Bragança

Clima e temperatura em Bragança

Veja como é o clima e a temperatura em Bragança, uma informação fundamental para os turistas se planejarem!

 Bragança, Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima de Bragança?

Bragança fica no extremo norte de Portugal, portanto é natural que apresente um clima mais frio do que no restante do país. Suas temperaturas ao longo do ano variam de 1ºC a 29ºC, com mínimas de até 8ºC em 8 dos 12 meses do ano. Só mesmo no verão que o clima sobe bastante (e rapidamente), ficando entre os 12ºC e 29ºC. Veja abaixo a temperatura de cada estação do ano em Bragança:

Gráfico do clima em Bragança durante o ano

1. Primavera em Bragança – 21 de março a 20 de junho

A primavera é um período ótimo para visitar Bragança e fazer passeios ao ar livre. As temperaturas vão de 3ºC a 25ºC, sendo março o mês mais frio e junho o mais quente. A chuva não é muito presente e os dias começam a ficar mais longos, à medida que o inverno se afasta.

As paisagens ficam muito mais bonitas e coloridas nesta época, gerando um clima muito propício para um passeio pelo Castelo de Bragança, por exemplo.

Praça de Bragança com vasos de plantas

Banner-Gabr
  • O que levar na mala? Depende da época em que for viajar, mas no geral, camisetas, calças, shorts, casacos leves e médios… Se for no começo da primavera, invista mais nos casacos. Se for no final, pode colocar mais roupas leves na mala. Mas à noite, costuma ser sempre fresco!
  • O que aproveitar? Com certeza, os parques! Aproveite para caminhar nas ruas, observar as cores das cidades e curtir o clima florido. Há muito o que fazer em Bragança!
  • Dica extra: a quantidade de pólen no ar costuma ser alta nessa época, muito mais perceptível para quem vem, por exemplo, do Brasil. Atenção para os que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios.

2. Verão em Bragança – 21 de junho a 20 de setembro

O verão  é uma época ótima para visitar a cidade. A temperatura máxima fica na média dos 29 graus e a mínima fica em torno dos 13 graus. Os dias são bem quentes, principalmente em julho e agosto, mas durante a noite pode ficar mais fresco, por isso é sempre bom ter um casaquinho em mãos.

Apesar de nós brasileiros estarmos acostumados com o calor, é bom se preparar: se hidrate, leve um boné, passe protetor solar e tente acordar bem cedo para aproveitar as atrações a céu aberto, enquanto o sol está mais fraco e as filas estão menores. As chuvas são raras nessa época.

Cidade de Bragança e Sol se pondo ao fundo

  • O que levar na mala? Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante à noite! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
  • O que aproveitar? Se houver tempo, separe ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional no norte de Portugal com lagoas belíssimas! Ótimo para os dias mais quentes.
  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

3. Outono em Bragança – 21 de setembro a 20 de dezembro

Outono é outra época de turismo muito forte, onde as temperaturas já começam a diminuir,  sendo, portanto, muito agradável para passear pela cidade. Os meses de outono vão de setembro a dezembro e as temperaturas vão diminuindo mês a mês, gradualmente, indo de 25ºC a 1ºC. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, com um máximo de 10 dias de chuva por mês.

Outono em Bragança

  • O que levar na mala? Camisetas, calças e casacos que esquentem de verdade! Sapatos que não forem de tecido também são preferíveis. E leve uma capa de chuva ou guarda-chuva sempre consigo!
  • O que aproveitar? passeios por vinícolas e degustação de vinhos, já que o clima começa a esfriar. Passeios em locais abertos devem ser programados para os dias sem chuva – por isso, os apps de clima são grandes aliados nessa época do ano.
  • Dica extra: nesta época, não deixe de provar as castanhas que são vendidas em carrinhos de rua. É uma tradição dos dias mais frios.

4. Inverno em Bragança – 21 de dezembro a 20 de março

O inverno em Bragança começa em dezembro e vai até março. Esta é uma estação bem rigorosa e a temperatura máxima costuma chegar, no máximo, aos 14ºC, enquanto a mínima normalmente é de 1ºC.  A desvantagem é que os dias ficam mais curtos: o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h. O bom é que as atrações ficam vazias, e os preços dos serviços caem.

Inverno em Bragança

  • O que levar na mala? Casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O frio não é brincadeira no inverno de Portugal! Você também pode comprar roupas por lá, já que a oferta e preços costumam ser melhores. Lojas como a Lefties e Decathlon são boas opções, com bons preços!
  • O que aproveitar? Também no norte, se quiser, vá para a Serra da Estrela. Lá você não só poderá ver neve e esquiar, como provará o autêntico e premiado queijo da Serra da Estrela, super cremoso! Também vale a visita a museus, cinemas, teatros e shoppings, já que são locais fechados. Só lembre-se de que, como é baixa temporada, o horário de funcionamento é reduzido na maioria dos lugares.
  • Para ver neve: em Bragança, costuma nevar no inverno. Para além da cidade e da Serra da Estrela, você pode ver neve na Serra do Marão, Serra de Montesinho e Serra do Gerês, que alcançam temperaturas negativas.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Bragança, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o clima e temperatura em Bragança.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Bragança, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *