Portugal

Roteiro de oito dias em Portugal

Dicas do que fazer em 8 dias pela terrinha

Veja um roteiro de oito dias em Portugal e saiba tudo o que conhecer e fazer no país, com dicas de cidades, pontos turísticos e muito mais! Portugal é um país pequeno, mas que sem dúvida, guarda encantos por todo seu território. Em cada canto, Portugal esconde uma história, tradição e detalhes típicos. Por isso, se você vai viajar para Portugal, além de conhecer a capital, Lisboa, aproveite as poucas distâncias e conheça mais lugares incríveis. O intuito é que em 8 dias você tenha uma boa nação das principais cidades e conheça alguns lugares imperdíveis. Apenas adapte seu roteiro de oito dias dependendo se for no verão ou inverno. No verão, inclua as praias; já no inverno, opte por lugares do interior.

Porto em Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre um roteiro de oito dias em Portugal.

Primeiro dia em Portugal – Porto

Se você vem desde o Brasil, é muito possível que o voo tenha destino Lisboa (capital) ou Porto. Se for Lisboa, pegue um voo para o Porto e comece o seu roteiro por essa linda cidade portuguesa. Dessa forma, poderá alugar um carro no Porto e ir descendo todo o país. Uma vez no Porto, comece a visita a cidade pelo Rio Douro e Ribeira, que são o cartão postal da cidade, então a visita é essencial. Almoce por lá. Depois, vá até ao centro da cidade e conheça as ruas turísticas e principais pontos de interesse: Sé do Porto, Livraria Lello, Torre dos Clérigos, entre outros.

Ribeira do Porto

Para almoçar, aproveite para ir até ao Mercado do Bom Sucesso, que fica perto do bairro da Boavista. Lá ficam também alguns pontos turísticos interessantes como o Jardim do Palácio de Cristal, com uma bela vista do Porto, tendo a oeste a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro; e a Casa da Música, que tem uma arquitetura totalmente diferente dos demais monumentos da cidade. Para jantar, aproveite a proximidade e vá até o famoso Capa Negra, um restaurante onde o prato mais pedido é a comida típica do Porto: a francesinha. Nada mais é do que um enorme sanduíche servido em prato e que se come com talheres, pois leva muitos ingredientes como linguiça, salsicha, carne, presunto, entre outros e coberto por queijo derretido e um molho específico e apimentado, também cheio de ingredientes.

Jardim do Palácio de Cristal

Segundo dia em Portugal – Coimbra

Comece o segundo dia do roteiro de oito dias em Portugal bem cedo, para aproveitar bem Coimbra. Comece por visitar a Sé Velha, a antiga Catedral de Coimbra. Ela foi construída no século XII a pedido de D. Afonso Henriques – o primeiro rei de Portugal. O Largo da Sé é rodeado de bares da faculdade, então se você for na época escolar verá os estudantes todos os dias tomando uma cerveja e conversando. A Sé Nova, como o nome já diz, é mais recente, mas não tanto assim, já que foi construída no final do século XVI. Ela apresenta arquitetura do estilo barroca e renascentista. Depois de visitar a Sé, visite a Biblioteca Joanina, que é um dos pontos turísticos de Coimbra mais atrativos. Ela fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O edifício foi construído entre 1717 e 1728. Dentro da Universidade ficam três lugares imperdíveis, a Sala das Armas, onde acontecem os atos solenes da universidade, a Sala dos Capelos, onde se coloca o ”chapéu” aos graduados e a Sala do Exame Privado, onde ocorreu a primeira reunião da universidade.

Universidade de Coimbra

Terceiro dia em Portugal – Fátima e Nazaré

Depois de Coimbra, vá descendo até Fátima (85 km). Fátima é uma cidade bem pequena e cujo principal ponto turístico que atrai as pessoas é o Santuário de Fátima. Conhecido mundialmente, lá ficam duas basílicas muito importantes, a Sala das Velas e outros pontos de interesse.

Santuário de Fátima

Depois da visita, pegue o carro e siga a estrada até Nazaré (63 km). Há lugares lindos para conhecer na vila piscatória da Nazaré, praias incríveis, pratos típicos e muitos pontos turísticos interessantes para visitar e conhecer a história do local. Veja o que fazer em Nazaré com dicas de pontos de interesse para todos os gostos. Um lugar muito conhecido da Nazaré é o farol, aquele onde se tiram fotos com ondas enormes! Isso apenas acontece no inverno, que é quando a temporada de ondas fica melhor no país. Durante o verão é muito raro haver ondas grandes, então o clima fica muito mais agradável para aproveitar a cidade tranquilamente.

Vista aérea do Farol do Nazaré

Quarto dia em Portugal – Óbidos

Depois de Nazaré, dirija até Óbidos (40 km). Óbidos é uma uma vila muito pitoresca em Portugal. Cheia de charme, esse lugar é um dos mais turísticos de Portugal, principalmente durante o Natal, já que a vila organiza um grande evento no castelo e durante o verão, quando acontece a famosa feira medieval. A visita é realmente rápida. Basta fazer um passeio pela muralha, passear pelas ruas de Óbidos e visitar o Castelo. Ao fim do dia, vá para a capital e durma lá. A viagem de Óbidos a Lisboa é feita em mais ou menos uma hora e meia de carro.

Vila de Óbidos

Quinto dia em Portugal – Lisboa

A dica é dedicar dois dias, do roteiro de oito dias em Portugal, à capital, pois é uma cidade grande e cheia de pontos turísticos para conhecer. O clima de Lisboa depende muito da época em que você viaja, mas no geral as temperaturas são boas e não faz muito frio. A dica é ver onde ficar em Lisboa e escolher um bairro cêntrico para evitar perder tempo em deslocamentos. Logo no primeiro dia, comece por visitar o centro de  Lisboa. Pode começar por pegar o elétrico 28 e subir até o Castelo de São Jorge. Visite o Castelo, que fica em um dos pontos mais altos da cidade e depois vá descendo a pé. Essa região é cheia de altos e baixos, mas fica mais fácil descer desde o Castelo, já que na descida todos os santos ajudam! Nesse trajeto passará pela Sé de Lisboa (a catedral), por ruas típicas e estreitas, por praças importantes e por diversos miradouros. Veja nossa matéria sobre os miradouros de Alfama em Lisboa e aproveite para inclui-los no primeiro dia.

Elétrico 28 em Lisboa

Se continuar descendo, vai chegar ao Chiado, onde ficam muitas ruas comerciais. Essa região já é mais reta, visto que já está ao nível do mar. Continue passeando pelo Chiado em direção ao Arco da Rua Augusta. É aí que fica o famoso Terreiro do Paço, também conhecido como Praça do Comércio. Essa praça é muito turística e é palco de diversos acontecimentos na cidade. Se for caminhando pela orla do Rio Tejo, em direção à ponte 25 de Abril, verá que o calçadão é super legal e sempre há muita gente caminhando ou fazendo esporte. Vá caminhando por ele, passe pela Ribeira das Naus (admire o pôr do Sol por essa região) e à noite dirija-se à Rua Cor de Rosa, que fica no bairro Cais do Sodré. Essa área é cheia de bares e lugares incríveis para conhecer a noite portuguesa.

Rua Cor de Rosa em Lisboa

Sexto dia em Portugal – Sintra

Comece o dia cedinho e vá até Sintra, uma vila a 30 km de Lisboa. É na Serra de Sintra que fica a maioria dos pontos turísticos de Sintra. Para conhecer dedique um dia inteiro, pois além da estrada ser cheia de curvas e não ser possível andar muito rápido, todos os palácios da vila merecem umas duas horas de dedicação. No topo, fica o Palácio da Pena, um dos cartões postais da cidade. O Castelo dos Mouros fica também no alto, em uma outra ponta da serra e da qual se vê o Palácio da Pena e garante fotos lindas.

Palácio da Pena em Sintra

Ao descer, verá outros palácios dignos de sua visita: Palácio de Montserrate, Palácio Nacional de Sintra, Quinta da Regaleira, entre outros pontos turísticos. Aproveite também para passear pelo centrinho de Sintra e experimentar os doces típicos, como a queijada e travesseiros de Sintra.

Poço da Quinta da Regaleira - Sintra

Sétimo dia em Portugal – Lisboa

Aproveite a manhã e vá para Belém, uma região onde ficam alguns pontos de interesse bem interessantes e importantes na cidade: o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Aproveite para experimentar os famosos Pastéis de Belém!

Padrão dos Descobrimentos em Belém

À tarde, pode aproveitar para conhecer os museus de Lisboa. Em Belém fica o Museu Coleção Berardo e o MAAT (museu de arte, arquitetura e tecnologia). Mas também é válido se deslocar ao que mais gostar dessa lista de museus.

Museu MAAT em Lisboa

Sétimo dia em Portugal – Setúbal e Algarve

Atravesse a ponte 25 de abril para chegar à que é chamada de ”margem sul de Lisboa”. A primeira cidade é Almada, onde fica o Cristo Rei de Lisboa. O cristo foi um presente oferecido pelo Rio de Janeiro a Portugal, então por mais que já tenha ido ao Rio e subido ao Cristo Redentor, sempre vale a pena subir também a esse (que é muito menor) e ver a vista de toda Lisboa!

Cristo Rei - Almada

Depois de ter subido ao Santuário, continue em direção ao Parque Natural da Arrábida. Trata-se de uma área cheia de praias lindas e protegidas. Ideal para quem vai fazer esse roteiro no verão!  Há diversas praias lindas para você conhecer, principalmente na Costa da Caparica: Praia de São João, Praia da Morena, Praia do Meco, entre outras. Passe um dia em uma delas e depois pegue a estrada, em mood praiano, até o Algarve. A distância de Setúbal até o Algarve é aproximadamente 2h. Mas o ideal é que termine esses dois dias fazendo várias paradas ao longo da Costa Vicentina, pois as paisagens são de tirar o fôlego!

Paisagens da Costa Vicentina

Oitavo dia em Portugal – Algarve

Comece o último dia do seu roteiro em Faro, a capital do Algarve e uma das cidades que vale muito a pena conhecer na região. É la que ficam também alguns dos pontos turísticos mais interessantes da parte sul de Portugal. A cidade tem origem pré-romana e até hoje tem ruínas árabes e romanas. A cidade tem igrejas, praças, parques, capelas e museus incríveis, além das praias, que são de tirar o fôlego. A vida noturna de Faro também é muito animada, principalmente nos meses mais quentes do ano, quando toda a região algarvia lota. Comece o dia conhecendo a famosa e magnífica Praia da Rocha. Na hora do almoço, nada de almoçar pela praia. como o tempo é curto, você não pode ir embora sem experimentar a culinária da região sul do país. Como à tarde você vai passear bastante, a dica é comer algo leve, que não dê sono nem cansaço. Experimente a bifana, um tipo de lanche à base de pão e lombo de porco e que pode vir acompanhado de alface e batata frita. Parece simples, mas o sabor é dos deuses! Além disso, é bem barato, custando pouco mais de 3€.

Praia da Rocha no Algarve

À tarde, depois de ter almoçado, passeie pelo centrinho da cidade e visite a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Outros pontos turísticos do centro de Faro são a Igreja de São Francisco, o Arco do Repouso, onde supostamente o Rei D. Afonso III descansou após a conquista de Faro e o Museu Municipal, que fica dentro do Convento da Nossa Senhora da Assunção. Após visitar o centro e tirar muitas fotos, dependendo do tempo que você tiver ainda dá tempo para dar uma passadinha na praia. Caso seja esse seu caso, conheça a Praia de Faro, uma área natural que chama a atenção por sua grande beleza.

Vista de Faro

Ótima dica para achar o trajeto mais rápido e barato

Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus. Ai é só ver qual é a melhor e mais barata e fazer a compra por lá mesmo. Os preços são ótimos e vale a pena comprar por ele mesmo, pois como é o líder desse serviço na Europa, ele tem preços super agressivos e mais barato que em qualquer outro lugar. E ele só mostra empresas que são de confiança e consolidadas na Europa.

Pesquisador de trajetos em Portugal

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Portugal é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europaque vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre um roteiro de oito dias em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europacom tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre um roteiro de oito dias em Portugal quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre um roteiro de oito dias em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Portugalcom dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Lisboa

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *