Algarve

O que fazer no Algarve

Saiba o que fazer no Algarve e veja dicas de pontos turísticos, passeios e lugares incríveis que merecem ser visitados na região sul do país. A capital do Algarve é Faro, mas há muitas cidades importantes como Sagres e Albufeira, e todas têm atrações ótimas e que garantem uma viagem maravilhosa:

Praia de Benagil no Algarve

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer no Algarve.

Cabo de São Vicente em Sagres

O Cabo de São Vicente fica localizado a sudoeste do Algarve, em Sagres. Fica um pouco acima da Ponta de Sagres, onde está uma antiga fortaleza romana e um promontório dedicado a Saturno. Desde o Cabo de São Vicente é possível ver os navios que vão pelo Mar Mediterrâneo até o norte da África. É um dos principais pontos de interesse da região algarvia.

Cabo de São Vicente no Algarve

Ria Formosa

A Ria Formosa é uma área grande que passa por Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, com ao todo 60 km de extensão. A denominação correta não é Ria, uma vez que para ser deveria estar inundada pelo mar para ser assim um vale fluvial. Seu fundo é constituído por sedimentos continentais e sedimentos arenosos. É um local bem úmido e que se torna muito importante internacionalmente, já que é o habitat de aves aquáticas. No entanto, com tanto turismo e moradores, o parque Nacional da Ria Formosa está sendo ameaçado.

Ria Formosa no Algarve

Praia da Rocha

A Praia da Rocha fica em Portimão e possui uma grande extensão, chegando a 1,5km de costa. É uma das praias mais famosas do Algarve e tem esse nome devido às rochas que se encontram entre a areia e o mar. Apesar de ser muito visitada por turistas, graças à sua fama é raro vê-la lotada, por conta de sua longitude. É um dos lugares imperdíveis para visitar no Algarve, principalmente no verão, sendo um dos pontos turísticos que não podem ficar da lista de o que fazer no Algarve.

Praia da Rocha no Algarve

Quinta do Lago

A Quinta do Lago no Algarve é um grande empreendimento turístico que fica em Loulé. Trata-se de um dos mais luxuosos de toda a Europa, com vários campos de golfe, uma praia (Praia da Quinta) e o hotel. A Quinta do Lago possui uma vasta fauna. Há também alguns restaurantes na Quinta, como a Casa do Lago, o Bovino, Casa Velha, Bovino Pool Bar, Pure Boutique, The Shack, Koko Lane e muitos mais. É um lugar ideal para você passar as férias.

Quinta do Lago no Algarve

Zoomarine

O Zoomarine é um grande parque aquático que fica em Albufeira. Ele é considerado o melhor parque temático familiar do Algarve, com muitas atrações, como a apresentação de golfinhos, focas, leões-marinhos, aves tropicais e muitas atividades de lazer e educação ambiental. O parque abre de Março a Novembro de 2016, e os horários de funcionamento dependem de cada dia e mês do ano, então a dica é olhar diretamente no site, pois os horários e dias de funcionamento são bem específicos. Os bilhetes custam 29€ para pessoas entre 11 e 64 anos, 19€ para maiores de 65 anos para crianças até 10 anos com altura superior ou igual a 1 metro.

Zoomarine no Algarve

Festival Internacional de Escultura em Areia

O Festival Internacional de Escultura em Areia do Algarve é o maior Festival de Esculturas em Areia do mundo, que vem se realizando desde 2003 em Armação da Pêra. Mais de 60 artistas a cada ano usam toneladas de areia para criar várias esculturas e trabalhos de arte, em uma área de 15.000 m2. A cada ano é escolhido um tema diferente com intuito de abordar conceitos lúdicos e educacionais.

Festival Internacional de Escultura em Areia

Praia da Marinha

A Praia da Marinha é uma das mais bonitas do Algarve e é considerada uma das 10 mais belas da Europa. Também chamada de ”Praia Dourada” por seus valores naturais. Ela fica em Lagoa e ficou conhecida por suas falésias e pela qualidade alta de sua água, a qual permite ver o fundo marinho.

Praia da Marinha no Algarve

Ponta da Piedade em Lagos

A Ponta da Piedade é um monumento natural e turístico da cidade de Lagos, devido às diversas formações rochosas que o vento e ondas do mar provocaram. A praia é um de seus grandes atrativos, com falésias que chegam até 20 metros de altura. A geografia da Ponta da Piedade é outro destaque, com túneis naturais, grutas e rochas com formações e desenhos fantásticos. Para chegar por terra basta desde as escadas esculpidas nas encostas do Farol da Ponta da Piedade. No topo das falésias fica esse farol, que está fechado ao público, mas que do lado tem um restaurante e lojas. Essas duas formas de acesso possibilitam que os visitantes tenham vistas desde o alto e também desde o mar. Outro fenômeno lindo de se observar desde a Ponta da Piedade é o pôr do sol.

Praia da Ponta da Piedade em Lagos

Praia da Galé em Albufeira

Praia da Galé é uma praia que fica em Albufeira e se divide em duas pequenas praias, as quais ficam separadas por uma falésia que dá acesso a ambos lados. O lado direito da praia é a parte mais extensa e onde há muitos restaurantes e outros serviços, sendo ideal para famílias. Já o lado esquerdo, a praia conta com mais formações naturais, perfeita para casais ou para ir com amigos.

Praia da Galé em Albufeira

Praia da Coelha em Albufeira

Praia da Coelha é um pouco afastada do centrinho de Albufeira, mas é outra praia muito recomendada para você conhecer em sua viagem pelo Algarve. É um lugar lindo para passar o dia e admirar a bela paisagem, seja sozinho, com o par, com amigos ou em família. Ela conta com pouco areal, mas tem alguns serviços à disposição. Como é mais afastada e o acesso a ela é feito por uma trilha de terra batida, muita gente acaba preferindo outras, o que é ótimo para quem foge das praias mais massificadas.

Praia da Coelha em Albufeira

Castelo de Paderne em Albufeira

Castelo de Paderne fica localizado no Concelho de Albufeira, mais para dentro do continente, e é um importante ponto turístico no Algarve, pois é um dos sete castelos com a bandeira de Portugal. Fica sobre a ribeira da Quarteira. É exemplo da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica, com suas ruínas avermelhadas. À noite o Castelo é iluminado, graças ao Turismo do Algarve, o que lhe dá um efeito lindo.

Castelo de Paderne

Praia da Falésia em Albufeira

Em formato de meio círculo, a Praia da Falésia é uma das mais bonitas de Albufeira, protegida por diversas falésias que lhe dão nome. Do alto das falésias a vista é ainda mais bonita. Na praia, há um grande areal e a areia é branca, ótima para passear e curtir com a família. É uma ótima dica e escolha para quem vai ficar na região de Albufeira, pois é uma área com muitos serviços e praias incríveis como esta.

Praia da Falésia em Albufeira

Igreja de São Lourenço de Almancil em São Lourenço

Igreja de São Lourenço de Almancil fica localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé (Almancil). Ela é conhecida também como Igreja São Lourenço dos Matos e data do final do século XVII. Como o nome já indica, a igreja é devota a São Lourenço de Huesca. O interior da igreja é o mais bonito e atrativo, porque ela é revestida por azulejos de 1730, implantados e assinados pelo mestre da azulejaria portuguesa, Policarpo de Oliveira Bernardes. Por isso é um dos principais pontos turísticos do Algarve.

Igreja de São Lourenço de Almancil

Sé de Faro em Faro

A Sé e Catedral de Faro fica na cidade que lhe dá nome, capital da região do Algarve e é um dos principais pontos turísticos da cidade e do Algarve. Ela também é conhecida como Igreja de Santa Maria. Fica localizada bem no centro da cidade e foi classificada como Imóvel de Interesse Público e é a sede da diocese do Algarve. Ela foi erguida sobre uma antiga mesquita e sua construção começou por volta de 1251.

Sé de Faro

Sé de Silves em Faro

A Sé de Silves é uma catedral que fica em Faro. Ela foi erguida no século XV e possui estilo gótico, mas também apresenta elementos de outros estilos e épocas. A Sé de Silves é inclusive a principal construção gótica do sul do pais e um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Sé de Silves

Ilha de Tavira

Ilha de Tavira fica ao sul de Tavira, região extremo sul do Algarve. As suas praias são umas das mais frequentadas pelos turistas, principalmente no verão. Todas as praias são certificadas com Bandeira Azul. Para chegar à ilha é possível através de barcos que saem tanto de Tavira ou de Quatro Águas e há também quem vá a pé, através de uma ponte que fica perto de Pedras D’el Rei. A ilha possui ao todo quatro praias: A Praia da Ilha e Tavira, a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.

Ilha de Tavira

Onde comprar os ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

A primeira dica é sempre comprar os ingressos e passeios de Portugal pela internet. É sempre mais barato do que na hora, você compra com empresas de confiança e não perde tempo na viagem resolvendo essas coisas. Nós sempre pesquisamos bastante e nas últimas viagens utilizamos esse site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar.

Olhão, no Algarve

E tem também esse site de passeios e excursões que é excelente. Os preços são ótimos e tem excursões incríveis para todas as cidades de Portugal. Nós fizemos as excursões para Fátima, Sintra e Cascais, todas saindo de Lisboa ou Porto. Nós amamos e achamos o serviço deles muito bom. Os dois sites são de confiança e tem os melhores preços.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no Algarve, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no Algarve quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no Algarve, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro Portugal com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus Lisboa, Porto e Portugal, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Portugal todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *