Lagos

Cidade de Lagos no Algarve

Veja o que fazer em Lagos, uma cidade localizada no Algarve, muito importante para a história de Portugal por estar ligada aos descobrimentos portugueses:

Cidade de Lagos

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Por que a cidade de Lagos é importante para Portugal?

Lagos foi considerada a capital do Reino do Algarve pelo rei D. Sebastião em 1573, mas acabou sendo devastada pelo mesmo tsunami que atingiu Lisboa, em 1755, perdendo seu posto para Faro – que se mantém capital até hoje.

Hoje em dia, Lagos é um destino turístico muito comum nas férias dos portugueses (e dos europeus, de forma geral), com seu centro totalmente pedonal e com uma ampla oferta de estabelecimentos, além das incríveis praias que a região oferece. Confira o que fazer por lá:

1. Igrejas de Lagos

Há muitos vestígios das diferentes épocas históricas da cidade, muitos dos quais foram palco de diversos acontecimentos. As igrejas são o maior exemplo disso, e por isso são patrimônio da cidade. São elas:

  • Igreja de Santa Maria de Lagos: datada de 1498, sua fachada é ladeada por duas torres sineiras e a porta é do estilo renascentista.
  • Igreja de Santo Antônio: construída para servir como local de culto e provavelmente edificada no reinado de D. João V.
  • Igreja de São Sebastião: construída em 1325, é edifício de maior impacto visual em Lagos.

Igreja de Santa Maria de Lagos

2. Castelo dos Governadores

Grande parte do Castelo dos Governantes foi destruída pelo terremoto de 1755, e seus restos foram cedidos à Misericórdia de Lagos, que os adaptou para criar um hospital. Embora não haja muito o que ver dentro desse castelo, vale a pena passar por ele e observar o belo exemplar de arquitetura manuelina que ele é.

Castelo dos Governadores em Lagos

3. Praias de Lagos

Há praias lindíssimas em Lagos e é difícil escolher a mais bonita. Citamos aqui algumas:

  • Praia da Batata: é uma das mais famosas da região, então chegue cedo para aproveitar a praia enquanto deserta. De lá saem os passeios de caiaque para a Ponta da Piedade, outro pronto turístico do Algarve.
  • Praia dos Estudantes: fica logo a seguir da Praia da Batata, e também é muito bonita, valendo uma visita como continuidade da primeira.
  • Praia Dona Ana: é na opinião de muita gente, a praia mais bonita de Lagos, com várias rochas debruçadas sobre o mar.
  • Praia do Camilo: com falésias, rochedos, vegetação e mar azul, essa praia é acessível por uma longa escadaria e é uma das mais turísticas do Algarve. Para chegar até ela, é preciso passar por uma espécie de túnel entre os rochedos, que revela uma segunda praia escondida. É um ótimo lugar para fazer snorkel, e há um restaurante nela.
  • Praia do Pinhão: é uma praia menor, mas tem um visual lindo por ficar entre penhascos. Seu acesso é pela rua José Formosinho, onde há uma escadaria que desce até a praia.
  • Praia do Barraco: uma praia isolada e menos visitadaPara quem gosta de praias isoladas e pouco exploradas a praia do Barranco é o lugar ideal. Bem pouco conhecida, esta praia fica escondida entre as falésias. A parte de cima da praia é acessível através de uma trilha de madeira de 400m que segue pela direita a partir do farol da Ponta da Piedade. Para descer até ela, há um trilha íngreme improvisada na falésia.

Praia Dona Ana em Lagos

4. Museus em Lagos

Lagos ainda abriga alguns museus que, apesar de não serem muito grandes, servem como um passeio alternativo. O Museu Municipal Dr. José Formosinho, por exemplo, que foi fundado em 1932, se dedica à arqueologia, arte sacra, numismática e história da cidade.

Já o Centro Cultural de Lagos é um espaço muito bacana para a produção e apresentação de atividades culturais, dispondo um auditório e área de exposição com 300 lugares e mais três salas.

Museu de Cera dos Descobrimentos em Lagos

Por fim, se destaca o Museu de Cera dos Descobrimentos, inaugurado em 2014, é um espaço temático com diferentes cenários e figuras de cera retratando alguns momentos do período dos descobrimentos. Esse último é o mais legal para quem vai viajar com crianças para o Algarve.

5. Avenida do Descobrimento

Esta é a principal avenida da cidade de Lagos, com um calçadão ideal para fazer uma caminhada à noite ou no final da tarde. Lá está o Mercado Municipal, restaurantes, hotéis e lojas, incluindo barracas de artesanato. Lá você também encontrará a Marina de Lagos, onde verá várias embarcações e agências de passeios.

Avenida do Descobrimento

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre a cidade de Lagos no Algarve, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre a cidade de Lagos no Algarve.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *