Algarve

Pontos turísticos do Algarve

Saiba quais são os principais pontos turísticos do Algarve, com dicas de diversos monumentos, praias e atrações para conhecer em uma das regiões mais turísticas do país. O Algarve é a região mais ao sul de Portugal e uma das mais visitadas pelos turistas, principalmente no verão, devido à beleza de suas praias. Veja uma lista com os principais pontos turísticos:

Região do Algarve em Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Igreja de São Lourenço de Almancil

A Igreja de São Lourenço de Almancil fica localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé (Almancil). Ela é conhecida também como Igreja São Lourenço dos Matos, e data do final do século XVII. Como o nome já indica, a igreja é devota a São Lourenço de Huesca. O interior da igreja é o mais bonito e atrativo, porque ela é revestida por azulejos de 1730, implantados e assinados pelo mestre da azulejaria portuguesa, Policarpo de Oliveira Bernardes. Por isso é um dos principais pontos turísticos do Algarve.

Igreja de São Lourenço de Almancil

2. Sé de Faro

A Sé e Catedral de Faro fica na cidade que lhe dá nome, e que é capital da região do Algarve. Ela também é conhecida como Igreja de Santa Maria. Fica localizada bem no centro da cidade e foi classificada como Imóvel de Interesse Público, sendo sede da diocese do Algarve. Ela foi erguida sobre uma antiga mesquita e sua construção começou por volta de 1251.

Sé de Faro

3. Ilha de Tavira

A Ilha de Tavira fica ao sul de Tavira, a região extremo sul do Algarve. As suas praias são umas das mais frequentadas pelos turistas, principalmente no verão. Todas as praias são certificadas com Bandeira Azul. Para chegar à ilha é possível através de barcos que saem tanto de Tavira ou de Quatro Águas, e há também quem vá a pé, através de uma ponte que fica perto de Pedras D’el Rei. A ilha possui ao todo quatro praias: A Praia da Ilha e Tavira, a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.

Banner-Gabr

Ilha de Tavira

4. Sé de Silves

A Sé de Silves é uma catedral que fica na cidade de Silves, em Faro. Ela foi erguida no século XV e possui estilo gótico, mas também apresenta elementos de outros estilos e épocas. A Sé de Silves é inclusive a principal construção gótica do sul do pais e um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Sé de Silves

5. Castelo de Paderne

O Castelo de Paderne fica localizado no Concelho de Albufeira e é um importante ponto turístico no Algarve, pois é um dos sete castelos com a bandeira de Portugal. Fica sobre a ribeira da Quarteira. É exemplo da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica, com suas ruínas avermelhadas. À noite o Castelo é iluminado, graças ao Turismo do Algarve, o que dá um efeito lindo.

Castelo de Paderne

6. Forte de Santa Catarina

O Forte de Santa Catarina fica em Portimão, sobre a Praia da Rocha, uma das mais lindas praias da região. O forte servia como defesa para a povoação e para a barra do rio Arade, assim como o Forte de São João do Arade, na outra margem do rio. É um ponto turístico no Algarve que vale a pena conhecer.

Forte de Santa Catarina

7. Cabo de São Vicente

O Cabo de São Vicente fica localizado a sudoeste do Algarve, em Sagres. Fica um pouco acima da Ponta de Sagres, onde está uma antiga fortaleza romana e um promontório dedicado a Saturno. Desde o Cabo de São Vicente é possível ver os navios que vão pelo Mar Mediterrâneo até o norte da África. É um dos principais pontos de interesse da região algarvia.

Cabo de São Vicente

8. Zoomarine

O Zoomarine é um grande parque aquático que fica em Albufeira. Ele é considerado o melhor parque temático familiar do Algarve, com muitas atrações, como a apresentação de golfinhos, focas, leões-marinhos, aves tropicais e muitas atividades de lazer e educação ambiental. Para além dele, existe também o Aquashow Park, que tem se tornado bastante famoso.

Zoomarine no Algarve

9. Museu de Portimão

O Museu de Portimão está localizado na centenária fábrica de conservas de peixe Feu Hermanos, situada na zona ribeirinha da cidade. É um museu moderno, inaugurado em 2008, que está dividido em três campos: a arqueologia, as descobertas submarinas e a recriação das antigas linhas de montagem, inclusive com efeitos sonoros. Para saber mais, veja quais são os melhores museus do Algarve.

Museu de Portimão

10. Melhores praias do Algarve:

– Praia da Rocha em Portimão

A Praia da Rocha fica em Portimão e possui uma grande extensão, chegando a 1,5km de costa. É uma das praias mais famosas do Algarve, por isso você encontrará muitos jovens nelas. Apesar de ser muito visitada por turistas, graças à sua fama, é raro vê-la lotada, por causa de sua longitude. É um dos lugares imperdíveis para visitar no Algarve, principalmente no verão.

Praia da Rocha

– Praia da Marinha na Lagoa

A Praia da Marinha fica no sul do Algarve e é banhada pelo Oceano Atlântico. A praia é rodeada por grandes e belas falésias e possui uma elevada qualidade de água, o que possibilita visualizar o fundo da água perfeitamente. É considerada a praia mais bonita do Algarve, sendo muito visitada pelos turistas, especialmente os mais jovens. A temperatura média da água no verão é de 20ºC, aproximadamente. A praia conta ainda com vários barzinhos e restaurantes, ideal para ir com os amigos ou em família e curtir também à noite.

Praia da Marinha

– Praia da Dona Ana em Lagos

A Praia da Dona Ana é, na opinião de muitos jovens, a mais bonita de Lagos, com várias rochas debruçadas sobre o mar. Localizada na cidade de Lagos (perto do centro), ela é sem dúvidas uma das mais famosas.

Praia da Dona Ana em Lagos

– Praia do Camilo em Lagos

Com falésias, rochedos, vegetação e mar azul, essa praia é acessível por uma longa escadaria e é uma das mais turísticas do Algarve. Para chegar até ela, é preciso passar por uma espécie de túnel entre os rochedos, que revela uma segunda praia escondida. É um ótimo lugar para fazer snorkel, e há um restaurante com vista, dentro da praia, com peixes e mariscos frescos.

Praia do Camilo em Lagos

– Praia da Albandeira na Lagoa

Uma continuação da Praia da Marinha, a Praia da Albandeira na Lagoa conta com uma pequena faixa de areia que fica vazia na baixa temporada. É um lugar paradisíaco e bastante cobiçado por suas piscininhas naturais, formadas entre rochas e arcos.

Praia da Albandeira na Lagoa

– Praia do Zavial

Com ondas compridas e convidativas para os surfistas, essa praia fica entre as Ruínas do Forte e a Bateria do Zavial, que data de século XVII. A praia fica rodeada de altas falésias que a abrigam dos ventos, e não tem infraestrutura turística ou urbanística nas redondezas, o que a torna bastante “escondida” e mais conectada à natureza.

Praia do Zavial

– Praia de Vale dos Homens

A zona de Aljezur tem praias pouco frequentadas e quase desertas, e a praia de Vale dos Homens é uma delas. A praia é acessada através de uma sinuosa descida em escadas de madeira, de quase 285 degraus, que leva a um areal rodeado por falésias. Enquanto na maré baixa é possível ver espécies de peixes, na maré alta o extenso areal se torna uma pequena linha de areia. Se você gosta desse tipo de praia, aproveite para ver também a lista das praias mais escondidas no Algarve.

Praia de Vale dos Homens

– Praia das Fontainhas

Localizada na cidade de Lagoa, a praia das Fontainhas é uma praia pequena rodeada de muita vegetação. Seu acesso é feito por uma trilha de terra batida um pouco dificultoso – e por isso, não aconselhável a crianças pequenas, e mais para jovens -, e é possível levar o carro por estrada de areia até perto da praia. A caminhada vale a pena, pois a pequena praia costuma ficar bastante vazia.

Praia das Fontainhas

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos do Algarve, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos turísticos do Algarve.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre os pontos turísticos do Algarve, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *