Açores

Pontos turísticos em São Miguel nos Açores

Confira quais são os principais pontos turísticos de São Miguel nos Açores e conheça mais da ilha mais famosa e buscada dentro deste arquipélago!

Lagoa das Sete Cidades: pontos turísticos de São Miguel

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Lagoa do Fogo

Na opinião de muitos viajantes, esse é o principal ponto turístico de São Miguel, e a lagoa mais bonita que você verá na ilha. Ela tem paisagens e vistas lindas, pois está em uma caldeira vulcânica! Para visitá-la, o melhor é escolher um dia de céu limpo e parar o carro em um mirante da lagoa, descendo a pé por cerca de 30 minutos até o nível dela. Depois, é só aproveitar: a lagoa é linda e pode-se tomar banhos nela, na área da “praia do Fogo”.

Lagoa do Fogo em São Miguel dos Açores

  • Lagoa do Congro: perto da Lagoa do Fogo, existe esta outra lagoa que exige uma caminhada mais curta e tem uma aparência diferenciada, já que a água e seu entorno são totalmente verdes. Também vale a visita!

2. Parque Terranostra

Este parque fica bem próximo das Furnas de São Miguel, outro ponto turístico desta lista, e é perfeito para curtir piscinas de água quente e passeios por entre jardins riquíssimos em espécies de plantas. Há lagos, área de piquenique e cenários belíssimmos neste parque!

Parque Terranostra, São Miguel

3. Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha

Outro lugar que está entre os mais visitados de São Miguel, a Caldeira Velha tem uma queda d’água quente por entre rochas vulcânicas, e desemboca em uma pequena lagoa. O cenário do local é mágico, cheio de áreas esfumaçadas e outros resquícios de atividades vulcânicas!

Banner-Gabr

Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha

4. Furnas de São Miguel

A Furnas, como já adiantamos, são um grande destaque desta ilha. Geyser estão concentrados em algumas áreas, onde o vulcanismo se concentra nas Furnas. Lá fazem-se desde pães até cozidos e, claro, espaços de banho!

Furnas de São Miguel

5. Ilhéu de Vila Franca do Campo

Se puder tirar um dia de viagem para pegar um barco e ir até este ilhéu, faça isto! Preferivelmente, entre os meses de maio e outubro, quando pode-se visitá-lo sem maiores complicações. A travessia dura cerca de meia hora, e vale a pena para quem deseja ter um dia de praia com areia e piscinas naturais de águas calmas, ideal para fazer mergulho.

Ilhéu de Vila Franca do Campo em São Miguel dos Açores

6. Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades é provavelmente a imagem que se tem da ilha de São Miguel. Trata-se, claro, de uma lagoa enorme rodeada por muito verde e… as cidades da ilha. É um local especial! Você pode visitar as margens da lagoa, ou observá-la de cima, pelo mirante Vista do Rei.

Lagoa das Sete Cidades em São Miguel

7. Ponta da Ferraria

Este é outra região que abriga uma piscina natural imperdível! É aqui que a água do mar se encontra com a água quente proveniente de rochas vulcânicas, criando um espaço incrível para banhos.

Ponta da Ferraria, São Miguel

8. Miradouro da Lagoa do Canário/Miradouro da Porta do Inferno

O principal mirante desta ilha é este, que lhe dará visão do mar, de povoados da ilha, caldeiras vulcânicas e da Lagoa das Sete Cidades! Também é um ponto imperdível da ilha, e extremamente fotogênico.

Lagoa das Sete Cidades. São Miguel

9. Cascata do Salto do Cabrito

Para os amantes de cascatas e mergulhos, esta é mais uma boa opção da ilha. Visite a cascata do Salto do Cabrito para mais uma paisagem cênica, e um agradável banho de lago natural.

Cascata do Salto do Cabrito

10. Portas da Cidade

Um ponto turístico da ilha de São Miguel, as Portas da Cidade são literalmente um marco da cidade de Ponta Delgada, a principal da ilha. Ali perto, você pode também conhecer a Igreja Matriz, o Palácio da Conceição, o delicioso Mercado da Graça, o Museu Carlos Machado (que narra a história da pesca e caça às baleias nos Açores) e outros pontos históricos da ilha.

Portas da Cidade, São Miguel dos Açores

11. Miradouro da Ponta do Sossego

Este é outro mirante incrível para quem deseja conhecer mais uma vista extraordinária dos Açores! Para tal, você caminhará ao redor de um despenhadeiro – o que já é uma aventura por si só -, parando no mirante da Ponta do Sossego, onde poderá descansar e até fazer um piquenique.

Miradouro da Ponta do Sossego

12. Praia de Mosteiros de São Miguel

Faça um dia de praia nesta costa cheia de pedras e areia preta (rica em minerais das rochas vulcânicas), que criam um visual exótico e fazem desta a praia mais famosa da ilha. No verão, espeiclamnete, a praia é ótima para tomar sol e banhos de mar!

Praia de Mosteiros de São Miguel

13. Plantações de chá Gorreana

São Miguel dos Açores também tem uma grande fama relacionada ao chá que se produz no local. Os chás verde e preto são verdadeiras jóias daqui, e vale a pena visitar ao menos uma plantação deles na ilha (como a Gorreana, que é a mais antiga da ilha), e levar um souvenir autêntico!

Plantações de chá Gorreana em São Miguel dos Açores

14. Poça da Dona Beija

Este conjunto de piscinas fica bem próximo das furnas, e abrigam águas a quase 40ºC extremamente relaxantes! O banho aqui é obrigatório, e o local ainda pode ser explorado por reservar uma nascente, uma gruta, uma ribeira e dunas piscinas.

Poça da Dona Beija em São Miguel dos Açores

15. Ermida de Nossa Senhora da Paz

Erguida em 1764, essa capela foi construída após a aparição da Virgem Maria a um pastor. Vale a visita só pela maravilhosa vista sobre Vila Franca do Campo e o seu ilhéu! Além da construção ser muito bonita.

Ermida de Nossa Senhora da Paz

16. Jardim Botânico António Borges

O Jardim António Borges foi criado no século XIX em estilo romântico, onde você encontrará as espécies mais exóticas de plantas. Ele era um jardim privado que pertenceu a um cidadão da região, António Borges, e está aberto ao público desde 1957.

Jardim Botânico António Borges em São Miguel dos Açores

17. Gruta do Carvão

Considerada um monumento natural regional, a Gruta do Carvão tem origem vulcânica e preserva o maior túnel de lava da ilha. É possível visitá-la e admirar suas estalactites, estalagmites e outros vestígios do fluxo de lava.

Gruta do Carvão em São Miguel dos Açores

18. Capela de Nossa Senhora das Vitórias

A Capela de Nossa Senhora das Vitórias é um pequeno recinto que preserva uma arquitetura neogótica da década de 1880 e um belo interior, que é hoje um dos templos mais ricos dos Açores.

Capilla de Nuestra Señora de las Victorias

19. Casa Invertida

Bem mais para o centro da ilha de São Miguel, existe uma casa que virou ponto turístico local. Trata-se de uma casa construída propositalmente como se estivesse de ponta cabeça – uma alisão à constante mobilidade local, por conta da atividade vulcânica. Não é o ponto turístico mais imperdível, mas é hoje um dos símbolos da região.

Casa Invertida em São Miguel dos Açores

20. Fuerte de San Blas

Esta é uma fortaleza costeira renascentista datada de 1552, que hoje abriga um museu de história militar. O prédio militar também fica em Ponta Delgada, e seu exterior é visitável, sendo bastante interessante para quem está passeando pelo centro.

Fuerte de San Blas

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos em São Miguel nos Açores, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos turísticos em São Miguel nos Açores.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *