Algarve

Roteiro de carro pelo Algarve

Confira todas as nossas dicas para quem deseja fazer um roteiro de carro pelo Algarve, e saiba como conhecer todas as atrações do sul de Portugal da melhor forma. Indicamos abaixo as diferentes formas de conhecer o Algarve de carro e como fazer essa viagem com tranquilidade.

Praia Vale dos Homens - Algarve

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vaiA sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o roteiro de carro pelo Algarve.

Por que fazer o roteiro pelo Algarve de carro?

Se você vai fazer um roteiro de carro pelo Algarve, recomendamos que já chegue ao sul de Portugal com o automóvel (caso você esteja vindo de outra cidade, como Lisboa). Assim, basta dirigir do centro de Portugal para o sul, até o Algarve, e a partir daí, você poderá fazer o roteiro de oeste a leste desta região, parando nas cidades em que optar por se hospedar, como Albufeira e Faro, que são as mais famosas. O carro é a melhor forma de se locomover pelo Algarve, já que te dá mais liberdade de roteiro, e também porque a região não tem tantos meios de transporte públicos.

Viagem pelo Algarve de carro

Qual roteiro fazer?

Se você está viajando de carro, o mais proveitoso é fazer o roteiro “em linha reta”, de oeste a leste, ou de leste a oeste, através da autoestrada N125. Se você está vindo de carro e  de uma cidade como Lisboa, faça de oeste a leste; se estiver vindo de aeroporto e pegar um carro por lá, estará mais próximo do leste, então faça o roteiro de leste a oeste. Indicamos que você faça o roteiro desta forma pois o Algarve ocupa uma faixa horizontal do extremo sul de Portugal, e desta forma você consegue conhecer a região de ponta a ponta, economizando o máximo de tempo. A seguir, nós indicamos as melhores praias e atrações que você pode conhecer, em ordem de oeste a leste, e uma sugestão de dias para conhecer cada uma:

Mapa do Algarve

Dia 1 – Cabo de São Vicente em Sagres

Cabo de São Vicente fica localizado a sudoeste do Algarve, em Sagres. Fica um pouco acima da Ponta de Sagres, onde está uma antiga fortaleza romana e um promontório dedicado a Saturno. Desde o Cabo de São Vicente é possível ver os navios que vão pelo Mar Mediterrâneo até o norte da África. É um dos principais pontos de interesse da região algarvia.

Cabo de São Vicente

Dia 1 – Praia da Luz em Lagos

A Praia da Luz é outra praia que também se divide em duas. Uma das partes tem areia fina e bem branquinha, muito típica da região. A outra parte é cheia de rochas de todos os tamanhos. A água é transparente e muito limpa, sendo uma das preferidas dos banhistas e o que lhe da qualificação de Bandeira Azul. É uma praia muito boa para todos os viajantes, e que fica entre Sagres e Lagos.

Praia da Luz em Lagos

Dia 1 – Ponta da Piedade em Lagos

A Ponta da Piedade é um monumento natural e turístico da cidade de Lagos, devido às diversas formações rochosas que o vento e ondas do mar provocaram. A praia é um de seus grandes atrativos, com falésias que chegam até 20 metros de altura. A geografia da Ponta da Piedade é outro destaque, com túneis naturais, grutas e rochas com formações e desenhos fantásticos. Para chegar por terra basta desde as escadas esculpidas nas encostas do Farol da Ponta da Piedade. No topo das falésias fica esse farol, que está fechado ao público, mas que do lado tem um restaurante e lojas. Essas duas formas de acesso possibilitam que os visitantes tenham vistas desde o alto e também desde o mar. Outro fenômeno lindo de se observar desde a Ponta da Piedade é o pôr do sol.

Praia da Ponta da Piedade em Lagos

Dia 2 – Praia da Rocha em Portimão

Praia da Rocha fica em Portimão e possui uma grande extensão, chegando a 1,5km de costa. É uma das praias mais famosas do Algarve e tem esse nome devido às rochas que se encontram entre a areia e o mar. Apesar de ser muito visitada por turistas, graças à sua fama é raro vê-la lotada, por conta de sua longitude. É um dos lugares imperdíveis para visitar no Algarve, principalmente no verão.

Praia da Rocha

Dia 2 – Forte de Santa Catarina em Portimão

O Forte de Santa Catarina fica em Portimão, sobre a Praia da Rocha, uma das mais lindas praias e conceituadas da região. O forte servia como defesa para a povoação e para a barra do rio Arade, assim como o Forte de São João do Arade, na outra margem do rio.

Forte de Santa Catarina

Dia 3 – Praia do Carvoeiro na Lagoa

A Praia do Carvoeiro é outra referência de praias da região do Algarve. É uma praia de pescadores que fica em uma linda e pequena baía de água transparente. A praia fica abrigada por falésias e conta com um extenso areal e com o tempo se tornou a praia preferida das famílias. Há passeios de barco e tours para visitar as grutas e pequenas praias isoladas que ficam ao redor da Praia do Carvoeiro.

Praia do Carvoeiro na Lagoa

Dia 3 – Praia da Marinha na Lagoa

Praia da Marinha fica no concelho de Lagoa, ao sul do Algarve, e é banhada pelo Oceano Atlântico. A praia é rodeada por grandes e belas falésias e possui uma elevada qualidade de água, o que possibilita visualizar o fundo da água perfeitamente. É considerada a praia mais bonita do Algarve, sendo muito visitada pelos turistas. A temperatura média da água no verão é de 20ºC, aproximadamente. A praia conta ainda com vários barzinhos e restaurantes, ideal para ir com os amigos ou em família e curtir também à noite.

Praia da Marinha na Lagoa

Dia 4 – Praia de Armação de Pêra em Silves

A Praia da Armação de Pêra é uma baía bastante arenosa que se abre ao mar cristalino. É um lugar muito popular e um dos principais destinos de veraneio no Algarve. Na praia há um grande paredão, onde há diversos restaurantes e bares. O mar possui uma área pescatória, com vários barquinhos pesqueiros, e no final dessa área começa uma praia natural, rodeada por dunas e uma pequena lagoa. Os serviços da Praia de Armação de Pêra são ótimos, havendo acesso para deficientes, restaurantes, toldos, espreguiçadeiras e wi-fi.

Praia de Armação de Pêra em Silves

Dia 4 – Praia da Galé em Albufeira

Praia da Galé é uma praia que fica em Albufeira e se divide em duas pequenas praias, as quais ficam separadas por uma falésia que dá acesso a ambos lados. O lado direito da praia é a parte mais extensa e onde há muitos restaurantes e outros serviços, sendo ideal para famílias. Já o lado esquerdo, a praia conta com mais formações naturais, perfeita para casais ou para ir com amigos.

Praia da Galé em Albufeira

Dia 5 – Praia da Coelha em Albufeira

Praia da Coelha é um pouco afastada do centrinho de Albufeira, mas é outra praia muito recomendada para você conhecer em sua viagem pelo Algarve. É um lugar lindo para passar o dia e admirar a bela paisagem, seja sozinho, com o par, com amigos ou em família. Ela conta com pouco areal, mas tem alguns serviços à disposição. Como é mais afastada e o acesso a ela é feito por uma trilha de terra batida, muita gente acaba preferindo outras, o que é ótimo para quem foge das praias mais massificadas.

Praia da Coelha em Albufeira

Dia 5 – Castelo de Paderne em Albufeira

Castelo de Paderne fica localizado no Concelho de Albufeira, mais para dentro do continente, e é um importante ponto turístico no Algarve, pois é um dos sete castelos com a bandeira de Portugal. Fica sobre a ribeira da Quarteira. É exemplo da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica, com suas ruínas avermelhadas. À noite o Castelo é iluminado, graças ao Turismo do Algarve, o que lhe dá um efeito lindo.

Castelo de Paderne

Dia 5 – Zoomarine em Albufeira

Zoomarine é um grande parque aquático que fica em Albufeira. Ele é considerado o melhor parque temático familiar do Algarve, com muitas atrações, como a apresentação de golfinhos, focas, leões-marinhos, aves tropicais e muitas atividades de lazer e educação ambiental. Os bilhetes custam 29€ para pessoas entre 11 e 64 anos, 19€ para maiores de 65 anos para crianças até 10 anos com altura superior ou igual a 1 metro.

Zoomarine no Algarve

Dia 6 – Praia do Túnel ou Praia do Peneco em Albufeira

A Praia do Túnel é muitas vezes chamada de Praia do Peneco, e se destaca por seu grande areal e extensão. Um de seus destaques é a Gruta do Xorino, que fica no final da praia, na parte mais ao oeste. Essa gruta, segundo a lenda, era utilizada para refúgio dos árabes depois da reconquista cristã de Albufeira no século XIII. É uma praia ideal para esportes na areia, como corrida ou caminhadas. Vale ressaltar que as águas da Praia do Túnel são umas das mais limpas e cristalinas da Albufeira.

Praia do Túnel ou Praia do Peneco em Albufeira

Dia 6 – Praia da Falésia em Albufeira

Em formato de meio círculo, a Praia da Falésia é uma das mais bonitas de Albufeira, protegida por diversas falésias que lhe dão nome. Do alto das falésias a vista é ainda mais bonita. Na praia, há um grande areal e a areia é branca, ótima para passear e curtir com a família. É uma ótima dica e escolha para quem vai ficar na região de Albufeira, pois é uma área com muitos serviços e praias incríveis como esta.

Praia da Falésia em Albufeira

Dia 7 – Igreja de São Lourenço de Almancil em São Lourenço

Igreja de São Lourenço de Almancil fica localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé (Almancil). Ela é conhecida também como Igreja São Lourenço dos Matos e data do final do século XVII. Como o nome já indica, a igreja é devota a São Lourenço de Huesca. O interior da igreja é o mais bonito e atrativo, porque ela é revestida por azulejos de 1730, implantados e assinados pelo mestre da azulejaria portuguesa, Policarpo de Oliveira Bernardes. Por isso é um dos principais pontos turísticos do Algarve.

Igreja de São Lourenço de Almancil

Dia 7 – Sé de Faro em Faro

A Sé e Catedral de Faro fica na cidade que lhe dá nome, capital da região do Algarve e é um dos principais pontos turísticos da cidade e do Algarve. Ela também é conhecida como Igreja de Santa Maria. Fica localizada bem no centro da cidade e foi classificada como Imóvel de Interesse Público e é a sede da diocese do Algarve. Ela foi erguida sobre uma antiga mesquita e sua construção começou por volta de 1251.

Sé de Faro

Dia 7 – Sé de Silves em Faro

A Sé de Silves é uma catedral que fica em Faro. Ela foi erguida no século XV e possui estilo gótico, mas também apresenta elementos de outros estilos e épocas. A Sé de Silves é inclusive a principal construção gótica do sul do pais e um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Sé de Silves

Dia 7 – Ilha de Tavira

Ilha de Tavira fica ao sul de Tavira, região extremo sul do Algarve. As suas praias são umas das mais frequentadas pelos turistas, principalmente no verão. Todas as praias são certificadas com Bandeira Azul. Para chegar à ilha é possível através de barcos que saem tanto de Tavira ou de Quatro Águas e há também quem vá a pé, através de uma ponte que fica perto de Pedras D’el Rei. A ilha possui ao todo quatro praias: A Praia da Ilha e Tavira, a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.

Ilha de Tavira

Como alugar um carro para fazer seu roteiro pelo Algarve

Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de carro pelo Algarve, não se esqueça de fazer uma reserva para o seu carro. Ele é útil e até essencial para conhecer alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal, que são um pouco afastados das cidades. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Portugal com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Onde se hospedar para fazer o roteiro?

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis no Algarve é usar esse Pesquisador de Hotéis em Portugal. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Lisboa, da Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.
Hotel com cancelamento gratuito
Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro de carro pelo Algarve, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de carro pelo Algarve quando estiver lá.

Casal olhando celular

Onde comprar os ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

A primeira dica é sempre comprar os ingressos e passeios de Portugal pela internet. É sempre mais barato do que na hora, você compra com empresas de confiança e não perde tempo na viagem resolvendo essas coisas. Nós sempre pesquisamos bastante e nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Lisboa vista do alto

E tem também esse site de passeios e excursões que é excelente. Os preços são ótimos e tem excursões incríveis para todas as cidades de Portugal. Nós fizemos as excursões para Fátima, Sintra e Cascais, todas saindo de Lisboa ou Porto. Nós amamos e achamos o serviço deles muito bom. Os dois sites são de confiança e tem os melhores preços.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *