Guimarães

Pontos turísticos em Guimarães

Conheça os principais pontos turísticos de Guimarães e saiba quais lugares e monumentos visitar na cidade que é “berço” da nação portuguesa. Guimarães fica no distrito de Braga, no Norte de Portugal, e é uma cidade histórica, que teve um papel fundamental na formação de Portugal. Confira agora os principais pontos dessa cidade:

Castelo de Guimarães

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Castelo de Guimarães

Diz a história que a Condessa Mumadona Dias, no século X, mandou construir um mosteiro. No entanto, os constantes ataques por parte dos mouros e normandos fizeram com que houvesse a necessidade de construir uma fortaleza para guardar e defender os monges e a comunidade cristã. Foi assim que surgiu o Castelo de Guimarães. No século XII, o Conde D. Henrique e a condessa D. Teresa foram morar em Guimarães e ampliaram e fortaleceram ainda mais o Castelo.

Castelo de Guimarães

2. Paço dos Duques de Bragança

O Paço dos Duques foi construído no século XV por D. Afonso, o primeiro duque de Bragança, como presente para a sua amada. O palácio possui estilo borgonhês, devido ao gosto adquirido em suas viagens pela Europa. Em 1933, Salazar, ditador de Portugal, transformou o palácio em residência oficial do presidente.

Paço dos Duques de Bragança

3. Igreja São Miguel do Castelo

A Igreja São Miguel do Castelo é também chamada de Capela e, segundo a lenda, foi o local de batizo do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. O templo foi mandado construir pela Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira, e sagrada por Silvestre Godinho m 1239. Ela é classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Banner-Gabr

Igreja São Miguel do Castelo

4. Estádio D. Afonso Henriques

O estádio de futebol D. Afonso Henriques é a casa do time de futebol português de Guimarães. Ele foi remodelado para o Campeonato Europeu de 2004 e agora tem capacidade para 30.000 lugares. É um passeio ótimo para quem gosta do tema.

Estádio D. Afonso Henriques

5. Teleférico de Guimarães

O Teleférico de Guimarães foi o primeiro teleférico a entrar em funcionamento em Portugal, em 1995. Ele recebe turistas de todas os países durante o ano inteiro. Ele faz o trajeto de Guimarães até à Montanha da Penha, numa distância de 1.700 metros e altura de 400 metros. É lá que está o belíssimo Santuário da Penha, outro ponto turístico de Guimarães.

Teleférico de Guimarães

6. Igreja Nossa Senhora da Oliveira

A Igreja Nossa Senhora da Oliveira é também chamada de Colegiada de Guimarães. É um dos exemplares da arquitetura gótica no norte de Portugal. Antigamente era um mosteiro pré-românico, fundado por Mumadona Dias em 949. Depois, para proteger este mosteiro, foi erguida uma fortificação, o atual Castelo de Guimarães que citamos anteriormente. Durante o século XIV a Colegiada se tornou um importante centro de peregrinação, e em 1910 tornou-se Monumento Nacional.

Igreja Nossa Senhora da Oliveira

7. Museu de Alberto Sampaio

O Museu Alberto Sampaio faz parte do Instituto dos Museus e da Conservação e se dedica à arte sacra, com áreas da ourivesaria, pintura, escultura e cerâmica. Inclui mais de 2000 objetos, com peças dos séculos XIV, XV e XVI. Vale a visita para conhecer mais sobre o assunto!

  • Horário de funcionamento: de terças a domingos, das 10h às 18h.
  • Ingresso: 3€.

Museu de Alberto Sampaio

8. Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

A Igreja Nossa Senhora da Consolação antigamente era uma pequena ermida dedicada à Nossa Senhora da Consolação. Construída em 1576, e com sua reformulação concluída em 1785, a igreja é um perfeito exemplar da arte barroca de Guimarães. Mais tarde, também foi construída a Capela do Senhor dos Passos, anexa à igreja e a Casa do Despacho. E, em 1993, foi declarada imóvel de interesse público.

Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

A igreja é linda, ainda mais porque logo em frente a ela fica o Largo da República do Brasil, um jardim incrível, bem contruído e cuidado. É certamente um cartão postal e cenário para suas fotos!

9. Citânia de Briteiros

Um pouco mais afastada da parte dentral de Guimarães, a Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico romano no alto do monte de São Romão. É bem perto do famoso santuário do Sameiro e do Bom Jesus, um dos pontos turísticos de Braga. Trata-se de um patrimônio cultural criado com vestígios da época da invasão romana da Península Ibérica. Abandonado no século III, o local só foi descoberto em 1875.

Citânia de Briteiros em Guimarães

10. Museu Sociedade Martins Sarmento

Este museu arqueológico contem dezenas de esculturas, moedas e exposições sobre indústrias históricas. A instituição cultural foi fundada em 1881 e possui um património diversificado e valioso! E além do acervo de arqueologia pré-histórica e proto-histórica, ele possui também um acervo de arte contemporânea.

  • Horário de funcionamento: de terças a domingos, das 9h30 às 12h30, e das 14h30 às 17h30. Aos finais de semana, pode abrir meia hora mais tarde.
  • Ingresso: 3€.

Museu Sociedade Martins Sarmento

11. Padrão do Salado

No meio da praça medieval do Largo da Oliveira, bem em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, você encontrará esse monumento gótico com quatro arcos. Ele foi erguido no século XIV a mando de Afonso IV de Portugal para comemorar a vitória na Batalha de Salado, em 1340. Por isso, é muito importante para a história do país, além de ter um visual lindo!

Padrão do Salado em Guimarães

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal (com translado grátis!)

Temos duas super dicas para quem quer comprar os ingressos das atrações e fazer os passeios em Portugal. Portugal tem cidades mágicas, e existem passeios incríveis que o levam para conhecer essas cidades em um único dia. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz todos esses tours guiados de forma privativa (com carro e guia exclusivos!), a preços muito bons mesmo. Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto! Se quiser, veja a matéria em que explicamos essa super parceria de passeios privativos por Portugal. O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos em Guimarães, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos turísticos em Guimarães.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre os pontos turísticos em Guimarães, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *