes, ver fortificações e edifícios antigos lindos, e, claro, curtir a praia!

Cascais, perto de Lisboa

Como visitar museus de graça em Lisboa?

A maioria dos museus em Lisboa são pagos, MAS costumam ser gratuitos em um único dia da semana. Por isso, vale a pena conferir quais são os museus de Lisboa, entrar nos sites oficiais dos que mais gostar e já conferir qual o dia de gratuidade deles – que normalmente é domingo. E, no dia, chegue no horário de abertura do museu, que costuma ser às 10h.

Museu MAAT em Lisboa

Muito mais dicas de Lisboa no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Lisboa, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Lisboa. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer de graça em Lisboa, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar o celular à vontade em Lisboa e na Europa?

Poder usar seu celular em Lisboa e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer de graça em Lisboa.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Lisboa

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer de graça em Lisboa, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Lisboa é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Lisboa

Outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais, vinícolas e o outlet de Lisboa são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Família em carro

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo. Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Veja outras matérias imperdíveis de Lisboa:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Ingressos de Lisboa mais baratos:
 Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *