Coimbra

O que fazer em Coimbra no verão

Veja como é e o que fazer no verão em Coimbra, com dicas de passeios, atividades, museus e muita gastronomia, para você aproveitar o melhor da estação e da cidade!

Sol em Coimbra

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima de verão em Coimbra?

O verão é quente e ideal para curtir as praias próximas a Coimbra. O mês mais quente do verão é agosto, com máximas de 29ºC e mínimas de 16ºC. Já em junho e setembro, as máximas só vão até os 25ºC.

As noites também são quentes, mas é sempre bom ter ao menos um agasalho na mala para se proteger dos ventos. Não costuma chover nos meses mais quentes, mas a partir de setembro as chuvas voltam com mais força, indicando o começo do outono.

Mosteiro em Coimbra

  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

O que levar na mala de verão para Coimbra?

Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.

Mala de verão para Coimbra

O que aproveitar no verão em Coimbra:

1. Passeio pelo jardim botânico de Coimbra

O Jardim Botânico de Coimbra é a primeira dica de o que fazer em Coimbra no verão, já que é um lugar a céu aberto e que fica com cores lindas durante essa estação. O jardim botânico de Coimbra fica bem no centro da cidade e conta com, mais ou menos, 13 hectares. Ele data de 1772, surgindo por uma iniciativa do Marquês de Pombal.

Passeio pelo jardim botânico de Coimbra

No jardim botânico de Coimbra poderá ver a maior coleção de plantas de todas as partes do mundo em Portugal. Ele pertence à Universidade de Coimbra e está localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia, ao lado do Aqueduto de São Sebastião.

2. Passeio por Portugal dos Pequenitos em Coimbra

Se você vai viajar com crianças para a cidade, um dos passeios em Coimbra para fazer com elas e no verão é visitar o recinto Portugal dos Pequenitos. Trata-se de um parque temático que retrata todos os monumentos, pontos turísticos e cidades mais importantes e turísticas de Portugal em miniatura.  Isso permite uma maior proximidade com as crianças, que veem de perto cada atração e se interessam pela história de cada ponto de interesse.

Passeio por Portugal dos Pequenitos em Coimbra

O Parque Portugal dos Pequenitos se divide em várias áreas temáticas, como a Portugal Monumental, onde estão os principais monumentos de Portugal; Países de Expressão Portuguesa, com representações de países de língua portuguesa, como o Brasil e países africanos; Portugal Insular, com representação dos pontos turísticos das ilhas do Açores e Madeira; dentre outras áreas típicas portuguesas.

Como também é aberto, os dias de verão são ideais, pois a probabilidade de chuva é bem menor nessa estação e os dias se tornam mais longos graças ao fuso horário. Veja mais dicas de o que fazer em Coimbra com crianças!

3. Visitar o Museu Nacional de Machado de Castro

Apesar de ser um lugar fechado, não dá deixar de visitar um museu tão interessante como este só porque o dia lá fora está lindo! Por isso, outra dica de ponto turístico para visitar em Coimbra no verão é o fantástico Museu Nacional de Machado de Castro.

Visitar o Museu Nacional de Machado de Castro

Seu acervo de belas artes foi criado a partir dos conventos, mosteiros e igrejas da região de Coimbra, sendo enriquecido mais tarde com outras aquisições pontuais e doações de diversas identidades. Há peças de arqueologia, escultura, mobiliário, joalharia, pintura, entre outros.

4. Visitar Conímbriga

Outro passeio para fazer e que é bom que seja no verão, pois é mais um lugar a céu aberto, é visitar Conímbriga. Conímbriga hoje em dia são ruínas, mas era uma cidade ficava entre Olisipo (Lisboa) e Bracara Augusta (Braga) e foi ocupada pelos romanos em 193 a.C, embora haja estudiosos que dizem que a primeira ocupação humana no local remonte a um castro de origem celta.

Visita a Conímbriga

Em Conímbriga há uma área que ainda está por explorar e uma área que se pode visitar. A parte que se pode visitar é extensa e compreende alguns locais como: anfiteatro, fórum, grandes termas do sul, termas do aqueduto, termas da muralha, casas, edifícios e ínsulas.

5. Visitar a Biblioteca Joanina em Coimbra

Outro lugar que  também deve ser visitado, independente da época do ano em que for viajar para Coimbra, é a Biblioteca Joanina de Coimbra. Ela fica dentro da Universidade e se divide em três salas que se comunicam entre si. A nave central se assemelha muito a uma capela e o retrato de D. João V fica localizado onde seria o ”altar”.

Visitar a Biblioteca Joanina em Coimbra

Quanto ao acervo da biblioteca, se destacam mais de 70 mil volumes, que em sua grande maioria ficam no piso nobre, onde se guardam os livros e documentos mais antigos da Universidade e onde fica cerca de 40.000 volumes.

6. Aproveite a vida noturna em Coimbra

Nada como aproveitar os dias mais longos do verão e as boas temperaturas para curtir a cidade de Coimbra à noite. Para isso, pode ver na nossa matéria de melhores bares em Coimbra as dicas de locais mais legais para tomar um drinque. O Bar Diligência, por exemplo, é um lugar muito tradicional e que existe desde 1972.

Vida noturna em Coimbra - bar

Além de gente jovem que se reúne no bar para conversar e passar o tempo, o lugar consegue ainda preservar a herança cultural com boas noites de fado. Outra opção é aproveitar as noites na Praça da República, onde gira quase toda a vida noturna da cidade. Lá você encontra bares, restaurantes, baladas e também onde muita gente se reúne para socializar.

7. Feriados e eventos de Coimbra no verão

  • Junho
    – Enóphilo Wine Fest: evento anual de junho que reúne mais de 30 produtores de vinhos nacionais colocando seus melhores produtos à prova
  • Agosto
    – 
    15/08: Assunção de Nossa Senhora (feriado)
  • Setembro
    – É o mês oficial de volta às aulas, por isso a cidade costuma ter mais festas e eventos universitários (além de ficar mais cheia de jovens)

Faculdade em Coimbra

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no verão em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer no verão em Coimbra.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no verão em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *