Museus

Melhores museus em Lisboa

Confira uma lista com os principais museus de Lisboa, e saiba o que ver e conhecer em cada um deles, bem como horários e outras informações. A capital de Portugal tem mais de 50 museus dos mais variados temas, para quem gosta de apreciar a arte, história e cultura da cidade. Descubra então os museus em Lisboa:

Museu do Traje em Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Lisboa e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Museu Nacional de Arte Contemporânea

O Museu Nacional de Arte Contemporânea, também conhecido como Museu do Chiado, teve sua inauguração em 1911, e em 1994 foi totalmente reformado. Hoje, o Museu Nacional de Arte Contemporânea conta com um acervo belíssimo com pinturas, desenhos e esculturas de arte portuguesa, com obras do século XIX até os dias de hoje, passando pelos períodos romântico, naturalista e modernista. O Museu do Chiado está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, e no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Endereço: Rua Serpa Pinto, 4, Centro, Lisboa.

Museu Nacional de Arte Contemporânea / Museu do Chiado

2. Museu Nacional dos Coches em Lisboa

O Museu Nacional dos Coches ou Museu das Carruagens foi aberto ao público em 1904 e hoje é um dos museus mais interessantes de se visitar em Lisboa. Localizado no antigo Palácio Real de Belém, ele é muito interessante para todos os públicos. Tem objetos expostos datados do século XVII ao século XIX, como carruagens reais, liteiras, selas, arreios, fardamentos de armaria, gala e acessórios de cortejo e carrinhos de bebê, sendo a maior coleção do mundo do gênero. O Museu Nacional dos Coches está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Endereço: Praça Afonso de Albuquerque, Lisboa.

Museu Nacional dos Coches em Lisboa

3. Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea

Outro museu com um acervo composto de arte contemporânea é o Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, que possui milhares de obras do século XX, de importantes artistas que são mundialmente conhecidos como Francis Bacon, Andy Warhol, Picasso, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Kasimir Malevich, Richard Serra, Fernando Botero, Mario Merz, Alexander Calder, Henry Moore e outros. O Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea está aberto todos os dias das 10h às 19h.

Endereço: Praça do Império, Lisboa.

Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea

4. Museu Nacional do Traje

A quarta dica dos mais famosos museus da capital de Portugal, Lisboa, é o Museu Nacional do Traje que possui um acervo com mais de 30 mil peças, desde trajes de vários séculos como também tecidos, acessórios e brinquedos pertencentes à Casa Real. O museu fica em um belo edifício, que era o antigo Palácio do Monteiro-Mor na freguesia de Lumiar. Os horários do museu e do parque botânico são de terça a domingo das 10h às 18h (última entrada às 17h30 min). No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Endereço: Largo Júlio de Castilho, Lumiar, Lisboa.

Museu Nacional do Traje

5. Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian é considerado um dos melhores museus da Europa. Ele conta com mais de 6 mil obras entre antiguidades e arte moderna, especialmente com pinturas, joias, artes decorativas, esculturas e painéis de arte do antigo Egito, greco-romana, da Mesopotâmia, islâmica, arte oriental e europeia distribuídas em um prédio bem moderno.

Entre os artistas com obras expostas no Museu Calouste Gulbenkian estão: Cima da Conegliano, Degas, Rubens, Rembrandt, Rodin, Carpeaux, Houdon, Renoir, Vittore Carpaccio, Van Dyck, Édouard Manet, Henri Fantin-Latour, Claude Monet e muito mais. O museu está aberto das 10h às 18h, das quartas aos domingos.

Endereço da Coleção Fundador: Avenida de Berna, 45A

Endereço da Coleção Moderna: Rua Dr. Nicolau de Bettencourt, 1050.

Museu Calouste Gulbenkian

6. Museu do Design e da Moda em Lisboa

O Museu do Design e da Moda em Lisboa (MUDE) foi inaugurado em 2009, graças à coleção de design de Francisco Capelo, um grande colecionador de arte. Desde então, o museu foi ganhando interesse da população e turistas, até se designar nos dias de hoje como um espaço de convívio, criação, educação, debate e, claro, dedicado às formas expressivas do design e moda. Se você é fã de moda e design, não pode deixá-lo de fora do seu roteiro pela cidade.

Endereço: Rua Augusta, 24.

Museu do Design e da Moda em Lisboa

7. Museu da Cidade em Lisboa

Museu da Cidade abrange desde a pré-história até o século XIX. Seu espaço é dividido cronologicamente para que o visitante possa descobrir a história da cidade desde seus primórdios, e seguindo uma ordem. O museu possui um acervo muito interessante, vasto e diversificado, que tem artefatos como arquivos históricos, pinturas, desenhos, cerâmicas, gravuras, azulejos e objetos arqueológicos. Ele costuma funcionar de terças e domingos, das 10h às 18h.

Endereço: O Museu do Palácio Pimenta fica em Campo Grande, 245.

Museu da Cidade em Lisboa

8. Museu Nacional do Azulejo

Um dos símbolos de Portugal são suas construções que utilizam azulejos como forma de decoração, sendo os mais tradicionais aqueles azuis e brancos que tanto se vê nas fachadas. Por isso, nada melhor que uma visita a um museu dedicado ao azulejo, para entender mais sobre esta arte e tradição. No acervo do Museu Nacional do Azulejo, distribuído por dois andares, encontram-se peças lindas e suntuosas, com destaque para um painel de azulejos que representa Lisboa antes do terremoto de 1755. Ele também funciona de terças e domingos, das 10h às 18h.

Endereço: Rua da Madre de Deus, 4.

Museu Nacional do Azulejo em Lisboa

9. Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa – MAAT

O MAAT, como é conhecido o Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa, é um dos lugares mais procurados pelos turistas e portugueses, seja pelas exposições, localização agradável junto ao rio Tejo, ou por ser um ótimo lugar para passear, por conta de sua estrutura. O MAAT abriga três áreas: arte, arquitetura e tecnologia. É um dos museus de Lisboa imperdíveis, e funciona de quartas a domingos, das 10h às 19h.

Endereço: Av. Brasília, no Bairro de Belém.

Museu MAAT em Lisboa

10. Museu do Fado em Lisboa

Conheça também o incrível Museu do Fado, que conta a história e curiosidades dessa tradição musical tão portuguesa. Ele fica localizado no Bairro de Alfama, berço deste estilo musical característico e nostálgico, que até hoje se ouve e se produz. Durante a visita à exposição permanente, você poderá encontrar vários objetos ligados ao fado, desde instrumentos a troféus e discos, bem como quadros em homenagem à cantiga portuguesa e obras de diversos artistas portugueses.

Endereço:  Largo do Chafariz de Dentro, nº 1.

Museu do Fado em Lisboa

11. Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

Localizado no bairro de Santos, em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga abriga uma impressionante e vasta coleção de arte que remonta desde a Idade Média até o século XIX. Com obras-primas de artistas nacionais e internacionais, como Hieronymus Bosch, Albrecht Dürer e Hans Holbein, o museu de arte antiga mostra uma visão fascinante da história da arte.

Valor: Entrada gratuita nos domingos até às 14h e em feriados.

Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

12. Museu do Oriente em Lisboa

Localizado na zona de Alcântara, o Museu do Oriente é dedicado à cultura asiática e às relações históricas entre Portugal e os países do Oriente. É uma temática bastante interessante e que o difere de outros museus em Lisboa.

Com uma vasta coleção de arte, artefactos e documentos, os visitantes podem descobrir mais sobre a história da rota marítima do Oriente e conhecer as tradições e influências culturais do Extremo Oriente.

Museu do Oriente em Lisboa

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Muito mais dicas de Lisboa no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Lisboa, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Lisboa. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores museus em Lisboa, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar o celular à vontade em Lisboa e na Europa?

Poder usar seu celular em Lisboa e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os melhores museus em Lisboa.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Lisboa

Agora que você já viu tudo sobre os melhores museus em Lisboa, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Lisboa é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Lisboa

Outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais, vinícolas e o outlet de Lisboa são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Família em carro

Veja outras matérias imperdíveis de Lisboa:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Ingressos de Lisboa mais baratos:
 Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Um comentário

  1. Na minha condição de Antigo Combatente tenho direito a entrada gratuita em todos os museus Nacionais. Porém, no Museu do Tesouro Real, instalado no Palácio Nacional da Ajuda, e que exibe peças que pertencem ao Estado Português foi-me exigido o pagamento de entrada, cujo preço na qualidade de Antigo Combatente é superior ao do cobrado a idosos. Embora este assunto esteja para lá da função deste site, julgo que é interessante ter conhecimento da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *