Porto

Roteiro de quatro dias no Porto

Quatro dias na cidade do Porto

Veja um roteiro para passar quatro dias no Porto, em Portugal. Com dicas de pontos turísticos, bairros, monumentos e passeios imperdíveis para conhecer a fundo a cidade. Porto é principal cidade do norte de Portugal e a segunda cidade mais importante e visitada do país, depois da capital, Lisboa. É um destino muito bonito, romântico, charmoso e que encanta todos os turistas. O Rio Douro que atravessa a cidade lhe dá um toque mais elegante e faz com que as fotografias saiam ainda mais bonitas e se tornem cartões postais. É uma cidade ”pequena”, se compararmos a outras cidades grandes do Brasil, mas cada bairro do Porto tem seu encanto e pontos turísticos únicos. Quatro dias na cidade é o essencial para conhecer quase tudo sobre ela e um bom tempo para você se encantar a ponto de não querer ir mais embora!
Porto - Ribeira
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre um roteiro de quatro dias no Porto.

Primeiro dia no Porto

Comece seu roteiro na cidade pela região da Ribeira, uma das áreas mais badaladas da cidade tanto de dia quanto de noite. Essa era antigamente uma área muito humilde e de pescadores. Até hoje se vêm as casinhas antigas, as roupas estendidas nos varais exteriores, muitos dos quais vão de janela a janela. Mas a área ganhou bares, restaurantes e uma atividade cultural muito intensa, o que fez com que se renovasse e se tornasse uma região turística muito procurada. Lá você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Douro e passar pelas diversas pontes que cruzam o rio. A principal é a Ponte D. Luís I, que você pode atravessar andando e chegar à outra margem, onde fica a cidade de Vila Nova de Gaia.
Ribeira do Porto com casas típicas
Do outro lado do rio, na margem de Vila Nova de Gaia é que ficam as Caves de Vinho do Porto, mas almoce antes e só à tarde visite, porque a visita inclui degustação de vários tipos de vinho e mesmo que eles deem alguns petiscos, é bom ter o estômago bem preparado! Depois de visitar a cave e fazer a degustação, continue passeando pela Ribeira. À noite você pode jantar por lá mesmo, há vários restaurantes no Porto que ficam às margens do Rio Douro, dando um charme a seu jantar e propiciando uma vista linda.
Vista sobre a Ponte D, Luís no Porto

Segundo dia no Porto

O segundo dia você pode dedicá-lo ao centro histórico do Porto. É uma região muito rica em monumentos, igrejas e lugares com muita cultura e história. Conheça a Estação de São Bento logo de manhã, muito famosa por seus azulejos logo ao entrar. Do lado dela, fica a Praça da Liberdade, onde está o monumento a Dom Pedro IV montando a cavalo, que no Brasil seria Dom Pedro I. Passeando por lá, a dica é passear pela Av. dos Aliados, uma das avenidas mais importantes da cidade e onde se realizam diversos eventos e comemorações, como no Natal e Ano Novo. É também na Av. dos Aliados que fica a Prefeitura do Porto, além da Igreja da Trindade, uma igreja muito bonitinha que foi construída durante todo o século XIX.
Avenida dos Aliados no Porto
No centro do Porto há muitos restaurantes, então a escolha não é difícil. Mas a nossa dica é procurar o que tenha menos cara de lugar turístico, pois ultimamente, com tanto turismo, os restaurantes aproveitam e aumentam muito os preços. Há muitas tascas (botecos) que apesar de terem uma aparência nem sempre agradável, a comida é das melhores! Se achar alguma, daquelas bem escondidas, entre! Pois terá um almoço incrível e por preço de banana. Depois de almoço, gaste as calorias subindo à Torre dos Clérigos. A sorte é que você já almoçou, então terá forças para encarar seus inúmeros degraus até ao topo dela. A vista é de 360º e vale muito a pena. À noite pode também ficar pelo centro do Porto, pois há muitos barzinhos que fazem sucesso nessa área.
Torre dos Clérigos no Porto

Terceiro dia no Porto

Vá novamente até o centro da cidade, já que ficou muita coisa por ver. A Igreja São Francisco pode ser a sua primeira parada, com o edifício de pedra e fachada branca. De lá você pode ir até o Café Majestic, um dos cafés mais importantes e históricos da cidade do Porto. O lugar não é baratinho, mas vale muito a pena. É um lugar muito charmoso! Ele fica em plena Rua Santa Catarina, uma rua central e muito movimentada, ótima para quem também quer fazer compras no Porto. De lá, para ser diferente, você pode ir até o Mercado do Bolhão e almoçar por lá. É um dos mercados mais tradicionais e que representam bem a cidade e sua cultura. Há várias barraquinhas, com flores, frutas e claro, comidinhas. À tarde vá até ao antigo Palácio de Cristal e descanse em seus jardins. É de lá que as pessoas têm uma das vistas mais bonitas da cidade, nos Jardins do Palácio.
Jardim do Palácio de Cristal no Porto
Depois de descansar, vá de novo para o centro da cidade e visite a Livraria Lello, que fica ao lado da Torre dos Clérigos. A Livraria é muito famosa e por isso está sempre lotada de turistas. Hoje em dia a entrada é paga, por conta de tantos visitantes, mas esse valor pode ser descontado caso você compre algum livro de lá. Dizem que a livraria do Harry Potter foi inspirada nela. Para fechar o dia, nada melhor que se deliciar com um prato muito típico da cidade: a francesinha. Há diversos lugares recomendando para comer francesinhas no Porto, basta ver a lista e escolher o mais próximo ou que achar mais legal.
Livraria Lello no Porto

Quarto dia no Porto

O último dia você pode dedicar a regiões e cidades vizinhas que pertencem ao distrito do Porto, como a Foz (região) e Matosinhos (cidade). Quando o Rio Douro se encontra com o mar, no caso o Oceano Atlântico, recebe o nome de Foz. A Foz do Douro é uma das regiões mais lindas, à beira mar, da cidade. Ideal para fazer passeios e desfrutar do meio ambiente. Há um passeio de elétrico no Porto que leva você desde o centro da cidade até à Foz. Matosinhos era uma antiga vila piscatória, mas que hoje em dia é uma região totalmente remodelada, com apartamentos lindos e luxuosos, onde costumam morar os famosos e jogadores de futebol. Você pode passar o dia entre a Foz e Matosinhos, visitar o Castelo do Queijo e comer sardinhas se for a época (entre maio e julho). Se não, qualquer outro prato de marisco e peixe é bem vindo, já que lá eles são especialistas nessas iguarias. Se não tiver horário para deixar a cidade, nossa dica é ficar até o Sol se por. É uma forma muito agradável e linda de se despedir do Porto.
Pôr-do-Sol na Foz

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Porto é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações. Os passeios do Porto que mais indicamos são a Torre dos Clérigos, Livraria Lello e a O Palácio da Bolsa, que são alguns dos principais pontos turísticos.

Como achar hotéis com preços incríveis

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis em Portugal. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Lisboa, Porto, Portugal, da Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do Centro de Lisboa, que é o melhor lugar para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço em Portugal. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Cancelamento Gratuito de Hotel

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre um roteiro de quatro dias no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Poder usar seu celular em Porto, em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre um roteiro de quatro dias no Porto quando estiver lá.
Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre um roteiro de quatro dias no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Porto é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Porto, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal com dicas de como alugar um excelente carro em Lisboa e Porto por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer em Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *