Coimbra

O que fazer em Coimbra

Veja o que fazer em Coimbra, com dicas de pontos turísticos a visitar e passeios imperdíveis para fazer em uma das cidades mais importantes do país. Coimbra foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255 e por isso ainda conserva ares medievais. A cidade fica em uma colina às margens do Rio e é conhecida mundialmente por ter a Universidade de Coimbra, umas das primeiras universidades europeias, fundada por D. Dinis, em 1290. Muitas pessoas que fazem o roteiro de carro por Portugal passam por lá.

Coimbra, Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Visitar a Universidade de Coimbra

Se foi a partir da Universidade de Coimbra que a cidade ficou conhecida mundialmente, então comece por visitar a universidade. Ela fica na parte alta de Coimbra, que antigamente era fortificada pela ocupação dos Mouros. Foi nessa época que se começou a construir o Paço das Escolas, que inclui visitas à Biblioteca Joanina, Capela São Miguel e outros monumentos, como a Torre da Universidade, de onde se tem uma vista panorâmica de Coimbra. A Universidade de Coimbra é um lugar bem legal e que vale a pena visitar, ainda mais por ser gratuita.

  • Horário de funcionamento: 24 horas.

Universidade de Coimbra

A Biblioteca Joanina, em particular, fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pertence ao século XVIII. De estilo rococó, é considerada uma das bibliotecas mais espetaculares da Europa e do mundo, principalmente no que se refere ao estilo barroco. O lugar ainda é utilizado para concertos, exposições e fins culturais.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h40 às 16h40; exceto feriados.

Biblioteca Joanina em Coimbra

2. Ir à Quinta das Lágrimas em Coimbra

A Quinta das Lágrimas fica dentro de um luxuoso hotel, cujos jardins podem ser visitados. Conta a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que Dona Inês de Castro foi assassinada, a mando do Rei D. Afonso IV. É um passeio bem legal de fazer se tiver a chance, e que vai render bonitas fotografias. Fica na Rua António Augusto Gonçalves.

Banner-Gabr

Quinta das Lágrimas em Coimbra

3. Conhecer Portugal dos Pequeninos em Coimbra

Portugal dos Pequeninos é um mini-mundo para as crianças e também adultos. O recinto traz miniaturas de monumentos importantes, casas e toda uma cidade montada. As réplicas dos monumentos portugueses são feitas à perfeição. Um lugar bem legal e que vale a pena incluir na lista de pontos turísticos de Coimbra para conhecer, principalmente se estiver com crianças.

  • Ingresso: 10,50 euros para adultos. 6,50 euros para crianças dos 3 aos 13 anos. Há descontos para famílias.
  • Horário de funcionamento: de 1 de Janeiro a 28/29 de Fevereiro e de 16 de Outubro a 31 de Dezembro, das 10h às 17h. De 1 de Março a 15 de Outubro, das 10h às 19h.

Portugal dos Pequeninos em Coimbra

4. Entrar na Sé de Coimbra

A Nova Sé de Coimbra fica no Largo da Feira e é a sede da Diocese de Coimbra. Fica perto da Universidade de Coimbra, e em 1541 foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas, quando eles se instalaram em Coimbra, nesse ano. Sua arquitetura foi influenciada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, das 10h às 18h. Aos domingos, das 11h às 17h.

Sé de Coimbra

5. Ir ao Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra

Mosteiro de Santa Cruz fica na Baixa Medieval e chama a atenção entre as ruelas do bairro. Foi fundado em 1131 por padres da ordem de Santo Agostinho e fazia parte de uma ordem religiosa muito poderosa em Coimbra. É dentro do Mosteiro de Santa Cruz que fica o túmulo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

  • Ingresso: 3 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 16h30. Aos sábados, ele fecha entre 12h30 e 14h. Aos domingos, funciona das 14h às 17h.

Mosteiro de Santa Cruz

6. Ir ao Mosteiro de Santa Clara a Nova

Também conhecido como Convento da Rainha Santa Isabel, fica em Santa Clara, no distrito de Coimbra. Foi erguido durante o século XVII substituindo o antigo mosteiro medieval de Santa Clara a Velha, que foi vítima das inundações do Rio Mondego. Não era um convento, e sim um verdadeiro mosteiro de clausura franciscana. Hoje em dia o Mosteiro é um espaço cultural, com museu, auditório, sala de exposições e um importante ponto turístico de Coimbra.

  • Horário de funcionamento: de maio a setembro das 10h às 19h e de outubro a abril das 10h às 17h.

Mosteiro de Santa Clara a Nova

7. Viajar até Conímbriga

É uma das maiores áreas de vestígios da população romana em Portugal. Fica perto de Coimbra e foi considerada Monumento Nacional há alguns anos. A povoação de Conímbriga existiu à época da Invasão romana da Península Ibérica e fica a 16 km de Coimbra. Há também um museu local, chamado Museu Monográfico de Conímbriga, no qual há vários artefatos encontrados nas escavações arqueológicas locais.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h; exceto feriados.

Conímbriga

Passeio completo por Coimbra (com translado grátis!)

Temos uma super dica para quem quer conhecer Coimbra da melhor maneira possível, a partir de Lisboa. Nós conhecemos uma agência de passeios ótima que faz esse e outros tours guiados de forma privativa (com carro e guia turístico exclusivos!), a preços MUITO bons mesmo. Foi uma experiência excelente que tivemos, e há opções para cidades como Lisboa, Fátima, Sintra e Porto – tudo com completa assessoria!

O Tour de Coimbra passa por ruínas e construções modernas, tudo junto ao olhar de um profissional, que contará as histórias daquele lugar e mostrará cantos escondidos, que nem todos os turistas percebem. O itinerário proposto sai de Lisboa e passa pela Cidade Romana de Conimbriga, a Universidade de Coimbra e o Portugal dos Pequeninos, retornando para a capital do país. Mas por ser um passeio privado, o cliente tem a total liberdade de escolher os lugares a visitar, e o passeio é todo feito em português do Brasil!

Noite em Coimbra, Portugal

Se quiser, entre aqui no site de passeios por Portugal e confira todos os passeios disponíveis O preço é para grupos de três pessoas, mas pode-se viajar com mais ou menos gente, e o valor individual sai muito em conta. E usando nosso cupom, você ainda ganha um super desconto e o translado do aeroporto ao hotel grátis! Na hora de fazer a compra dos seus passeios, basta digitar no campo de observações “Vim do Grupo Dicas!”. Eles saberão que você veio do nosso blog e você vai ganhar um atendimento exclusivo, além dos descontos que citamos.

Os ingressos para entrar nas atrações não estão inclusos nos passeios, mas se a pessoa quiser ir a alguma, eles ajudam a comprar lá na hora, sem problemas. Lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa! Eles são um dos maiores vendedores de ingressos, o site está em português, é seguro, e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer em Coimbra.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *