Portugal

Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal

O que fazer no Parque Nacional Peneda-Gerês

Conheça o Parque Peneda-Gerês e saiba o que ver e fazer nele. O Parque Nacional Peneda-Gerês é também conhecido popularmente como apenas ”Gerês”. É o único Parque Nacional do país e é o ponto mais ao norte de Portugal. Fica muito próximo a Braga, por isso é muitas vezes considerado um dos pontos turísticos de Braga, já que a distância é curta, perfeita para um bate e volta. O parque tem aproximadamente 700 km de superfície é um lugar lindo para passear e ver a flora, fauna e as diversas paisagens.

Parque Peneda-Gerês

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal.

História e Geografia do Parque Nacional Peneda-Gerês

O parque foi criado em 1971 graças ao interesse científico, tanto nacional quanto internacional, de proteger o solo, água, flora, fauna e preservar esses recursos naturais e valorizá-los. Além de visar o turismo e a educação. O parque se estende pelos municípios Melgaço, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro e Montalegre e de seus aproximadamente 700 km de extensão, 52 km são de propriedade pública. O parque faz parte de uma cordilheira de montanhas, sendo as principais Peneda e Gerês, de onde deriva o nome. A geira romana é uma estrada romana que atravessa o parque e ligava Astorga à Braccara Augusta, a atual Braga.

Geografia do Parque Nacional Peneda-Gerês

Fauna e Flora do Parque Nacional Peneda-Gerês

A flora é muito presente em toda a extensão do parque, havendo muitos exemplares de carvalhos, azevinhos, medronheiros, entre outros. No topo das montanhas a flora é mais escassa, devido ao clima mais rígido e à ação do homem. O mesmo se pode dizer da fauna, uma vez que a vida selvagem no parque já não é a mesma desde que o homem começou a frequentar o local. Os ursos, por exemplo, sumiram no século XIX, assim como a cabra montês, uma cabra brava típica de Portugal que dizem que se viu pela última vez por volta de 1890. Há também animais típicos da serra e que são considerados uma ameaça para o gado e que estão quase em extinção, como a águia real e o lobo ibérico.

Fauna e Flora do Parque Nacional Peneda-Gerês

Castelo de Castro Laboreiro

O Castelo de Castro Laboreiro é um dos pontos turísticos que fica no Parque do Gerês. Ele está a 1033 metros de altura, no município de Melgaço. Trata-se de uma fortaleza da época medieval, que apesar de estar basicamente em ruínas, preserva parte de suas grandes paredes e dois portões, onde se destaca a Porta do Sapo.

Castelo de Castro Laboreiro

Mosteiro de Santa Maria das Júnias

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias é outro ponto turístico que fica dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês. O mosteiro remonta a um antigo eremitério da época pré-românica, fundado no século IX. O atual mosteiro e templo foram erguidos na primeira metade do século XII e era ocupado por monges da Ordem de São Bento.

Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Albufeira da Caniçada e Rio Caldo

O Rio Caldo é uma pequena vila que fica ao lado de Albufeira da Caniçada, um dos centros de esporte aquático do Parque Nacional Peneda-Gerês. Nessa vila você pode alugar caiaques, barcos de pedais ou de remos, embarcações com motores e também praticar esportes mais radicais como wakeboard ou esqui aquático com prancha. É uma das regiões de maior turismo na Serra do Gerês.

Albufeira da Caniçada e Rio Caldo

Santuário de São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário cristão que fica dentro do Parque do Gerês, localizado em Rio Caldo. Se originou em 1615 como uma ermida e recebe esse nome porque essa ermida sempre tinha as portas abertas, servido de abrigo aos viajantes e peregrinos. Em 1880 foi reconstruído em estilo neoclássico e a construção foi concluída em 1895. Além de ser um dos principais pontos turísticos do Parque Nacional Peneda-Gerês é também um local que recebe muitos peregrinos, com uma atual média de 2,5 milhões ao ano.

Santuário de São Bento da Porta Aberta

Como achar hotéis com preços incríveis

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis em Portugal. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Lisboa, Porto, Portugal, da Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do Centro de Lisboa, que é o melhor lugar para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço em Portugal. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Cancelamento Gratuito de Hotel

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Portugal com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus Lisboa, Porto e Portugal, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Portugal todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.

Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.

Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *