Setúbal

O que fazer em Setúbal

Saiba o que fazer em Setúbal e conheça as melhores atrações, praias e pontos turísticos imperdíveis da cidade. A cidade de Setúbal fica no distrito de mesmo nome, Setúbal, e muito perto de Lisboa, por isso muita gente acaba conhecendo-a. Confira o que fazer por lá:

Barquinhos em Setúbal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

1) Centro de Setúbal

No centro da cidade é possível ver resquícios de diferentes civilizações: fenícia e romana. Ou seja, o passeio começa com uma ”viagem no tempo”. É por lá que ficam alguns pontos turísticos importantes e onde acontece a vida na cidade, por conta das lojinhas, restaurantes, serviços e muitas opções de hospedagem. Logo no centro fica a Praça de Bocage, em homenagem a um famoso poeta português. Bem como outros pontos turísticos, como o Convento de Jesus, Igreja de São Julião, Casa da Cultura, entre outros.

Praça Bocage em Setúbal

2) Compras na Avenida Luísa Todi em Setúbal

Próxima ao centro, fica uma avenida superimportante na cidade, onde está localizada a maior parte das lojas, comércio e restaurantes de Setúbal. A avenida recebe o nome de uma importante cantora de ópera do século 18. É um lugar legal para fazer um passeio, fazer compras e onde não vão faltar opções de restaurantes.

Avenida Luisa Todi em Setúbal

3) Serra da Arrábida em Setúbal

O Parque Natural da Arrábida conta com uma área de, aproximadamente, 10.500 hectares. Nessa Serra da Arrábida, que tem título de parque desde 1976, você encontra uma vegetação variada e incrível, muitas praias, grutas, castelos e paisagens encantadoras! O Parque Natural da Arrábida fica junto ao mar e se destaca por sua beleza incomparável, com o azul do mar fazendo contraste com os penhascos calcários e o verde da vegetação que cobre a Serra. Os maquis são uma das partes mais importantes da vegetação, já que sua conservação foi um dos principais motivos a que o Parque da Arrábida se tornasse uma relíquia e de interesse internacional. Além da Serra da Arrábida, o Parque conta com outras montanhas, como a Serra de Risco, onde fica o ponto mais alto da costa continental portuguesa.

Serra da Arrábida em Setúbal

4) Mercado do Livramento em Setúbal

O mercado do Livramento é um ponto turístico imperdível em Setúbal, já que se trata de um mercado muito famoso na região. Ele funciona desde 1930 e é todo revestido de azulejos, o que dá ainda mais charme e interesse ao local. No mercado há vários postos de comida, verduras, frutas, grãos, entre outros. Se puder dar uma passadinha, aproveite!

Mercado do Livramento em Setúbal

5) Jardins em Setúbal

Além de pontos turísticos históricos há também muitos parques e jardins em Setúbal. O principal parque em Setúbal é o Parque do Bonfim, que fica bem próximo ao centro histórico e turístico e foi criado quando D. Manuel I teve a ideia e exigiu que fossem plantadas várias espécies diferentes no local. É um espaço super bacana para passear e fazer um descanso após visitar os demais monumentos e pontos de interesse.

Jardins em Setúbal - Parque do Bonfim

6) Praias de Setúbal

Em Setúbal, principalmente no verão, as praias são outro passeio imperdível. Além das praias de Setúbal serem bem variadas, as vistas que algumas proporcionam são de tirar o fôlego. Confira as principais:

Praia da Figueirinha em Setúbal

Praia da Figueirinha fica a oeste de Setúbal, uma cidade ao sul de Lisboa. Tem um comprimento de 350 m e largura de 30 m e é uma praia que fica inserida no Parque Natural da Arrábida, sendo por isso um lugar muito calmo e protegido. É uma praia que é muito procurada pela tranquilidade de suas águas e areal muito extenso, ideal para famílias e para quem quer privacidade e ficar longe de toda a muvuca. No entanto, durante o verão, é uma praia bastante concorrida. Além da beleza da praia, conta com vistas para Tróia e para o Portinho da Arrábida, que fica à sua direita. Conta com restaurante, banheiros, toldos e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. O acesso à praia é feito apenas por carro, havendo um estacionamento lá com capacidade para 200 carros.

Praia da Figueirinha

Praia do Meco em Setúbal

Praia do Meco foi uma das primeiras praias a ter uma área delimitada para o naturismo na região de Lisboa. Também chamada de Praia do Moinho de Baixo, fica na Aldeia do Meco, na costa de Sesimbra. É uma praia com cerca de 4 km de comprimento, sendo perfeita para as famílias. No entanto, o mar costuma ser bravo. A parte naturista fica mais ao sul, ao lado da grande duna. Às vezes o mar tem ondulação muito forte, o que ajuda para esportes como surf, windsurfe e bodyboard.

Praia do Meco em Setúbal

Praia do Pego em Setúbal

Entre as melhores praias de Setúbal, a Praia do Pego é uma das favoritas de quem passa o verão na costa setubalense. A praia conta com um mar sereno, ideal para famílias e crianças, dunas, areia fininha e branca e muita tranquilidade. Ela fica localizada a sul da Praia do Carvalhal, mas não existe qualquer barreira física entre elas, o que faz com que muitas vezes sejam confundidas. Apesar de terem acesso a partir da mesma estrada, é a Praia do Pego que beneficia-se com as infraestruturas de restaurantes, aluguéis de guarda-sóis, duches, segurança, estacionamento, entre outros.

Praia do Pego em Setúbal

Praia de Galapinhos em Setúbal

A Praia de Galapinhos é uma das praias mais famosas de Setúbal, localizada no Parque Natural da Arrábida. Trata-se de uma praia muito tranquila, com mar calmo e de águas claras; ideal para ver peixinhos e outras espécies marinhas. O acesso à praia é o mais complicado, o que faz com que também seja mais deserta. À medida que nos aproximamos da praia, as infraestruturas vão melhorando, com escadas em madeira e sulipas improvisando degraus pela encosta. Não possui banheiros, mas conta com um espaço onde se servem sanduíches e bebidas. Apesar dos poucos serviços, é uma praia com vigilância.

Praia de Galapinhos em Setúbal

Praia dos Coelhos em Setúbal

praia dos Coelhos é outro destaque quando se fala das melhores praias de Setúbal. Ela fica entre a Praia de Galapinhos e a Praia do Creiro. É uma praia semi-deserta, devido à dificuldade de acesso. Fica localizada numa pequena enseada pertinho da cordilheira da Serra da Arrábida, o que faz com que seja uma das mais lindas e com mais vegetação. A praia conta com areal bem branquinho e o mar é calmo e de água transparente. Não é muito indicada para famílias com crianças pequenas, visto que não possui vigilância e o acesso é mais complicado.

Praia dos Coelhos em Setúbal

Praia do Creiro em Setúbal

Depois da Praia dos Coelhos, fica a Praia do Creiro, outra praia incrível situada na costa de Setúbal. Ela se destaca pela Pedra da Anicha, uma ilhota que fica em frente à praia. O acesso à praia é mais facilitado do que o da praia anterior, visto que foram feito melhorias e criado alguns estacionamentos. O caminho até à praia é feito através de uma escadaria, com alguns banquinhos nas laterais. Ao contrário da anterior, conta com vigilância e serviços como aluguer de toldos e embarcações sem motor. É uma praia bem legal para ir com a família ou amigos, visto que permite fazer esses passeios de barco e aproveitar ainda mais o local. No entanto, não dispõe de banheiros públicos, embora conte com banheiros no restaurante da praia.

Praia do Creiro em Setúbal

Praia da Comporta em Setúbal

Praia de Comporta fica localizada no extremo sul da Península de Tróia. É uma das praias da região de Setúbal mais procuradas durante o verão, tanto pelos moradores da região, quanto por turistas nacionais e internacionais. A praia fica dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que faz com que seja um espaço natural muito bem preservado, conservando a vegetação original e dunas. É uma praia de fácil acesso, o que também faz com que seja mais turística. O mar conta com alguma ondulação, permitindo excelentes condições para práticas aquáticas como surf e kitesurf. Quanto aos serviços, há estacionamento, aluguel de todos/guarda-sóis, segurança, duches, bares e restaurantes.

Praia da Comporta em Setúbal

Praia de Melides em Setúbal

A Praia de Melides é outra das melhores praias de Setúbal. Ela possui um extenso areal e é bem equipada, com estacionamento, restauração e os serviços de praia. Com Bandeira Azul, esta praia é ideal para ir com família, amigos ou com o par. A paisagem é linda e vale a pena sua atenção, com dunas, flora endêmica e um visual de tirar o fôlego. As condições do mar permitem ainda praticar alguns esportes aquáticos como surf e bodyboard, durante o ano inteiro.

Praia de Melides em Setúbal

7) Estuário do Sado

Um lugar mais distante da cidade de Setúbal é o Estuário do Sado, ou seja, uma reserva ao redor do Rio Sado cheia de flora e fauna. O rio nasce no alto de uma Serra e percorre 180 km até desembocar no Oceano Atlântico, perto de Setúbal. Entre a fauna pode-se encontrar flamingos, cegonhas e golfinhos. É um espaço super legal para conhecer e entrar em contato com a natureza. Também é possível fazer algumas atividades como passeios de barco, passeios a cavalo e canoagem.

Estuário do Sado

8) Visitar Tróia

Tróia é uma península que fica em frente a Setúbal e, por isso, é necessário pegar um ferry boat para acessá-la. É um passeio muito legal para fazer, já que engloba passeio de barco pelo Rio Sado, onde é possível ter a sorte de ver alguns golfinhos! Do outro lado, terá as praias de Tróia, com água clarinha e muito tranquilas. No entanto, na península não há só praias! Há também restaurantes, um casino, ruínas romanas e muitos hotéis.

Passeio em Tróia

Passeio completo por Setúbal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Setúbal, Portugal

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Setúbal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer em Setúbal.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Setúbal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *