Coimbra

O que fazer no inverno em Coimbra

Passeios para fazer em Coimbra no inverno

Veja o que fazer no inverno em Coimbra, com dicas de passeios, atividades, museus e muita gastronomia, para você aproveitar o melhor da estação e da cidade. O inverno em Coimbra vai de 21 de dezembro a 20 de março e é uma estação muito agradável para conhecer a cidade, já que esta cidade fica localizada no interior e conta com vários passeios legais para o frio. Para saber o que levar na mala, veja como é o clima em Coimbra, com detalhes sobre temperatura, umidade e chuva. Abaixo damos algumas dicas de como aproveitar ao máximo o friozinho em Coimbra!

Coimbra no inverno - Universidade

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra.

Visitar a Universidade de Coimbra

A primeira dica de o que fazer no inverno em Coimbra é visitar a Universidade de Coimbra, que é a mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Foi em 1290, que o documento que dava início à Universidade foi reconhecido pelo Papa Nicolau IV. Hoje em dia, a Universidade de Coimbra possui cerca de 20 mil estudantes e é considerada uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal. Inclusive foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2013. Ao ser um lugar tão importante para a cidade, é claro que a visita a este local não se resume apenas ao inverno. Mas se for viajar nessa estação, a Universidade é um dos pontos turísticos que não pode ficar de fora de seu roteiro!

Universidade de Coimbra

Conhecer a Biblioteca Joanina em Coimbra

O passeio pela Universidade de Coimbra não se resume apenas à faculdade em si. É no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que fica a famosíssima biblioteca Joanina. Outro ponto turístico da cidade muito indicado para visitar no inverno em Coimbra, já que é um lugar coberto e onde nã sentirá frio nem chances de se molhar caso esteja chovendo. Ela pertence ao século XVIII e possui um estilo rococó. É considerada uma das bibliotecas mais espetaculares da Europa e do mundo, principalmente no que se refere ao estilo barroco. O lugar ainda é utilizado para concertos, exposições e fins culturais. É um excelente passeio para fazer nessa estação.

Conhecer a Biblioteca Joanina em Coimbra

Visitar os Mosteiros de Coimbra

Há dois importantes mosteiros em Coimbra, um dos quais, por sua vez, se divide em dois. O primeiro é o Mosteiro de Santa Cruz, que foi fundado em 1131 pela Ordem de Santo Agostinho e apoiado por D. Afonso Henriques e D. Sancho I. O legal de visitar esse mosteiro, além da história, é que é nesse mesmo local que estão sepultadas essas duas figuras da história portuguesa: D. Afonso e D. Sancho.

Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra

O outro mosteiro de Coimbra e lugar indicado para quem procura o que fazer no inverno em Coimbra é o Mosteiro de Santa Clara, que se divide em Convento de Santa Clara a Velha e Santa Clara a Nova (também chamado de Convento Rainha Santa Isabel). O primeiro fica na margem esquerda do rio e representava a grande influência da Ordem dos Frades Menores na Corte Portuguesa. No entanto, devido a alagamentos e abandono, teve de ser substituído pelo Novo. Esse novo convento foi erguido no século XVII e era o local de clausura franciscana. Ainda é possível visitá-lo, já que hoje em dia funciona como espaço cultural e museu.

Mosteiro de Santa Clara a Nova em Coimbra

Visitar o parque Portugal dos Pequenitos em Coimbra

Se você vai viajar com crianças para a cidade, uma das dicas de o que fazer no inverno em Coimbra (ou em qualquer outra época) é visitar o parque temático Portugal dos Pequenitos. Trata-se de um parque a céu aberto que retrata todos os monumentos, pontos turísticos e cidades mais importantes e turísticas de Portugal em miniatura. Isso permite uma maior proximidade com as crianças, que veem de perto cada atração e se interessam pela história de cada ponto de interesse. O Parque Portugal dos Pequenitos se divide em várias áreas temáticas, como a Portugal Monumental, onde estão os principais monumentos de Portugal; Países de Expressão Portuguesa, com representações de países de língua portuguesa, como o Brasil e países africanos; Portugal Insular, com representação dos pontos turísticos das ilhas do Açores e Madeira; dentre outras áreas típicas portuguesas. Só precisa ficar atento à previsão de chuva, pois o lugar é majoritariamente aberto (tirando as miniaturas nas quais as crianças conseguem entrar) e passear por lá com um tempo mais desagradável não valerá a pena.

Visitar Portugal dos Pequenitos em Coimbra

Abusar das comidas quentinhas nos restaurantes de Coimbra

Experimentar os pratos típicos da culinária portuguesa é sempre uma excelente forma de conhecer a cultura do país. Por isso, não deixe de ter boas refeições e dedicar tempo à alimentação. No inverno, há muitas comidas que são ainda melhores; mais pesadas e que mantêm o corpo quente. Tais como cozido à portuguesa, arroz de polvo, sopas, entre outras. Ha vários restaurantes em Coimbra muito bons a elaborarem esses pratos, mas um dos que mais recomendamos é o Restaurante Arcadas, que fica debaixo das arcadas da antiga Capela da Quinta das Lágrimas. É um restaurante bastante prestigiado e com muita fama, que inclusive ganhou uma estrela Michelin. Aproveite a comida e a vista!

Restaurante Arcadas em Coimbra

Passear pela Sé de Coimbra

Outro passeio para quem vai viajar no inverno para Coimbra é conhecer a Nova Sé de Coimbra, que fica no Largo da Feira e é a sede da Diocese de Coimbra. Fica perto da Universidade de Coimbra, e em 1541 foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas, quando eles se instalaram em Coimbra, nesse ano. Sua arquitetura foi influenciada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Como é um lugar fechado, é ideal para ser visitada no inverno e dedicar um bom tempo a ela.

Sé Nova de Coimbra

Visitar os museus de Coimbra

Por fim, para aqueles dias em que a chuva não der uma trégua e não conseguir passear tão livremente pela cidade, a dica é dedicar esse dia a conhecer os museus de Coimbra. E se quiser dicas mais específicas de quais visitar, indicamos dois: o Museu Nacional de Machado de Castro e o Museu da Água em Coimbra. O primeiro é um dos principais museus do país e se destina ao acervo da arte antiga de Portugal, contribuindo para a divulgação da cultura e desenvolvimento de manifestações artísticas. O museu conta com quase cem anos de existência e foi fundado por António Augusto Gonçalves. Há coleções de arqueologia, escultura, ourivesaria, joalharia, têxteis, desenhos, pinturas, entre outras. Já o Museu da Água foi inaugurado no dia 22 de Março, no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial da Água. É um museu com quase 10 anos de existência e que se dedica a ensinar e a aproximar a todos da temática ambiental, fazendo uma reflexão sobre o uso da água, conservação, desenvolvimento sustentável e também se especifica na biodiversidade do Rio Mondego.

Museu Nacional de Machado de Castro

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Portugal é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Portugal com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus Lisboa, Porto e Portugal, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Portugal todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.

Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.

Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *