Porto

Ano Novo no Porto (2018 – 2019)

O que fazer no Réveillon no Porto

Saiba como é passar Ano Novo no Porto, onde acontecem os fogos, o que as pessoas fazem para comemorar o ano e as tradições típicas da cidade e do país. Ao contrário de outras cidades europeias, apesar de também fazer frio no Porto, este se torna muito mais suportável. É claro que você vai precisar de casacos quentinhos, luvas, cachecol e gorro; mas a festa é tanta, que nem o frio vai fazer com que você desista de ir para a rua comemorar. O Réveillon é uma festa muito comemorada em todo o país, mas muitos portugueses vão para a ilha da Madeira (20 graus no inverno) comemorar, já que é um lugar que tem bastante tradição nessa época e que tem um clima mais agradável. Mas na península, por serem cidades perto umas das outras, há muito intercâmbio de portugueses de norte a sul, então fica fácil passar o ano novo em várias cidades de Portugal, sendo o Porto uma das cidades mais escolhidas pelos turistas. O Natal no Porto também é muito bonito e os portugueses deixam a cidade toda enfeitada nessa época de final de ano.
Ano Novo no Porto
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o Ano Novo no Porto.

Como é celebrada a virada do ano no Porto?

Assim como acontece no Natal, na virada do ano, os portugueses se juntam à mesa lá pelas 22h e têm uma ceia bastante farta, com direito a diferentes entradas, pratos típicos, muitos doces e a preparação das 12 uvas. Quem fica em casa, acompanha a transmissão da contagem regressiva para o início do ano novo pela televisão. Quem sai, se reúne com os amigos na rua e acompanha a mesma transmissão através de telões enormes, fora o coro de todas as pessoas contando os segundos. Por cada segundo (são 12 badaladas) se come uma uva passa, que simboliza cada mês do ano. Quem não gostar de uva passa pode trocar por uva normal. E no final, quem conseguir comer as 12 uvas nessa contagem regressiva significa que terá um bom ano. No final, as pessoas brindam, bebem champanhe, se abraçam e tudo isso ao mesmo tempo que começa um belo espetáculo de fogos de artifício. A tradição não é muito diferente do Brasil, mas como no hemisfério norte é frio, não existe aquela ”regrinha” de usar branco para atrair paz. Como faz muito frio, o importante mesmo é estar quentinho e curtir a festa.
Fogos de artifício na Avenida dos Aliados

Como é o Ano Novo no Porto

No Porto, a tradição é celebrar a virada do ano na Avenida dos Aliados, em frente à prefeitura da cidade. O Porto é uma das cidades com os melhores fogos de artifício, que duram bastante tempo e têm desenhos e uma criatividade pirotécnica invejável. É muito legal passar a virada do ano no Porto e ir acompanhando o relógio da prefeitura. Mas se você não gosta de muito tumulto, a dica é procurar uma forma mais tranquila de passar essa virada do ano. Uma dica é optar por passar o réveillon em um barco no Rio Douro. É uma experiência linda e que poucos já tiveram. Além de passar pelas pontes iluminadas da cidade, ainda consegue ver os fogos de artifício no céu e refletidos na água do rio. Depois dos fogos, o mais típico é que os jovens procurem as baladas da cidade para continuar a comemoração. Durante o dia 31 verá muitos espetáculos e concertos na cidade para receber com muita alegria o ano novo.
Concertos de Ano Novo no Porto

Dica para o Ano Novo no Porto

Uma dica a ficar bem atento é os horários de funcionamento dos estabelecimentos na cidade do Porto. No dia 31 de dezembro, o comércio e todos os pontos turísticos começam a fechar cedo, por volta das 18h. E no dia 1 de janeiro, quase nada abre! Então, programe-se para comprar tudo o que precisa ou visitar tudo o que tiver interesse antes ou depois desses dois dias. Outra dica é com relação à antecedência. Se você pretende ter a ceia de Natal em algum dos restaurantes do Porto, a dica é reservar um mês antes, principalmente se for um restaurante muito procurado ou de muita fama. O mesmo vale para a hospedagem. Informe-se com antecedência, pois há hotéis que têm programas especiais e ”oferecem” até a ceia de Natal.
Brinde ao Ano Novo

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o Ano Novo no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Poder usar seu celular em Porto, em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Ano Novo no Porto quando estiver lá.
Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre o Ano Novo no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Porto é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Porto, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal com dicas de como alugar um excelente carro em Lisboa e Porto por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer em Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *