Açores

Pontos turísticos da Ilha Terceira nos Açores

Conheça todos os pontos turísticos da Ilha Terceira, nos Açores, e saiba o que visitar na segunda ilha mais visitada dentro deste arquipélago!

Ilha Terceira nos Açores

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Descer o Algar do Carvão

Este é, sem dúvidas, o ponto turístico mais famoso da Ilha Terceira. Portanto, não pode ficar de fora da sua lista de o que conhecer nesse destino!

O Algar do Carvão é uma “chaminé vulcânica”, ou seja, uma das saídas de um vulcão, com 100 metros de profundidade, e a qual você pode descer através de um túnel e escadas construídas nos anos 1960. Dá para ver as “paredes” do vulcão, estalactites e uma vista da abertura da saída, que é linda. É uma atração realmente mágica e memorável!

Algar do Carvão

2. Subir o Miradouro da Serra do Cume e o Miradouro do Facho

Esses são os dois melhores mirantes da Ilha Terceira, na nossa opinião e na da maioria dos viajantes. O Miradouro da Serra do Cume oferece uma visão ampla da Caldeira dos Cinco Picos, da serra e de uma planície verde que cobre boa parte da ilha. Já o Miradouro do Facho oferece uma vista da cidade e da Baía da Praia da Vitória, com sua marina. Um é mais natural, enquanto o outro é mais urbano, mas ambos são lindos e valem a pena!

Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira

Banner-Gabr

3. Adentrar a Gruta do Natal

A Gruta do Natal é uma espécie de túnel subterrâneo por onde costumava passar lava vulcânica! As paredes desse “túnel” são todas de lava solidificada, originadas há mais de 10 mil anos através de uma erupção. Com a devida proteção, dá para explorar o interior do local, bem como suas estalactites e estalagmites de lava. Mas é preciso um pouco de esforço, já que há passagens internas mais fechadas, mas baixas e com um baixo nível de dificuldade.

Gruta do Natal, Ilha Terceira

4. Conhecer as Furnas de Enxofre

Outro ponto famoso da ilha são as furnas de enxofre, que nada mais é do que um campo com pequenas furnas, manifestações também vulcânicas. Você verá fumaça saindo de rochas e pode sentir um pouco mais de calor, já que o ambiente é levemente mais quente e úmido.

Furnas de Enxofre, Ilha Terceira

5. Banhar-se nas zonas balneares

Se estiver viajando em épocas mais quentes, não deixe de se banhar nas águas da Ilha Terceira. Vale a pena entrar nas piscinas naturais formadas em Porto Moniz, em Escaleira, na Calheta dos Lagadores, nas piscinas dos Biscoitos e nas de Quatro Ribeiras. São regiões lindas! Se puder ir às cinco que citamos aqui, melhor ainda!

Piscinas de Biscoitos, Ilha Terceira

6. Explorar o centro de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é a capital da ilha, e consequentemente onde você encontrará mais estabelecimentos culturais, hotéis, restaurantes e lojas (mas não só). A cidade é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1983, e tem uma arquitetura valiosa. Não deixe de conhecer a Praça Velha, o cais, a Sé, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palacete Silveira e Paulo, o Solar de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Se houver tempo, vale muito a pena visitar também o Museu de Angra do Heroísmo.

Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

7. Admirar o Monte Brasil

Durante a sua viagem à Ilha Terceira, você passará algumas vezes por vistas que dão para o Monte Brasil, uma das imagens que são marca da ilha. De Angra do Heroísmo, por exemplo, é possível vê-lo muito bem.

Monte Brasil, Ilha Terceira

8. Conhecer e contar os impérios do Divino Espírito Santo

Outro item que chamará a sua atenção durante a viagem pela Terceira são os Imprérios, pequenos edifícios lindamente decorados e coloridos, que estão espalhados por TODA a ilha. Eles têm uma arquietetura muito típica, e são patrimônio histórico e religioso da ilha, sendo palco de eventos, especialmente nas Festas do Espírito Santo.

Impérios do Divino Espírito Santo, Ilha Terceira

9. Fazer pelo menos uma trilha

Existem DEZENAS de trilhas na Ilha Terceira, uma mais linda do que a outra, e com diferentes níveis de dificuldade. Todas são bem sinalizadas no caminho, então não há com o que se preocupar. O grande ponto positivo de fazer trilhas por aqui é a paisagem a conexão com a natureza por todos os lados. A trilha mais famosa é a dos Mistérios Negros, que tem 4,9 km (cerca de 2h30 de caminhada) e é um pouco desfiadora, mas vale a pena!

Trilha dos Mistérios Negros

10. Provar a gastronomia típica da Terceira

Existem vários pratos que você não pode deixar de provar quando estiver na Ilha Terceira:

  • A Alcatra, que é cozida lentamente em molho de especiarias e se desfaz na boca (especialmente a do restaurante Caneta, que é famoso na ilha);
  • A linguiça e morcela, prato de embutidos autênticos que acompanha um delicioso pão de milho;
  • As queijadas de Dona Amélia, um doce produzido na ilha à base de noz moscada;
  • Os Queijos Vaquinha, também produzidos na ilha e com um sabor que agrada à maioria dos paladares;
  • Os gelados da Quinta dos Açores, que também tem um restaurante que vale muito a visita, com uma área de venda de sorvetes, iogurtes, queijos e carnes produzidos na ilha Terceira.

Prato do Alcatra na Ilha Terceira

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos da Ilha Terceira nos Açores, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre pontos turísticos da Ilha Terceira nos Açores.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *