Porto

O que fazer em Porto

O que ver e fazer na cidade do Porto em Portugal

Veja tudo o que fazer em Porto, com dicas de pontos turísticos, atrações, compras e passeios em uma das cidades mais bonitas de Portugal. Atrações, igrejas, história, arquitetura, passeios divertidos e românticos, adegas, museus, parques e praias é tudo o que não falta nessa cidade banhada pelo Rio Douro e que deixa todos os seus visitantes apaixonados por ela. Porto tem muita tradição, história a descobrir e um charme que poucas cidades no mundo conseguem preservar.
Vista do Porto
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Porto.

Centro histórico do Porto

A primeira coisa a se fazer em Porto, depois de deixar as malas no hotel, é com certeza caminhar pelas ruas do centro histórico. As casinhas antigas, decadentes, umas em cima das outras, com as roupas penduradas muitas vezes de janela à janela, fazem o charme do centro histórico do Porto. Você verá os barquinhos no Rio Douro, na região da Ribeira e as várias pontes que cruzam as margens do rio. O centro do Porto, apesar de manter seu estilo antigo e histórico, está sendo cada vez mais renovado e um grande atrativo para o turismo, tanto de dia quanto de noite.
Centro histórico Porto

Livraria Lello em Porto

É a livraria mais conhecida de Portugal e por muitos destacada como a melhor do mundo. A Livraria Lello é um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português, a fachada possui um arco com entrada central e duas vitrines laterais. No seu interior, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling morou na cidade do Porto. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em Porto.
Livraria Lello no Porto

Palácio de Cristal de Porto

Entre 1865 e 1951 o Palácio de Cristal fazia jus ao nome, no entanto, atualmente é um edifício que serve como pavilhão de esportes. O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano. Fica na R. de Entre-Quintas, 20.
Palácio de Cristal de Porto

Palácio da Bolsa em Porto

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século 19, o qual demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Fica na R. de Ferreira Borges. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em Porto.
Palácio da Bolsa em Porto

Torre dos Clérigos em Porto

A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto, um patrimônio tombando pela UNESCO, fazendo parte da Igreja dos Clérigos. Ela é um dos símbolos mais importantes da cidade, e você vai ver que na hora de comprar souvenires só vai ver a Torre dos Clérigos em todos os postais da cidade. Ela tem função religiosa, cultural e o proprietário dela é o Estado Português. A torre fica na Rua São Filipe de Nery.
Torre dos Clérigos em Porto

Rio Douro em Porto

Esse não é necessariamente um ponto turístico, mas é um símbolo da cidade que tem muita história. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro mais extenso da península Ibérica. A UNESCO inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.
Rio Douro em Porto

Ponte D. Luís em Porto

Ela é só uma das pontes que liga as duas margens do Rio Douro, mas, pelos menos para os portugueses, costuma ser a preferida de todas. Ela tem uma estrutura metálica e foi construída em 1881, fazendo a ligação entre Porto e Vila Nova de Gaia. Ela substituiu uma ponto pênsil que havia no mesmo lugar, pelo mesmo construtor que ajudou Gustave Eiffel na construção de outra ponte do Porto, a Ponte Maria Pia, ferroviária. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas reza a lenda que devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração, a população decidiu tirar o ‘’dom’’ do nome. No entanto, todos a conhecem pela Ponte D. Luís. Hoje em dia a ponte tem dois tabuleiros, o superior serve uma linha do metrô e o inferior, serve para carros e pedestres.
Ponte D. Luís em Porto

Museus no Porto

Os museus do Porto são outra parte cultural da cidade que você não pode deixar de visitar. Há museus de diversas temáticas e para todos os públicos. Mas um dos mais interessantes e que sem dúvida faz parte da história da cidade é o Museu do Vinho do Porto, onde há diversas exposições, todas interativas, que mostram o impacto que o vinho teve para a região do Porto. O museu fica na Rua de Monchique, 42-52.
Museu do Vinho do Porto

Compras no Porto

Depois de fazer seu roteiro pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos e fazer os passeios mais interessantes, separe um tempinho para fazer compras no Porto, pois é uma cidade cheia de lojas e shoppings. A Rua Santa Catarina é a rua mais tradicional de comércio do Porto, localizada bem no centro da cidade. Por lá você encontra algumas das melhores lojas da cidade, de marcas nacionais e internacionais e também muitas lojas de souvenirs.
Rua Santa Catarina no Porto

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Porto é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações. Os passeios do Porto que mais indicamos são a Torre dos Clérigos, Livraria Lello e o Palácio da Bolsa, que são alguns dos principais pontos turísticos.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Poder usar seu celular em Porto, em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Porto quando estiver lá.
Dica para usar o celular à vontade em Porto e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Porto é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Porto, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal com dicas de como alugar um excelente carro em Lisboa e Porto por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer em Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
Tags:

4 comentários

  1. Texto claro e objetivo. Gostei muito.

  2. Muito bom! Dicas essenciais!

  3. Boa noite!
    Eu e minha filha viajaremos em julho, você sugere a compra do chip somente próximo da data (uns 15 dias antes) ou poderei comprar logo, pois será habilitado somente no dia da viagem correto?
    Silvana

    1. Boa tarde, Silvana! Eu sugiro que compre logo, só para garantir. Vai que o correio demora ou atrasa.. E é isso mesmo, ele só passa a contar quando você estiver lá e o ativar no seu celular. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *